11/11/2021 - Vereadores aprovam o PLO do confisco: 37 votos a favor e 18 contra

VIOLÊNCIA PARA CALAR E HUMILHAR OS SERVIDORES

GOLPE CONTRA OS SERVIDORES ATIVOS E APOSENTADOS

     Em um clima tenso, numa sessão extraordinária que se estendeu até o início da madrugada desta quinta-feira, 11/11, a Câmara Municipal, aprovou, por 37 votos favoráveis e 18 votos contra, o PLO nº 07/2021, que dispõe sobre a reforma da Previdência, em segunda e definitiva votação. Eram necessários 37 votos para a aprovação do projeto. Um golpe contra os servidores ativos e aposentados.

     Como se não bastasse a agressão que o PLO que confisca salários e impõe mudanças draconianas na previdenciária, durante a sessão que discutia o projeto, a frente da Câmara Municipal virou uma praça de guerra, com a polícia usando bombas de efeito moral e balas de borracha contra os servidores públicos que acompanhavam a sessão.

     O SINPEEM repudia a violência e exige respeito aos servidores. O que querem o prefeito e os vereadores com esta atitude? Será que acreditam que conseguirão educação, saúde ou serviço social realizadas com as forças policiais? A atitude repressiva merece o repúdio e a reprovação de todos os servidores e da população usuária dia serviços públicos. Basta de violência. Respeito aos servidores.

     No plenário, os aliados do governo tentavam explicar a necessidade de aprovação do PLO, insistindo na justificativa de déficit previdenciário e de garantir a certificação de regularidade fiscal.

     O vereador Fernando Holiday, integrante da Comissão Especial de Estudos da Câmara sobre a Reforma da Previdência, além de não se desculpar com os servidores públicos, por tê-los chamado de vagabundos, voltou com a carga de ofensas, desta vez chamando todos os manifestantes de vândalos. Mesma postura adotada pelo vereador Rubinho Nunes, que afirmou que os servidores não estão lutando por direitos e sim por privilégios.

     Um absurdo penalizar os servidores, mais uma vez, pela má administração dos recursos públicos. Em 2018, com a aprovação da Sampaprev, os servidores já foram prejudicados com o aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%. E só não foi pior graças à nossa luta, que impediu que este índice chegasse a 19%, conforme pretendia o governo.

     Não podemos aceitar mais este confisco aos salários, com a cobrança previdenciária de 14% e incidência sobre o valor que exceder ao salário mínimo (R$ 1.100,00) para todos os mais de 113 mil aposentados e pensionistas. Também não aceitamos o aumento de idade e do tempo de contribuição previdenciária para a aposentadoria, previsto no PLO nº 07/2021.
 
VEREADORES QUE VOTARAM FAVORÁVEIS AO PLO 07/2021 - CONTRA OS SERVIDORES

Adilson Amadeu - DEM
André Santos - Republicanos
Atílio Francisco - Republicanos
Aurélio Nomura - PSDB
Camilo Cristófaro - PSB
Cris Monteiro - Novo
Daniel Annerberg - PSDB
Dr. Sidney Cruz - Solidariedade
Edir Sales - PSD
Eli Corrêa - DEM
Ely Teruel - Podemos
Fábio Riva - PSDB
Felipe Becari - PSD
Felipe Franco - Podemos
Fernando Holiday - Novo
George Hato - MDB
Gilberto Nascimento - PSC
Gilson Barreto - PSDB
Isac Felix - PL
Janaína Lima - Novo
João Jorge - PSDB
Marcelo Messias - MDB
Marlon Luz - Patriota
Milton Ferreira - PODEMOS
Milton Leite - DEM
Missionário José Olímpio - DEM
Paulo Frange - PTB
Rinaldi Digilio - PSL
Roberto Trípoli - PV
Rodrigo Goulart - PSD
Rubinho Nunes - PSL
Rute Costa - PSDB
Sandra Santana - PSDB
Sandra Tadeu - DEM
Sansão Pereira - Republicanos
Thammy Miranda - PL
Xexéu Trípoli - PSDB

ENTIDADES SINDICAIS ENCERRAM GREVE

        Ao final da votação do PLO Nº 07/2021, à meia-noite e quarenta minutos, as entidades se reuniram e apresentaram a proposta de encerramento da greve aos presentes, em frente à Câmara.

       As entidades realizarão reunião para tratar do movimento e dos encaminhamentos da reivindicação quanto ao pagamento dos dias parados.



