13, 20 e 27/08/2016 - Curso presencial - Contação de histórias - Anderson Novello

As diversas facetas da arte de ouvir, contar e brincar com histórias

     O prazer em aprender, em frequentar a escola, o prazer pela leitura e, consequentemente, pela escrita, pode ser estimulado a partir da literatura e da contação de histórias. Assim, o ambiente escolar se torna um campo profícuo para a atividade lúdica e transforma o caráter enfadonho e cansativo – atribuído injustamente ao processo ensinar/aprender – em algo criativo e prazeroso.
 
     É comum ouvirmos que há muitos alunos que não gostam de frequentar a escola, que não percebem as razões e a importância do ambiente escolar, que são indisciplinados e que têm dificuldades nos processos de alfabetização e letramento. Há vários motivos para que tudo isso aconteça e uma ampla bibliografia a respeito. É preciso, então, que professores tenham a consciência do seu papel para contribuir com a melhora desses índices.

     É necessário proporcionar subsídios para que o profissional de educação - indiferentemente da disciplina que lecione – esteja mais bem preparado para trabalhar com atividades que envolvam a contação de histórias e que auxiliem na melhoria dos hábitos de leitura, na ampliação do vocabulário e no desenvolvimento da oralidade.

     Nesse sentido, o curso/oficina localiza a inserção e a importância da literatura infantil no cenário escolar, bem como enfatiza a necessidade de ampliação do repertório de livros/autores/histórias por parte do professor. A partir de uma sugestão de roteiro didático que organiza a preparação de uma contação de histórias, o participante é convidado a refletir sobre a construção de um ambiente de escuta e de leitura, que priorize a arte de ouvir, contar e brincar com histórias. Os principais tópicos gerais abordados são: a chegada da Literatura na escola, a seleção do repertório de histórias, o estudo e a análise das histórias selecionadas, os recursos de expressividade corporal/vocal, a ambientação na escola e o auxílio de técnicas adicionais/adereços que podem contribuir com a criação de uma atmosfera apropriada para o momento da contação de histórias.


     REFERÊNCIAS

     ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil, gostosuras e bobices. São Paulo: Atual, 1997.

     COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1986.

     COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: Ibpex, 2007.


     * Anderson Novello, mestre em Literatura, bacharel em Artes Cênicas, especialista em Ensino de Arte e Licenciado em Letras, professor universitário e palestrante, ator/diretor do grupo "Nem te contos..."



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