Comunicado nº 43/16 (DOC de 25/08/2016, páginas 37 e 38)

DE 19 DE AGOSTO DE 2016

A Diretora Regional de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnica Pedagógica COMUNICA a abertura do Processo Seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividade de docência no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu – CIEJA SÃO MATEUS, a partir segundo semestre do ano de 2016.

I - JUSTIFICATIVA:

O processo seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividade de docência nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJAs, no segundo semestre de 2016, justifica-se pela necessidade de dar continuidade à política municipal para a Educação de Jovens e Adultos, pela necessidade de contemplar o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos com o quadro docente necessário para composição de sua equipe, respeito ao Anexo Único do Decreto Nº 54.453/13 que trata das atribuições dos Profissionais de Educação Integrantes das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, em seu capítulo I, § 2º, que indica que os CIEJAs e CMCTs serão supridos com recursos humanos na conformidade da pertinente legislação, como também, o Decreto Nº 53.676/12 e Decreto Nº 54.531/13 que regulamentam a Lei Nº 15.648/12, que estabelece diretrizes para o funcionamento dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos - CIEJAs na Rede Municipal de Ensino do Município de São Paulo e, em seu Art. 8º, que dispõe sobre a designação de professores por ato do Secretário Municipal de Educação, dentre os integrantes da carreira do Magistério Municipal, após processo seletivo específico.

II - OBJETIVO:

- Suprir a necessidade de professores para regência de aulas.

III - INSCRIÇÕES:

Estarão abertas as inscrições no período de 29 a 31 de agosto de 2016.

Horário: das 10h00 às 20h00 horas.

Local: CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu. Avenida Mateo Bei, 1.651. São Mateus. Telefone: 2017 1272.


IV - PÚBLICO ALVO:

Professores da Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividade docente no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu para o segundo semestre de 2016.

1 - Professores de Ensino Fundamental II e Médio, efetivos, habilitados em Português e Inglês, para desenvolver atividades na área de conhecimento: Linguagens e Códigos.

2 - Professores de Ensino Fundamental II e Médio, efetivos, habilitados em História, para desenvolver atividades na área de conhecimento: Ciências Humanas.

Os interessados deverão:

a) Atender ao funcionamento dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos - CIEJA nas jornadas JEIF e JBD.

b) Participar do trabalho coletivo com duração de 8 (oito) horas-aula no próprio Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA.

d) Inscrever-se para um único cargo.

3 - A inscrição deverá ser feita pessoalmente pelo interessado no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu

4 - O candidato será informado no ato da inscrição sobre o local de prova, as vagas existentes.

5 - Os professores inscritos serão submetidos à:

a) Prova escrita que se constituirá em questões dissertativas, que versarão sobre a modalidade EJA, sobre o Mundo do Trabalho e Cultura e Diversidade.

b) Entrevista com a Comissão instituída sob a responsabilidade do Diretor Regional de Educação para o gerenciamento do processo seletivo.

c) Entrega de projeto e/ou proposta de trabalho que exemplifique sua prática docente até o dia 01/09/2016 (data da prova escrita). Somente os candidatos classificados na prova escrita terão seus projetos analisados pela comissão.

6 - O processo seletivo dos candidatos será feito com base nas seguintes fases:

a) Prova escrita de caráter eliminatório (10 pontos) – excluindo aqueles que obtiverem menos de 5 pontos;

b) Entrevista com base no perfil constante no Anexo I deste Comunicado e análise de projeto e/ou proposta de trabalho entregue (10 pontos).

c) Tempo de efetivo exercício no magistério da Rede Municipal de Ensino da PMSP (1,0 ponto por ano – até 10 pontos).

7 - O candidato que não comparecer nas datas determinadas para qualquer uma das fases estará automaticamente eliminado.

8 - Para fins de gerenciamento do Processo Seletivo será instituída a Comissão do Processo Seletivo sob a responsabilidade do Diretor Regional de Educação, composta de pelo menos um supervisor escolar, e dois representantes do CIEJA, que participará de todo processo seletivo e utilizará formulários padronizados para o respectivo processo.