PRINCIPAIS MUDANÇAS CONTIDAS NO PLO Nº 07/2021

     O PLO nº 07/2021 aprova e que segue para a sanção do prefeito Ricardo Nunes, que confisca os salários e ataca os direitos dos servidores, prevê:

      - reestruturação o Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos (RPPS) nos moldes da Emenda Constitucional nº 103/2019, d governo Bolsonaro;
 
     - aumento da idade e do tempo de contribuição previdenciária para a aposentadoria de todos os servidores que estão em exercício (total de 121.147 ativos), exceto aqueles que já possuem direito adquirido;
 
     - os servidores que ainda não atenderam a todos os requisitos para a aposentadoria ficarão submetidos às regras de transição contidas na Emenda Constitucional nº 103/2019;
 
     - instituição da cobrança previdenciária e incidência sobre o valor que exceder ao salário mínimo (R$ 1.100,00) para todos os aposentados e pensionistas;

     - possibilidade do governo criar alíquota extra sempre que declarar déficit previdenciário;

     - criação do Fundo Financeiro (Fufin), com a responsabilidade de gerir os recursos a este vinculados, para custeio dos benefícios previdenciários aos segurados vinculados ao RPPS/Iprem e seus dependentes que, cumulativamente:

     I - tenham sido admitidos como servidores efetivos no Município de São Paulo até 27 de dezembro de 2018;

     II - tenham nascido após 31 de dezembro de 1953; e

     III -  que não tenham aderido à previdência complementar;
 
     - criação do Fundo Previdenciário (Funprev), com a responsabilidade de gerir recursos a este vinculados, para o custeio dos benefícios previdenciários aos segurados vinculados ao RPPS/Iprem e seus dependentes que:

     I - tenham sido admitidos como servidores efetivos no Município de São Paulo depois de 27 de dezembro de 2018;

     II - tenham nascido até 31 de dezembro de 1953; ou

     III - que tenham aderido à previdência complementar independentemente da idade e da data de admissão como servidores efetivos no Munícipio de São Paulo;
 
     - estabelece novos procedimentos para o cálculo e a concessão de pensão e aposentadoria por deficiência.

     Não abrimos mão de direitos de carreira e vantagens conquistados com muita luta, ao longo dos anos. 


      Emendas aprovadas pelos vereadores:

  • redução de um ano de trabalho para cada ano de contribuição que exceder 30 anos para mulher e 35 para homem;

  • contratação por chamamento público, pelo Iprem, de instituição, que poderá ser financeira, para estruturação e administração dos fundos de investimento;

  • autoriza o executivo a transferir bens para o Iprem, inclusive imóveis do patrimônio público municipal;

  • a emenda à Lei Orgânica entrará em vigor em 120 dias;

  • os vereadores NÃO aprovaram a instituição de alíquotas diferenciadas de contribuição previdenciária para os servidores.



SINPEEM participou da segunda audiência pública sobre o PLO nº 07/2021

     No início da tarde desta quarta-feira o SINPEEM marcou presença na segunda audiência pública semipresencial realizada na Câmara Municipal pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento para debater o PLO nº 07/2021, que dispõe sobre a reforma da Previdência. Estiveram presentes o presidente Claudio Fonseca, o vice-presidente José Donizete Fernandes e os diretores Michele Rosa, Valéria Silva, Cleusa Marques, Patrícia Pimenta, Juliano Godoi Orlando Torres, Ana Paula Macedo, João Nazareth, Oelton Cardoso, Cleonice Oliveira, Luzinete Rocha e Raquel Macedo. A primeira audiência pública sobre o PLO foi realizada na segunda-feira, 08/10.

     Ao ocupar a tribuna, Claudio Fonseca afirmou que o relatório do Tribunal de Contas do Município (TCM) sobre o PLO é frágil, tendo em vista que os próprios técnicos reconhecem suas limitações e já admitiram, inclusive, que o órgão não possui profissionais para fazer estudo atuarial. Disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não se manifestou sobre a constitucionalidade da EC nº 103/2019, e o PLO nº 07 traz para São Paulo medidas baseadas nesta emenda, alterando a idade mínima de contribuição, penalizando principalmente as mulheres, e aumenta o tempo de contribuição para a Previdência. Classificou o artigo 101 do PLO nº 07 como uma “aberração”, por mexe no direito do servidor de requerer a aposentadoria e ter o benefício liberado e publicado no DOC em até 60 dias, podendo este período se arrastar em até um ano.

     Fonseca acrescentou que o desconto da Previdência do prefeito, dos demais cargos do Executivo e dos vereadores tem como base o teto do INSS, hoje de R$ 6.433,57, independentemente do salário.

     O presidente finalizou dizendo que não há como assegurar o pagamento de aposentadorias e pensões com base somente na contribuição previdenciária. “Não existe regime de Previdência sustentável e os trabalhadores não podem arcar com a má administração dos recursos públicos. Temos de discutir a realidade de distribuição de riquezas. Ela é injusta. Penaliza os pobres, os servidores e a população, que utiliza e depende dos serviços públicos”. (assista ao vídeo)

     Já a diretora Patrícia Pimenta lembrou as ofensas dos vereadores Fernando Holiday, que chamou os servidores de “vagabundos”, e do vereador Rubinho, que os chamou de ‘privilegiados’. “Estes senhores desconhecem o conceito de privilégio e gostam de colocar adjetivos pejorativos na classe trabalhadora. Mas o que me preocupa é o silêncio daqueles que se calam quando não repudiam na plenária a atitude do Holiday de nos chamar de vagabundos”, disse a diretora, ressaltando que o SINPEEM está tomando as medidas cabíveis na Justiça.

