13, 20 e 27/08/2016 - Curso presencial - Contação de histórias - Alfredo Rheingantz
Contar e ouvir histórias - formação de imagens
Da oralidade à escrita e leitura: comunicar, aprender e pensar
A oralidade
Categorias de histórias
Currículo de histórias
Como decorar histórias
1 - Problematização
- A era em que vivemos e as novas demandas para o sujeito do século XXI - a atual era da incerteza, da consciência e da tecnologia.
- A grande demanda da atualidade corresponde às forças da imaginação.
- Sua caracterização e importância no desenvolvimento humano.
- Contar e ouvir histórias como exercícios de imaginação.
2 - A energia transformativa das histórias
- Mapeamento das transformações que ocorrem nos diversos tipos de histórias.
- Transformações na história que podem transformar a nossa vida.
3 - Um currículo de histórias para o ensino fundamental
- O conto popular e seus agrupamentos
4 - Ouvir, contar e recontar histórias - o caminho para o domínio da linguagem
Adquirir a língua materna para COMUNICAR, APRENDER e PENSAR:
- desenvolvimento FONOLÓGICO
- desenvolvimento SEMÂNTICO
- desenvolvimento MORFOLÓGICO E SINTÁTICO
- desenvolvimento PRAGMÁTICO
- desenvolvimento METALINGUAGEM
5 - Como contar e decorar histórias para crianças e jovens. Sete passos para um contador de histórias
* Alfredo Rheingantz, pedagogo pelo Emerson College e especialização em ensino médio por Alder Bridge - Inglaterra. Economista pela USP, professor nas formações de professores do Instituto ABCD (SP), do Coruja Educacão (SP) e do Instituto Impulso (Bauru). Tutor pedagógico em Escolas Waldorf e Sesi do Estado do Rio de Janeiro