9 - O CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu deverá divulgar; afixar em local visível e de fácil acesso:

a) Sobre a realização da Prova Escrita:

Local: CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu: Avenida Mateo Bei, 1.651. São Mateus

Data: 01 de setembro de 2016.

Horário: das 10h00 às 13h00.

b) O resultado final da Prova escrita no dia 05 de setembro de 2016, com a classificação dos candidatos em ordem decrescente.

c) O local de realização da entrevista, que ocorrerá no dia 06 de setembro de 2016.

d) A divulgação da Classificação Final do Processo Seletivo no dia 09 de setembro de 2016.

10 - O candidato deverá apresentar a documentação relativa ao tempo de efetivo exercício no magistério da PMSP, conforme alínea “c” do item 6, no dia da entrevista.

11 - O candidato interessado em interpor recurso referente à prova escrita deverá apresentá-lo no próprio dia 05 de setembro de 2016, após a divulgação do resultado das provas e no local de divulgação do resultado.

Os professores serão designados pela Diretoria Regional de Educação São Mateus de acordo com a Classificação Final, considerando-se as necessidades do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu

12 - Os casos omissos ou situações não previstas neste documento serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo, instituída nos termos do item 8.

ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação São Mateus.

Responsável: Claudete Vieira da Silva

CONTATO: 3397-6719

ANEXO I - PERFIL DO PROFESSOR PARA O PROJETO CIEJA

O CIEJA necessita de um professor que:

* Reconheça a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como política pública, norteada pelo princípio da gestão democrática, contemplando a diversidade de sujeitos aprendizes e como instrumento para a educação ao longo da vida, destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental.

* Reconheça a educação como direito humano fundamental para a formação de jovens e adultos evidenciando as práticas de ensino, que visam desconstruir preconceitos, promover o aperfeiçoamento institucional e romper o ciclo de reprodução da violência no qual também a escola se insere.

* Reconheça que a EJA tem como princípio o acesso e a permanência destes educandos, visando oportunizar o prosseguimento dos estudos por meio de programas especialmente dirigidos a essa população, com ênfase na preparação para o mundo o trabalho e da valorização da cultura.

* Entenda que esta população apresenta especificidades próprias por sua história de vida, pelo fato de estar inserida no mundo do trabalho e da cultura e que a Educação de Jovens e Adultos necessita de um modelo Pedagógico próprio.

* Conheça a legislação pertinente à Educação de Jovens e Adultos e aos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos: Lei Federal nº 9.394/96; Resolução nº 3 de 15/06/2010;

Resolução 04 de 13/07/2010; Resolução nº 7 de 14/12/2010; Decreto 43.052 de 04/03/2003; Lei nº 15.648 de 14/11/2012;

Decreto 53.676 de 28/12/2012; Decreto nº 54.531/13 de 29/11/2013; Parecer CME nº 10/02 de 07/11/02; Parecer CME nº 340/13 de 22/08/2013.

* Conheça e utilize da metodologia dialógica em sua formação e na formação de seus educandos. Proponha situações de aprendizagem nas quais os conteúdos, sejam trabalhados de forma contextualizada e significativa, através de projetos interdisciplinares, considerando os saberes dos educandos, suas especificidades e estimulando a pesquisa, a descoberta e a construção de conhecimentos.

* Realize trabalhos coletivos, integrando as áreas de conhecimento, na proposição de atividades e realização de projetos com os educandos.

* Desenvolva avaliações, integradas ao processo de ensino e aprendizagem dos educandos, para favorecer o acompanhamento e intervenções necessárias para o avanço dos educandos.

* Mantenha uma postura democrática, participativa, colaborativa e crítica em face de colegas e educandos.

* Tenha disposição para utilização de múltiplas linguagens e de recursos tecnológicos, numa perspectiva inclusiva.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home