     “Nesta casa tramita uma injustiça e o seu nome é Sampaprev, que é um roubo ao nosso presente e, principalmente, ao nosso futuro. E nós servidores, exigimos dos vereadores que se utilizem da verdade e da justiça nesse momento e retirem este PLO da Câmara. Parem de querer roubar a dignidade do trabalhador”, disse o diretor Orlando Torres, também diretor do SINPEEM. Diogo Mautone, também diretor do SINPEEM, acrescentou que os mesmos vereadores que chamam os servidores de vagabundos dormem diante de um projeto que, se aprovado, vai confiscar os salários dos servidores, retirando direitos conquistados com muita luta. 

     Finalizando a participação do SINPEEM na audiência pública, o diretor Juliano Godoi lembrou a importância dos serviços públicos, comprovada durante a pandemia da Covid-19, e enfatizou a necessidade de implementação de políticas públicas que garantam serviços públicos de qualidade para toda a população.




PROJETO DE EMENDA À LEI ORGÂNICA 07/2021

(com as emendas aprovadas pela Câmara Municipal, em 11/11/2021)

“Estabelece regras do Regime Próprio de Previdência Social do Município de São Paulo de Acordo com a Emenda à Constituição Federal nº 103, de 12 de novembro de 2019.

     Art. 1º. A Lei Orgânica do Município de São Paulo passa a vigorar com as seguintes alterações: 

     ..... “Art. 27. À Mesa, dentre outras atribuições compete: .....

     VI - nomear, promover, comissionar, conceder gratificação e licenças, pôr em disponibilidade, exonerar, demitir e punir servidores da Câmara Municipal, nos termos da Lei;” (NR) ......

     “Art. 101-A. Os servidores vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social - RPPS do Município serão aposentados com as idades mínimas previstas para os servidores vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social da União no inciso III do § 1º do art. 40 da Constituição Federal, com a redação da Emenda à Constituição Federal nº 103, de 12 de novembro de 2019, observada a redução de idade mínima para os ocupantes de cargo de professor de que trata o § 5º do art. 40 da Constituição Federal e os demais requisitos e critérios estabelecidos nesta Emenda à Lei Orgânica.” (NR) 

     Art. 2º. As Disposições Gerais e Transitórias da Lei Orgânica do Município de São Paulo passam a vigorar com as seguintes alterações: 
     ....

     Art. 26. Até que entre em vigor lei municipal, aprovada com voto favorável da maioria absoluta dos membros da Câmara, que discipline os benefícios do RPPS, os servidores serão aposentados nos termos dos seguintes dispositivos da Emenda à Constituição Federal nº 103, de 12 de novembro de 2019: I - § 1º, incisos II e III do § 2º, § 3º e § 4º do art. 10; ou II - caput do art. 22.

     Art. 27. Na concessão de pensão por morte a dependente de segurado do RPPS falecido a partir da data de vigência desta Emenda à Lei Orgânica, será obedecido o disposto nos §§ 1º a 6º do art. 23 da Emenda à Constituição Federal nº 103, de 2019, até que entre em vigor a lei municipal prevista no § 8º do mesmo artigo. 

     EMENDA MODIFICATIVA:

     ...

     Art. 27. A pensão por morte concedida a dependente do servidor público municipal falecido a partir da data de vigência desta Emenda à Lei Orgânica será equivalente a uma cota familiar de:

     I - 100% (cem por cento) do valor da aposentadoria recebida pelo servidor ou daquela a que teria direito se fosse aposentado por incapacidade permanente na data do óbito, quando o valor da aposentadoria for de no máximo três salários mínimos:

     II - 50% (cinquenta por cento) do valor da aposentadoria recebida pelo servidor ou daquela a que teria direito se fosse aposentado por incapacidade permanente na data do óbito, quando o valor da aposentadoria for superior a três salários mínimos.

     § 1º. A cota prevista no inciso II será acrescida de cotas de 10 (dez) pontos percentuais por dependente, até o máximo de 100% (cem por cento).

     § 2º. As cotas acrescidas por dependente cessarão com a perda dessa qualidade e não serão reversíveis aos demais dependentes, preservando o valor de 100% (cem por cento) da pensão por morte quando o número de dependentes remanescente for igual ou superior a 5 (cinco).

     § 3º - Na hipótese de existir dependente inválido ou com deficiência intelectual, mental ou grave, o valor da pensão por morte de que trata o inciso II do caput será equivalente a:

     I - 100% (cem por cento) da aposentadoria recebida pelo servidor ou daquela a que teria direito se fosse aposentado por incapacidade permanente na data do óbito, até o limite máximo de benefícios do Regime Geral de Previdência Social; e

     II - Uma cota familiar de 50% (cinquenta por cento) acrescida de cotas de 10 (dez) pontos percentuais por dependente, até o máximo de 100% (cem por cento), para o valor que sugere o limite máximo de benefícios do Regime Geral de Previdência Social.

