14/10/2020 - SME diz que anunciará data do retorno das aulas presenciais em 22/10; SINPEEM ratifica que se aulas forem retomadas em 2020 todos vão parar

        O secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, afirmou na terça-feira, 13/10, que SME deve anunciar, no dia 22/10, se as aulas presencias serão retomadas ou não em 03/11/2020.

        Segundo o secretário, a decisão depende do resultado da primeira fase do censo que está realizando testes sorológicos em todos os alunos e professores da rede municipal. Ele acrescentou que 14 escolas devem reabrir no dia 19/10 para as atividades extracurriculares, totalizando 15 unidades abertas -- no dia 07/10 apenas um CEI da rede indireta abriu para esta finalidade.

        O último inquérito sorológico realizado com crianças e adolescentes da rede municipal de ensino indica que 16% (236,8 mil) dos alunos já contraíram a Covid-19. A pandemia também acentuou as desigualdades sociais, já que a maior prevalência da doença afeta alunos dos bairros de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os pretos e pardos. A pesquisa também aponta que o índice de estudantes que vivem com algum adultos acima de 60 anos varia de 26% a 29,6%. 


NÃO ÀS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E AO RETORNO EM 2020

        O SINPEEM tem discutido, pressionado e conseguido evitar o retorno das aulas presenciais durante a pandemia. Também tem defendido que não haja atividades extracurriculares presenciais em nenhuma unidade, pois, mesmo com a limitação máxima de 20% dos estudantes por turno, e de a participação ser voluntária, coloca em risco as vidas dos alunos, dos profissionais de educação e das famílias, tendo em vista que ainda não existe vacina contra a Covid-19 e que as unidades educacionais não possuem infraestrutura e segurança sanitária adequada para atividades presenciais.

        Temos insistido com o governo que a retomada das aulas presenciais ocorra somente em 2021, após a implementação de medidas de sanitização para garantir a segurança de todos os alunos, dos profissionais de educação e das famílias.

        Também defendemos medidas pedagógicas para o pós-pandemia, com diretrizes de acolhimento e reorganização do ensino, discutidas e elaboradas com a participação das entidades sindicais, para os alunos nem os profissionais de educação seja, prejudicados no processo de ensino/aprendizagem.


SE AS AULAS PRESENCIAIS FOREM RETOMADAS EM 2020 TODOS VÃO PARAR


        O SINPEEM já deixou claro que se o governo municipal decidir retomar as aulas em 2020, colocando em risco as vidas dos alunos, e dos profissionais de educação, o sindicato convocará greve geral da categoria, com a participação das famílias. 

        SINPEEM em defesa da saúde, da vida e da educação!


A DIRETORIA
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home