02/10/2020 - INFORMATIVO SINPEEM

        Em reunião com a Secretaria Municipal de Educação, ocorrida em 02/10, o SINPEEM refutou as medidas adotadas pela SME no último mês e manifestou posicionamento contrário aos ataques do governo à categoria.

        Na ocasião, foram debatidos o retorno das atividades presenciais, remoção, testagem sorológica, férias em janeiro, entre outros assuntos.


NÃO AO RETORNO, MESMO QUE COM ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

        A Instrução Normativa de nº 33, publicada no DOC de 29/09/2020, traz critérios para a retomada das aulas nas unidades educacionais públicas e privadas do município de São Paulo. 

        Deixamos claro o nosso posicionamento contrário, pois as unidades ainda não possuem recursos necessários para atender com segurança aos alunos e aos profissionais de educação.


REMOÇÃO

        Questionamos os erros na publicação da relação das vagas em cada unidade de trabalho.

        A SME garantiu que a relação será revisada pela Cogep e republicada no DOC.


CHAMADAS DE CONCURSOS

        O SINPEEM questionou a Secretaria sobre os números exatos de chamadas para os cargos de professor de educação infantil, coordenador pedagógico, diretor de escola, supervisor escolar e auxiliar técnico de educação e sobre os concursos que já expiraram (Peif e professor de ensino fundamental II). 

        Reivindicamos que sejam realizadas chamadas para o preenchimento das vagas remanescentes o mais breve possível. A SME se comprometeu em realizar reunião com a Cogep para verificar esta possibilidade, bem como os números de convocados para os concursos vigentes.


INSTRUÇÕES NORMATIVAS PARA 2021

        Cobramos as seguintes minutas das instruções normativas que nortearão o ano de 2021:
  • calendário;
  • organização;
  • pontuação;
  • escolha/atribuição.
        A Secretaria informou que está trabalhando para publicá-las o quanto antes.


DECRETO DO PDE 2021

        Já há discussões sobre os valores do PDE e encaminhamentos que serão apresentados em breve, segundo a representante da SME.


PARECER JURÍDICO SOBRE AS EVOLUÇÕES FUNCIONAIS E A VALIDADE DOS CURSOS REALIZADOS EM 2020 E 2021

        A SME informou que realizará reunião com a responsável pela Cogep para sanar as dúvidas sobre as convocações de concursados, as evoluções funcionais e as instruções normativas que organizarão as escolas no ano de 2021.


CURSO ON-LINE OBRIGATÓRIO REALIZADO PELA SME

        O Comunicado nº 439, publicado no DOC de 01/10/2020, dispõe sobre a obrigatoriedade de participação de todos os servidores da rede municipal de ensino no curso “Autocuidado: um novo olhar em tempos de pandemia”, que será realizado pela SME no período de 05/10 a 03/11/2020. No entanto, as inscrições devem ser feitas a partir das 9h do dia 05/10, data de início do curso. 

   As aulas on-line ocorrerão no ambiente virtual de aprendizagem: Moodle. Segundo o comunicado, o link de acesso ao curso, obrigatório para os profissionais de educação, será enviado para os servidores por e-mail  pelas DREs/Diceus. 

       Destacamos a dificuldade de realizar as inscrições via internet para toda rede em apenas um dia, já com a participação on-line de todos no mesmo dia. A SME reconheceu que o prazo é insuficiente e se comprometeu em revê-lo e não prejudicar os profissionais que não conseguirem se inscrever no dia 05/10.

        Solicitamos, ainda, que liberem as inscrições já no final de semana ou que ampliem o prazo de inscrições.


ENSINO MÉDIO INTEGRAL 30% ON-LINE

        Segundo a Secretaria, esta modalidade de ensino é fruto do debate com as oito unidades municipais de ensino médio que entenderam que os participantes entenderam que os alunos seriam mais beneficiados com esse percentual de aula on-line do que acrescentar mais um ano para a conclusão desta etapa de ensino.

        Ratificamos o nosso posicionamento contrário para qualquer tipo de atividade que não seja presencial em qualquer etapa da vida escolar.


DESCANSO DOS PROFESSORES

        De acordo com a SME, hoje não há previsão para que aconteça este recesso.


EXCLUSÃO DO MÓDULO DE ATEs NOS ÓRGÃOS REGIONAIS E CENTRAIS DE SME

        A SME alegou que por conta do novo normal, devido à pandemia, foi necessária a transferência dos ATEs para as unidades educacionais.

        Não aceitamos o argumento e continuares lutando pela revogação da Portaria nº 5.460, publicada no DOC de 15/09/2020 e republicada no DOC de 26/09/2020.


FÉRIAS EM JANEIRO PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO

         A representante da SME não soube esclarecer as declarações sobre as férias de janeiro dos profissionais de educação feitas pelo secretário Bruno Caetano na mídia.

         Aproveitamos a oportunidade para deixar claro que os profissionais de educação têm direito às férias no mês de janeiro, tendo em vista que toda a rede tem se empenhado muito para manter as aulas on-line durante a pandemia e esse modelo de ensino tem desgastado muito a todos.


TESTAGEM SOROLÓGICA

        A SME informou que haverá polos de atendimento para aqueles que, por algum motivo, não conseguirem fazer o exame. 

        A testagem não é obrigatória para aqueles que têm comorbidades e se sentirem inseguros em comparecer presencialmente, bem como para os maiores de 60 anos. 

        Destacamos a importância da Secretaria em se organizar para publicar esses comunicados com maior antecedência, para que todos os envolvidos tenham tempo hábil para atender a todas as solicitações exigidas.


DIMINUIÇÃO DO MÓDULO PARA ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

        Questionamos sobre a diminuição de professores nas unidades de escola de tempo integral e, de acordo com a secretaria, a medida foi adotada devido à necessidade de mais profissionais em outras unidades.

        O SINPEEM manifestou posicionamento contrário tanto ao modelo existente de educação integral como à redução do módulo.

        A SME afirmou que este programa é opcional, com exceção dos CEUs. Caso a unidade entenda que não é suficiente, tem a escolha de não aderir.

        Continuaremos em constante conversa com o secretário Bruno Caetano para exigir que nossas reivindicações sejam atendidas.

SINPEEM sempre na luta!
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home