     § 4º. Quando não houver mais dependente inválido ou com deficiência intelectual, mental ou grave, o valor da pensão será recalculado na forma do disposto no caput e nos §§ 1º e 2º.

     § 5º. O tempo de duração da pensão por morte e das cotas individuais por dependente até a perda dessa qualidade, o rol de dependentes e sua qualificação e as condições necessárias para enquadramento serão aqueles estabelecidos na Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

     § 6º. Para o dependente inválido ou com deficiência intelectual, mental ou grave, sua condição pode ser reconhecida previamente ao óbito do segurado, por meio de avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, observada revisão periódica na forma da legislação.

     § 7º. Equiparam-se a filho, para fins de recebimento da pensão por morte, exclusivamente o enteado e o menor tutelado, desde que comprovada a dependência econômica.

     § 8º. Na concessão de pensão por morte a dependente do servidor público municipal segurado do RPPS falecido a partir da data de vigência desta Emenda à Lei Orgânica, será obedecido o disposto neste artigo, até que entre em vigor a lei municipal prevista no § 8º do artigo 23 da EC 103/2019.”

      Art. 28. Até que entre em vigor lei municipal que disponha a respeito do cálculo e do reajustamento dos benefícios de que tratam os arts. 26 e 27 desta Emenda à Lei Orgânica, será aplicado o disposto no art. 26 da Emenda à Constituição Federal nº 103, de 2019. Parágrafo Único. Sem prejuízo do disposto no “caput”, o cálculo dos benefícios deverá considerar todas as parcelas dos salários de contribuição e das remunerações adotados como base para contribuições ao RPPS. 

      Art. 29. Assegurado o direito de opção pelas regras previstas no art. 26, o servidor que tiver ingressado em cargo efetivo no Município, antes da data de vigência desta Emenda à Lei Orgânica, poderá aposentar-se nos termos dos seguintes dispositivos da Emenda à Constituição Federal nº 103, de 2019: 

     I - caput e §§ 1º a 8º do art. 4º;

     II - caput e §§ 1º a 3º do art. 20; ou

     III - caput e §§ 1º a 3º do art. 21. 

     § 1º. Os proventos das aposentadorias concedidas nos termos deste artigo corresponderão: I - à totalidade da remuneração do servidor público no cargo efetivo em que se der a aposentadoria, observado o disposto no § 8º do art. 4º da Emenda à Constituição Federal nº 103, de 2019, no caso de servidor que tenha ingressado no serviço público em cargo efetivo até 31 de dezembro de 2003 e que não tenha feito a opção de que trata o § 16 do art. 40 da Constituição Federal, nas seguintes hipóteses: 

     a) inciso I do caput deste artigo, desde que observado o disposto no inciso I do § 6º do art. 4º da Emenda à Constituição Federal nº 103, de 2019; e 

     b) inciso II do caput deste artigo. II - ao valor apurado na forma do art. 26 da Emenda à Constituição Federal n° 103, de 2019, nas seguintes hipóteses: 

     a) inciso I do caput deste artigo, se não observado o disposto no inciso I do § 6º do art. 4º da Emenda à Constituição Federal nº 103, de 2019; 

     b) inciso II do caput deste artigo no caso de servidor que tenha ingressado no serviço público em cargo efetivo após 31 de dezembro de 2003 ou que tenha feito a opção de trata o § 16 do art. 40 da Constituição Federal; e 

     c) inciso III do caput deste artigo. 

     § 2º. Os proventos de que trata este artigo serão reajustados:

     I - de acordo com o disposto no art. 7º da Emenda à Constituição Federal nº 41, de 2003, se calculados nos termos do inciso I do § 1º deste artigo; e

     II - nos termos estabelecidos para o Regime Geral de Previdência Social - RGPS, se calculados na forma prevista no inciso II do § 1º deste artigo.

     EMENDA MODIFICATIVA:

     II – nos termos estabelecidos para o Regime Geral da Previdência Social – RPPS, se calculados na forma prevista no inciso II do § 1º deste artigo, aplicado o reajuste à totalidade dos benefícios previdenciários.

     § 3º. O previsto no § 2º aplica-se, inclusive, às aposentadorias e pensões sem direito à paridade constitucional, instituídas no âmbito do Regime Próprio de Previdência Social do Município de São Paulo até a data da promulgação desta Emenda à Lei Orgânica do Município.

     § 4º. Para fins de aplicação do inciso IV do art. 20 da Emenda À Constituição Federal nº 103, de 2019, considera-se-à como período adicional a contribuição aquele correspondente ao tempo que, na da ade entrada em vigor desta Emenda à Lei Orgânica do Município, faltaria para o servidor atingir o tempo mínimo de contribuição referido no inciso II do referido artigo.

     EMENDA ADITIVA:

     § 5º. Para a condição de transição, prevista no inciso II do caput deste artigo, admite-se ao servidor, para aposentar-se, idade mínima resultante da redução, relativamente aos limites do artigo do artigo 20, inciso I, da Emenda à Constituição Federal nº 103, de 2019, de um ano de idade para cada ano de contribuição que exceder aos 30 (trinta) anos de contribuição, se mulher, e 35 (trinta e cinco) anos de contribuição, se homem.

