Comunicado nº 43/16 (DOC de 25/08/2016, páginas 37 e 38)
DE 19 DE AGOSTO DE 2016
A Diretora Regional de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnica Pedagógica COMUNICA a abertura do Processo Seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividade de docência no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu – CIEJA SÃO MATEUS, a partir segundo semestre do ano de 2016.
I - JUSTIFICATIVA:
O processo seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividade de docência nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJAs, no segundo semestre de 2016, justifica-se pela necessidade de dar continuidade à política municipal para a Educação de Jovens e Adultos, pela necessidade de contemplar o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos com o quadro docente necessário para composição de sua equipe, respeito ao Anexo Único do Decreto Nº 54.453/13 que trata das atribuições dos Profissionais de Educação Integrantes das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, em seu capítulo I, § 2º, que indica que os CIEJAs e CMCTs serão supridos com recursos humanos na conformidade da pertinente legislação, como também, o Decreto Nº 53.676/12 e Decreto Nº 54.531/13 que regulamentam a Lei Nº 15.648/12, que estabelece diretrizes para o funcionamento dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos - CIEJAs na Rede Municipal de Ensino do Município de São Paulo e, em seu Art. 8º, que dispõe sobre a designação de professores por ato do Secretário Municipal de Educação, dentre os integrantes da carreira do Magistério Municipal, após processo seletivo específico.
II - OBJETIVO:
- Suprir a necessidade de professores para regência de aulas.
III - INSCRIÇÕES:
Estarão abertas as inscrições no período de 29 a 31 de agosto de 2016.
Horário: das 10h00 às 20h00 horas.
Local: CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu. Avenida Mateo Bei, 1.651. São Mateus. Telefone: 2017 1272.
IV - PÚBLICO ALVO:
Professores da Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividade docente no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu para o segundo semestre de 2016.
1 - Professores de Ensino Fundamental II e Médio, efetivos, habilitados em Português e Inglês, para desenvolver atividades na área de conhecimento: Linguagens e Códigos.
2 - Professores de Ensino Fundamental II e Médio, efetivos, habilitados em História, para desenvolver atividades na área de conhecimento: Ciências Humanas.
Os interessados deverão:
a) Atender ao funcionamento dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos - CIEJA nas jornadas JEIF e JBD.
b) Participar do trabalho coletivo com duração de 8 (oito) horas-aula no próprio Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA.
d) Inscrever-se para um único cargo.
3 - A inscrição deverá ser feita pessoalmente pelo interessado no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu
4 - O candidato será informado no ato da inscrição sobre o local de prova, as vagas existentes.
5 - Os professores inscritos serão submetidos à:
a) Prova escrita que se constituirá em questões dissertativas, que versarão sobre a modalidade EJA, sobre o Mundo do Trabalho e Cultura e Diversidade.
b) Entrevista com a Comissão instituída sob a responsabilidade do Diretor Regional de Educação para o gerenciamento do processo seletivo.
c) Entrega de projeto e/ou proposta de trabalho que exemplifique sua prática docente até o dia 01/09/2016 (data da prova escrita). Somente os candidatos classificados na prova escrita terão seus projetos analisados pela comissão.
6 - O processo seletivo dos candidatos será feito com base nas seguintes fases:
a) Prova escrita de caráter eliminatório (10 pontos) – excluindo aqueles que obtiverem menos de 5 pontos;
b) Entrevista com base no perfil constante no Anexo I deste Comunicado e análise de projeto e/ou proposta de trabalho entregue (10 pontos).
c) Tempo de efetivo exercício no magistério da Rede Municipal de Ensino da PMSP (1,0 ponto por ano – até 10 pontos).
7 - O candidato que não comparecer nas datas determinadas para qualquer uma das fases estará automaticamente eliminado.
8 - Para fins de gerenciamento do Processo Seletivo será instituída a Comissão do Processo Seletivo sob a responsabilidade do Diretor Regional de Educação, composta de pelo menos um supervisor escolar, e dois representantes do CIEJA, que participará de todo processo seletivo e utilizará formulários padronizados para o respectivo processo.
