13, 20 e 27/08/2016 - Curso presencial - Contação de histórias - Alfredo Rheingantz

Contar e ouvir histórias - formação de imagens


     Da oralidade à escrita e leitura: comunicar, aprender e pensar

     A oralidade

     Categorias de histórias

     Currículo de histórias

     Como decorar histórias


     1 - Problematização 

     - A era em que vivemos e as novas demandas para o sujeito do século XXI - a atual era da incerteza, da consciência e da tecnologia.

     - A grande demanda da atualidade corresponde às forças da imaginação.

     - Sua caracterização e importância no desenvolvimento humano.

     - Contar e ouvir histórias como exercícios de imaginação.


     2 - A energia transformativa das histórias
 
     - Mapeamento das transformações que ocorrem nos diversos tipos de histórias.
 
     - Transformações na história que podem transformar a nossa vida.


     3 - Um currículo de histórias para o ensino fundamental

     - O conto popular e seus agrupamentos


     4 - Ouvir, contar e recontar histórias - o caminho para o domínio da linguagem

     Adquirir a língua materna para COMUNICAR, APRENDER e PENSAR:

     - desenvolvimento FONOLÓGICO

     - desenvolvimento SEMÂNTICO

     - desenvolvimento MORFOLÓGICO E SINTÁTICO

     - desenvolvimento PRAGMÁTICO

     - desenvolvimento METALINGUAGEM


     5 - Como contar e decorar histórias para crianças e jovens. Sete passos para um contador de histórias


     * Alfredo Rheingantz, pedagogo pelo Emerson College e especialização em ensino médio por Alder Bridge - Inglaterra. Economista pela USP, professor nas formações de professores do Instituto ABCD (SP), do Coruja Educacão (SP) e do Instituto Impulso (Bauru). Tutor pedagógico em Escolas Waldorf e Sesi do Estado do Rio de Janeiro


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home