     Art. 30. A concessão de aposentadoria ao servidor municipal amparado no RPPS e de pensão por morte aos respectivos dependentes será assegurada, a qualquer tempo, desde que tenham sido cumpridos os requisitos para obtenção destes benefícios antes da data de vigência desta Emenda à Lei Orgânica, observados os critérios da legislação vigente na data em que foram atendidos os requisitos para a concessão da aposentadoria ou da pensão por morte. 

     § 1º. Os proventos de aposentadoria a serem concedidos ao servidor a que se refere o caput e as pensões por morte devidas aos seus dependentes serão calculados e reajustados de acordo com a legislação em vigor à época em que foram atendidos os requisitos nela estabelecidos para a concessão destes benefícios.

     § 2º. É assegurado o direito ao recebimento do benefício de aposentadoria mais favorável ao servidor municipal, desde que tenham sido implementados todos os requisitos para sua concessão, ou de pensão aos seus dependentes, calculada com base na aposentadoria voluntária que seria devida se estivesse aposentado à data do óbito.” 

     Art. 31. Até que entre em vigor a lei municipal de que trata o § 19 do art. 40 da Constituição Federal, fará jus a um abono de permanência equivalente ao valor da sua contribuição previdenciária ao RPPS, até completar a idade para aposentadoria compulsória, o servidor municipal amparado no RPPS que optar por permanecer em atividade e que tenha cumprido, ou cumprir, os requisitos para aposentadoria voluntária estabelecidos nos seguintes dispositivos:

     I - alínea “a” do inciso III do § 1º do art. 40 da Constituição Federal, na redação da Emenda à Constituição Federal nº 41, de 2003, antes da data de vigência desta Emenda à Lei Orgânica;

     II - art. 2º, § 1º do art. 3º ou art. 6º da Emenda à Constituição Federal nº 41, de 2003, ou art. 3º da Emenda à Constituição Federal nº 47, de 2005, antes da data de vigência desta Emenda à Lei Orgânica; III - arts. 4º, 10, 20, 21 e 22 da Emenda à Constituição Federal nº 103, de 2019. 

     Art. 32. Até que entre em vigor lei que altere a base de incidência da contribuição previdenciária de que trata o caput do art. 5º da Lei nº 13.973, de 12 de maio de 2005, a alíquota de contribuição devida pelo Município de São Paulo, inclusive de suas autarquias e de suas fundações, para o custeio do RPPS, será acrescida de seis pontos percentuais, se a atividade exercida pelo servidor ensejar concessão de aposentadoria especial de que tratam os §§ 4º-C e 5º do art. 40 da Constituição Federal. 

     Art. 33. Até que entre em vigor lei que altere a base de incidência da contribuição previdenciária de que trata o caput do art. 2º da Lei nº 13.973, de 2005, havendo déficit previdenciário no RPPS, a alíquota de contribuição devida pelos aposentados e pensionistas de quaisquer dos Poderes do Município de São Paulo, incluídas suas entidades autárquicas e suas fundações, incidirá sobre o valor da parcela dos proventos de aposentadoria e de pensões que supere o limite do salário mínimo nacional. 

     Art. 34. Por meio de lei, o Município poderá instituir contribuição extraordinária dos servidores públicos ativos, dos aposentados e dos pensionistas, para custeio do RPPS, nos termos dos §§ 1º-B e 1º-C do art. 149 da Constituição Federal, observado o disposto no inciso X do § 22 do art. 40 da Constituição Federal. 

     Parágrafo Único. Na hipótese de déficit atuarial no RPPS, o Município poderá instituir, por meio de Decreto, contribuição extraordinária devida pelo Município de São Paulo, inclusive Poder Legislativo, de suas autarquias e de suas fundações, até o limite de duas vezes a alíquota vigente para a contribuição patronal ordinária.” 

     Art. 35. Nos termos do inciso II do art. 36 da Emenda à Constituição Federal nº 103, de 2019, fica referendada integralmente: I - a alteração promovida pelo art. 1º da Emenda à Constituição Federal nº 103, de 2019, no art. 149 da Constituição Federal; e II - a alínea “a” do inciso I e os incisos III e IV do art. 35 da Emenda à Constituição Federal nº 103, de 2019. 

     Art. 36. Até que entre em vigor lei que equacione o déficit financeiro e atuarial de que trata o § 1º do art. 9° da Emenda à Constituição Federal nº 103, de 2019, o RPPS do Município de São Paulo fica reorganizado e financiado, mediante a segregação em dois planos de custeio, sendo um fundo de repartição simples e outro de capitalização. 

     § 1º. Os fundos de natureza previdenciária referidos no caput são incomunicáveis, dotados, cada um deles, de natureza pública, identidade físico-contábil individual, com destinação específica para o pagamento dos benefícios previdenciários correspondentes, não havendo qualquer hipótese de solidariedade, subsidiariedade ou supletividade entre eles.

