Comunicado nº 1.171 (DOC de 06/07/2007, página 36)
DE 05 de JULHO DE 2007
O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições, conforme o que lhe apresentou a Diretora de Orientação Técnica divulga a abertura de inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu “Formação dos Professores
CONSIDERANDO
O Decreto 45.415/04, o artigo 16 da Portaria 5.718/04, a Indicação 06/05 e Parecer 72/06,
COMUNICA
A realização do curso de pós-graduação lato sensu “Formação de professores
1 - PÚBLICO ALVO:
Fase I:
- professores do quadro do Magistério em regência nas Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (Saai);
- professores titulares que atuam no Centro de Acompanhamento e Apoio à Inclusão (Cefai), como professores de apoio e acompanhamento à inclusão (Paai) e que não apresentam a formação mínima necessária exigida por lei.
Fase II:
- professores titulares, adjuntos e estáveis de educação infantil, ensino fundamental I e II, que tenham interesse em atuar nos serviços de educação especial no município de São Paulo e que possuam curso de graduação na área da educação.
2 - CARGA HORÁRIA: 496 horas
Tronco comum: 152 horas
Disciplinas específicas: 160 horas
TCC - aulas teóricas: 64 horas
TCC - orientações: 120 horas
3 - PERÍODO: 1 ano.
Início: 03 de agosto de 2007;
Término: 19 de julho 2008.
4 - HORÁRIO:
sextas-feiras: das 19h às 23h.
sábados: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
5 - LOCAL:
Escola de Formação do Servidor - Iprem
Rua Zaki Narchi, 536 - Carandiru - São Paulo.
6 - CRONOGRAMA:
Abertura do curso e aula magna: 03/08/07
Horário: das 18h às 21h
Local: auditório da Escola do Servidor - rua Zaki Narchi, 536 - Carandiru - São Paulo.
1ª fase: 19 vagas
2ª fase: 131 vagas, sendo 11 vagas para a Coordenadoria de Educação Capela do Socorro e 10 vagas para as demais Coordenadorias de Educação.
8 - INSCRIÇÕES:
Fase I
Vagas: 19
A formalização das inscrições das professoras abaixo relacionadas, que estão atuando nos serviços de educação especial e ainda não possuem a formação exigida, será efetuada mediante a apresentação de documentos e preenchimento das fichas de inscrição, solicitação de matrícula e assinatura do Termo de Compromisso com a SME.
Data: 26/07/07 - quinta –feira
Horário: 10h às 13h e das 14h às 17h
Local: Rua Dr. Diogo de Faria, 1.247, Vila Clementino - DOT - Educação Especial - sala 312.
Documentos necessários:
- formulário de inscrição da secretaria municipal de educação;
- formulário de inscrição da Unesp;
- solicitação de matrícula da Unesp;
- cópia autenticada do diploma de graduação e do histórico;
- cópia da cédula de identidade;
- cópia do CPF;
- 3 fotos 3x4;
- cópia do último holerite;
- atestado de regência na Saai, ou atestado de exercício como Paai, emitido pela chefia imediata.
As fichas e os documentos deverão ser entregues em envelope branco, tamanho A4, com etiqueta na frente do envelope com os seguintes dados:
- nome do professor;
- área da deficiência de interesse;
- Nome da unidade educacional e Coordenadoria de Educação;
- telefone de contato.
É condição para a inscrição a entrega da documentação completa.
Fase II
Vagas: 131, sendo 11 vagas para a Coordenadoria de Educação Capela do Socorro e 10 vagas para as demais Coordenadorias de Educação.
As inscrições deverão ser feitas nas Coordenadorias de Educação, sob a responsabilidade do Cefai.
Critérios para seleção:
- ter graduação na área da educação;
- não ter habilitação em uma das áreas da deficiência ou pósgraduação
- em educação especial; ou educação inclusiva;
- ter o compromisso em atuar nos serviços de educação especial,
- por um prazo mínimo de 8 anos;
- ter participado de curso de capacitação que comprovem o
- interesse na área em questão;
- ter experiência no atendimento aos alunos com necessidades
- educacionais especiais;
- entregar currículo e justificativa do interesse em participar do
- curso de especialização;
- participar de entrevista realizada pelo CEFAI;
- ter disponibilidade no horário noturno ás sextas-feiras a
- noite e aos sábados no período da manhã e tarde.
Os candidatos ao curso de especialização serão selecionados pela equipe do Cefai, considerando a análise dos critérios acima elencados.
Procedimento para inscrições da fase II
Datas de inscrição e apresentação de documentação nas Coordenadorias de Educação: dias
Datas para entrevistas nas Coordenadorias: no período de
Data para análise dos critérios e seleção pelos Cefai: dias 25 de julho de 2007.
Divulgação dos candidatos selecionados: dia 26 de julho de 2007, às 10h, nas Coordenadorias de Educação.
Reunião com os candidatos selecionados e SME/DOT – Educação Especial: dia 28 de julho de 2007 – sábado.
Horário: 10h às 12h.
Local: auditório da Conae - rua Dr. Diogo de Faria, 1.247 - Vila Clementino.
Nesta data, os candidatos selecionados deverão entregar os documentos abaixo relacionados e assinar o Termo de Compromisso com a SME:
- formulário de inscrição da Secretaria Municipal de Educação;
- formulário de inscrição da Unesp preenchido;
- solicitação de matrícula da Unesp preenchido;
- cópia autenticada do diploma de graduação e do histórico;
- cópia da cédula de identidade;
- cópia do CPF;
- 3 fotos 3x4;
- cópia do último holerite.
As fichas e os documentos deverão ser entregues em envelope branco, tamanho A4, com etiqueta na frente do envelope com os seguintes dados:
- nome do professor;
- área da deficiência de interesse;
- nome da unidade educacional e Coodenadoria de Educação;
- telefone de contato.
É condição para a inscrição a entrega da documentação completa.
9- ÁREA PROMOTORA: SME / DOT-G/ DOT Educação Especial.