9 - O CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu deverá divulgar; afixar em local visível e de fácil acesso:
a) Sobre a realização da Prova Escrita:
Local: CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu: Avenida Mateo Bei, 1.651. São Mateus
Data: 01 de setembro de 2016.
Horário: das 10h00 às 13h00.
b) O resultado final da Prova escrita no dia 05 de setembro de 2016, com a classificação dos candidatos em ordem decrescente.
c) O local de realização da entrevista, que ocorrerá no dia 06 de setembro de 2016.
d) A divulgação da Classificação Final do Processo Seletivo no dia 09 de setembro de 2016.
10 - O candidato deverá apresentar a documentação relativa ao tempo de efetivo exercício no magistério da PMSP, conforme alínea “c” do item 6, no dia da entrevista.
11 - O candidato interessado em interpor recurso referente à prova escrita deverá apresentá-lo no próprio dia 05 de setembro de 2016, após a divulgação do resultado das provas e no local de divulgação do resultado.
Os professores serão designados pela Diretoria Regional de Educação São Mateus de acordo com a Classificação Final, considerando-se as necessidades do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu
12 - Os casos omissos ou situações não previstas neste documento serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo, instituída nos termos do item 8.
ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação São Mateus.
Responsável: Claudete Vieira da Silva
CONTATO: 3397-6719
ANEXO I - PERFIL DO PROFESSOR PARA O PROJETO CIEJA
O CIEJA necessita de um professor que:
* Reconheça a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como política pública, norteada pelo princípio da gestão democrática, contemplando a diversidade de sujeitos aprendizes e como instrumento para a educação ao longo da vida, destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental.
* Reconheça a educação como direito humano fundamental para a formação de jovens e adultos evidenciando as práticas de ensino, que visam desconstruir preconceitos, promover o aperfeiçoamento institucional e romper o ciclo de reprodução da violência no qual também a escola se insere.
* Reconheça que a EJA tem como princípio o acesso e a permanência destes educandos, visando oportunizar o prosseguimento dos estudos por meio de programas especialmente dirigidos a essa população, com ênfase na preparação para o mundo o trabalho e da valorização da cultura.
* Entenda que esta população apresenta especificidades próprias por sua história de vida, pelo fato de estar inserida no mundo do trabalho e da cultura e que a Educação de Jovens e Adultos necessita de um modelo Pedagógico próprio.
* Conheça a legislação pertinente à Educação de Jovens e Adultos e aos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos: Lei Federal nº 9.394/96; Resolução nº 3 de 15/06/2010;
Resolução 04 de 13/07/2010; Resolução nº 7 de 14/12/2010; Decreto 43.052 de 04/03/2003; Lei nº 15.648 de 14/11/2012;
Decreto 53.676 de 28/12/2012; Decreto nº 54.531/13 de 29/11/2013; Parecer CME nº 10/02 de 07/11/02; Parecer CME nº 340/13 de 22/08/2013.
* Conheça e utilize da metodologia dialógica em sua formação e na formação de seus educandos. Proponha situações de aprendizagem nas quais os conteúdos, sejam trabalhados de forma contextualizada e significativa, através de projetos interdisciplinares, considerando os saberes dos educandos, suas especificidades e estimulando a pesquisa, a descoberta e a construção de conhecimentos.
* Realize trabalhos coletivos, integrando as áreas de conhecimento, na proposição de atividades e realização de projetos com os educandos.
* Desenvolva avaliações, integradas ao processo de ensino e aprendizagem dos educandos, para favorecer o acompanhamento e intervenções necessárias para o avanço dos educandos.
* Mantenha uma postura democrática, participativa, colaborativa e crítica em face de colegas e educandos.
* Tenha disposição para utilização de múltiplas linguagens e de recursos tecnológicos, numa perspectiva inclusiva.