     § 2º. Os recursos, bens e haveres, que compuserem os fundos de natureza previdenciária, sob gestão do Instituto de Previdência Municipal de São Paulo – IPREM, estarão afetados ao domínio do Município de São Paulo, e, em nenhuma hipótese, poderão ser confundidos com o patrimônio da entidade gestora.

     § 3º. Os fundos de natureza previdenciária não poderão ser objeto de penhora, arresto ou sequestro, sendo nula de pleno direito a constituição de qualquer ônus sobre eles.

     § 4º. Fica criado o Fundo Financeiro - Funfin, que detém a responsabilidade de gerir os recursos a este vinculados, para o custeio dos benefícios previdenciários aos segurados vinculados ao RPPS, e seus dependentes, que, cumulativamente

     I - tenham sido admitidos como servidores efetivos no Município de São Paulo até 27 de dezembro de 2018; 

     II - tenham nascido após 31 de dezembro de 1953 e, 

     II – que não tenham aderido à previdência complementar. 

     § 5º. O Funfin é financiado, por Repartição Simples, pelas contribuições a serem pagas pela administração municipal direta, autarquias, fundações, pela Câmara Municipal e pelo Tribunal de Contas do Município, e pelos respectivos servidores ativos, aposentados e pensionistas, sem objetivo de acumulação de recursos, sendo o seu Plano de Custeio e de Benefícios calculados atuarialmente. 

     6º. As insuficiências financeiras do Funfin serão de responsabilidade dos Poderes Executivo e Legislativo, rateados proporcionalmente na razão do custo dos beneficiários originados de cada Poder e de cada órgão/entidade da Administração Direta, Autárquica e Fundacional.

     § 7º. O Funfin tem como fontes de financiamento: 

     I - contribuições a cargo da Administração Direta, Autarquias, Fundações, Tribunal de Contas do Município de São Paulo – TCM/SP e da Câmara Municipal de São Paulo – CMSP; 

      II - contribuições dos servidores ativos, dos aposentados e dos pensionistas; 

     III - aportes recebidos conforme o § 6º deste artigo, para cobertura de insuficiências financeiras; IV - doações, subvenções e legados; 

      V - receitas decorrentes de aplicações financeiras e receitas patrimoniais; 

      VI - valores recebidos a título de compensação financeira, em razão do disposto no § 9º, do art. 201, da Constituição Federal; 

     VII - demais dotações previstas no orçamento municipal. 

     § 8º. Fica criado o Fundo Previdenciário - Funprev, que detém a responsabilidade de gerir os recursos a este vinculados, para o custeio dos benefícios previdenciários aos segurados vinculados ao RPPS, e seus dependentes, que: 

     I - tenham sido admitidos como servidores efetivos no Município de São Paulo depois de 27 de dezembro de 2018; 

     II - tenham nascido até 31 de dezembro de 1953 ou, 

     III - que tenham aderido à previdência complementar independentemente da idade e data de admissão como servidores efetivos no Município de São Paulo.

     § 9º. O Funprev é financiado pelo regime de capitalização, pelas contribuições a serem pagas pela administração direta, autarquias, fundações, TCM/SP, CMSP e respectivos servidores ativos, aposentados e pensionistas, e tem o objetivo de acumulação dos recursos necessários e suficientes para o custeio do correspondente plano de benefícios, calculado atuarialmente. 

     § 10. As eventuais insuficiências financeiras do FUNPREV serão de responsabilidade dos Poderes Executivo e Legislativo, rateados proporcionalmente na razão dos beneficiários originados de cada Poder e de cada órgão da administração direta e entidade da administração indireta. 

     § 11. O Funprev tem como fontes de financiamento: 

     I - contribuições a cargo da Administração Direta, Autarquias, Fundações, do TCM/SP e da CMSP, bem como aportes para cobertura de déficit atuarial ou financeiro;

     II - contribuições dos servidores ativos, dos aposentados e dos pensionistas; III - doações, subvenções e legados; 

     IV - receitas decorrentes de aplicações financeiras e receitas patrimoniais.

     V - valores recebidos a título de compensação financeira, em razão do disposto no § 9º, do art. 201, da Constituição Federal; 

     VI - resultado das aplicações e investimentos realizados com os respectivos recursos; VII - ativos imobiliários e seus rendimentos, como aluguéis e outros rendimentos derivados dos bens a ele vinculados, inclusive os decorrentes de alienações; 

     VIII - produto decorrente de receitas de privatizações, alienações de ações preferenciais e ordinárias que o Município de São Paulo, suas autarquias e fundações possuam no capital de empresas e quaisquer outros ativos que tenham sido destinados ao fundo previdenciário; 

     IX - recursos provenientes de contratos, convênios ou quaisquer outros acordos, incluindo antecipações, firmados com a União ou outros organismos, inclusive internacionais;

     X - recebíveis, direitos a crédito, direitos a título, concessões, direitos de uso de solo, que lhe tenham sido destinados; 

     XI - participações em fundos ou receitas de que seja titular o Município de São Paulo e lhe tenham sido destinados; 

     XII - recursos advindos da amortização de financiamentos imobiliários eventualmente realizados pelo IPREM;

     XIII - demais bens e recursos eventuais que lhes forem destinados e incorporados, inclusive nos termos do § 14 deste artigo; e

     XIV - demais dotações previstas no orçamento municipal. 

     § 12. As aplicações e investimentos efetuados com os recursos dos fundos de finalidade previdenciária, submeter-se-ão aos princípios da segurança, rentabilidade, liquidez e economicidade, em observância à legislação normativa geral que dispõe sobre as aplicações dos recursos dos RPPS, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Política de Investimento. 

     § 13. O Plano de Custeio do RPPS será estabelecido com base em avaliação atuarial anual, composto das fontes de recursos previstas nos §§ 7º e 11 deste artigo, ou em lei específica, nas hipóteses de eventuais planos de equacionamento de déficits atuariais. 

     § 14. As despesas administrativas do Iprem, enquanto não criada Taxa de Administração a cargo do RPPS, serão de responsabilidade do Tesouro Municipal, em cada competência de ocorrência, observada a proporcionalidade das despesas entre os Poderes Executivo e Legislativo.

        EMENDA ADITIVA:

        § 15. É vedada a instituição de alíquotas de contribuição previdenciária diferenciadas dos servidores públicos ativos, dos aposentados e dos pensionistas, para custeio do RPPS, em razão de segregação de planos de custeio na forma deste artigo.

         Art. 37. O Município destinará patrimônio imobiliário e direitos ao Funprev, até o montante total que corresponda ao passivo atuarial do Funfin. 

        § 1º. Fica o Poder Executivo autorizado a promover a transferência de imóveis dominicais e de uso especial, além de outros bens e direitos patrimoniais ao FUNPREV, inclusive mediante à entrega do bem sem alienação da propriedade, para exploração de sua utilidade econômica por meio de direito de uso, usufruto ou superfície, incluído o espaço aéreo e subterrâneo, para fins de cobertura do passivo citado no “caput” deste artigo. 

     EMENDA MODIFICATIVA:

     § 1º. Fica o Poder Executivo autorizado a promover a transferência de imóveis dominicais e de uso especial, além de outros bens e direitos patrimoniais ao Funprev, inclusive mediante à entrega do bem sem alienação da propriedade, para exploração de sua utilidade econômica por meio de direito de uso, usufruto ou superfície, incluído o espaço aéreo e subterrâneo, para fins de cobertura do passivo citado no caput deste artigo, devendo entregar à Câmara Municipal de São Paulo, para fins de controle, a relação dos bens e direitos transferidos e de todos os dados envolvendo a operação, no prazo de 30 dias.

     § 2º. No caso de transferência de bens de uso especial que não possam ser desafetados, enquanto perdurar esta situação, estes bens não poderão ser alienados pelo IPREM após transferência pelo Poder Executivo, podendo apenas ser utilizados para fins de geração de renda. 

        § 3º. No caso de transferência de bens dominicais, ficam o Iprem e o Funprev autorizados a promover a alienação dos bens imóveis recebidos. 

        § 4º. A vinculação de bens e direitos ao Funprev, nos termos deste artigo, depende da aceitação pelo Iprem do patrimônio transferido e far-se-á em caráter incondicional após a respectiva formalização, vedada ao Município qualquer reivindicação ou reversão posterior do ato de cessão, exceto a anulação por ilegalidade. 

        § 5º. Após a efetiva transferência e contabilização de cada lote de ativos no patrimônio do Funprev, o Iprem procederá à transferência dos servidores, aposentados ou pensionistas mais idosos do Funfin para o Funprev até o montante do custo atuarial dos transferidos igualar o superávit atuarial obtido com o aporte de ativos, garantindo um índice de cobertura de pelo menos 1,02 (um inteiro e dois centésimos). 

         § 6º. Fica o Iprem autorizado a contratar instituição, inclusive financeira, para a estruturação e administração de fundos de investimento adequados, segundo a legislação vigente, objetivando a geração de renda ou monetização dos bens e direitos de que trata este artigo. 

  EMENDA MODIFICATIVA:

     6º. Fica o Iprem obrigado a contratas instituição financeira, mediante chamamento público, para a estruturação e administração de fundos de investimentos adequados, segundo a legislação vigente, objetivando a geração de renda ou monetarização dos bens e direitos de que trata este artigo.

   § 7º. As cotas dos fundos de investimentos estruturados com a finalidade de monetização dos bens e direitos do RPPS poderão ser integralizadas mediante a transferência direta da titularidade destes bens e direitos ao respectivo fundo. 

     § 8º. As despesas decorrentes da estruturação dos fundos de investimentos, de que trata este artigo, poderão ser custeadas pelo Tesouro do Município ou por recursos da Taxa de Administração do Iprem, facultado o ressarcimento futuro pelos próprios fundos de investimentos. 

 § 9º. O Iprem, conjuntamente com o Comitê de Investimento, encaminhará relatórios trimestrais ao Conselho Deliberativo, sobre o desempenho dos fundos de que trata este artigo.

     § 10. Os imóveis de uso especial aportados ao Funprev nos termos do § 2º serão transferidos para Fundo Especial de Natureza Pública, administrado pelo Iprem, podendo este contratar instituição especializada para a gestão do patrimônio recebido, aplicando-se, no que couber, o disposto nos §§ 8º e 9º deste artigo.

     § 11. Fica autorizada a Prefeitura do Município de São Paulo, por meio de seus órgãos, a locar os imóveis, para seu uso, que tenham sido objeto de transferência para o Funprev e objeto de monetização por intermédio do Fundo Especial de que trata o § 10 deste artigo. 

  § 12. O valor mensal das contrapartidas de que trata o § 11, que poderá incluir pagamento por serviços de manutenção predial, deverá ser baseado em percentual do valor de avaliação dos respectivos imóveis no ano de início da locação, nos termos de regulamento do Poder Executivo, devendo ser atualizado periodicamente ou sempre que for feita reforma ou ampliação do imóvel. 

     § 13. A Prefeitura do Município de São Paulo fica autorizada a oferecer como garantia dos contratos de locação e serviços de que tratam os §§ 11 e 12 deste artigo, seus créditos de ICMS – Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços, perante a Secretaria de Fazenda do Governo do Estado de São Paulo e do FPM – Fundo de partição dos Municípios, perante a Secretária do Tesouro Nacional. 

 § 14. A contrapartida de que trata o § 11 poderá ser paga antecipadamente podendo o contrato ser realizado com prazo renovável de até 10 (dez) anos.

     § 15. Fica aportado para o RPPS o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem e que vier a ser recebido desde a data da promulgação desta emenda à Lei Orgânica até 31 de dezembro de 2055. 

     § 16. Sempre que constatado em laudo superávit atuarial no Funprev e déficit atuarial no Funfin, o Iprem procederá, atendida a legislação vigente, à transferência dos servidores, aposentados ou pensionistas mais idosos do Funfin para o Funprev até o montante do custo atuarial dos transferidos igualar o superávit atuarial observado.

     § 17. O Comitê de Investimento de que trata o § 9 deste artigo observará os demais normativos aplicáveis à matéria, inclusive os emanados do ente regulador federal. 

     Art. 38. Até que entre em vigor lei que altere o regime de previdência complementar do Município de São Paulo de que trata a Lei nº 17.020, de 27 de dezembro de 2018, os servidores municipais participantes do RPPS que tenham ingressado no serviço público em data anterior a 27 de dezembro de 2018 poderão, mediante prévia e expressa opção, aderir ao regime de previdência complementar, observado o disposto neste artigo. 

     § 1º. Os servidores que fizerem a adesão de que trata o caput deste artigo que estiverem no Funfin, serão imediatamente transferidos para o Funprev, cabendo ao Município efetuar o aporte financeiro ou de bens e direitos que cubram o custo atuarial de cada servidor transferido ao Funprev, no prazo máximo de até 35 (trinta e cinco) anos. 

     § 2º. Caso o Funprev esteja com superávit atuarial, o Município fica dispensado de efetuar aporte financeiro ou de bens e direitos de que trata o § 1º deste artigo. 

     § 3º. O Funprev transferirá ao Regime de Previdência Complementar - RPC, de que trata a Lei nº 17.020, de 2018, em benefício dos participantes de que trata o caput deste artigo, no momento da aposentadoria do servidor ou do pedido de pensão por morte no RPPS do Município de São Paulo, montante correspondente ao valor de 7,5% (sete virgula cinco por cento) sobre as bases de cálculo de contribuições mensais que excederam o limite máximo estabelecido para os benefícios do RGPS, desde a sua entrada em exercício no município até a adesão ao RPC, de acordo com os seguintes parâmetros:

     I – atualização pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) até a data da adesão ao RPC; e, 

     II – atualização mensal, após a adesão ao RPC e até a data da transferência de que trata o “caput”, pela variação observada para o índice de mercado IMA-Geral, divulgado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – Anbima ou pela respectiva meta atuarial do Funprev nos períodos para os quais não tenha havido divulgação do IMA-Geral. 

    § 4º A adesão ao regime de previdência complementar de que trata este artigo deverá ter início até 90 (noventa) dias após a promulgação desta Emenda à Lei Orgânica, ficando disponível aos servidores pelo prazo de 2 (dois) anos.” (NR) 

     Art. 3º. O Poder Executivo disciplinará o disposto nesta Emenda à Lei Orgânica, para seu fiel cumprimento. 

     Art. 4º. Esta Emenda à Lei Orgânica entrará em vigor 90 (noventa) dias após sua promulgação.

     EMENDA MODIFICATIVA:

     Art. 4º. Esta emenda à Lei Orgânica entrará em vigor 120 (cento e vinte) dias após a sua promulgação.


A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA
Presidente

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