Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo

07/10/2025 – Começa o 34º Congresso de Educação do SINPEEM, no Centro de Convenções do Distrito Anhembi


   Começou nesta terça-feira, 07/10, o 34º Congresso de Educação do SINPEEM, que será realizado até sexta-feira, 10/10. Com o tema Escola pública: enfrentamentos, resgate e reinvenções, o evento reúne cerca de quatro mil delegados eleitos em seus locais de trabalho, no Centro de Convenções do Distrito Anhembi.

   No início da manhã, os delegados foram recepcionados, no credenciamento, com a música ambiente do saxofonista Zico Oliveira. Seguindo com a apresentação da banda A Finada Fanfarra Eterna, que tocou clássicos da MPB e o Hino Nacional, no auditório Celso Furtado.

   Além do presidente Claudio Fonseca, compuseram a mesa de abertura do congresso Flávia Bischain, da Coordenação Nacional e Setorial de Educação; Masé Bettini dos Santos, vice-presidente do Sindicato dos Supervisores de Ensino no Magistério Oficial no Estado de São Paulo (Apase); Nivaldo Santana, da Central dos Trabalhadores(as) do Brasil (CTB); Maria Claudia de Almeida Viana Junqueira, diretora o Instituto de Estudos Educacionais Sud Mennucci, do Centro do Professorado paulista (CPP); José Carlos Bueno do Prado (Zezinho), secretário de funcionários escolares da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); Lucas Araújo, chefe da Assessoria de Relações de Trabalho da Secretaria Municipal de Gestão (SMG); Orlando Silva, deputado federal; Norma Lúcia Andrade dos Santos, presidenta do Sindicato dos Especialistas no Ensino Público de São Paulo (Sinesp); Claudete Alves, presidenta da Sindicato dos Profissionais em Educação Infantil da Rede Municipal de São Paulo (Sedin); e Valentina Macedo, presidente da União Metropolitana dos Estudantes (Umes).

   Todos os convidados enalteceram a iniciativa do SINPEEM em realizar um grandioso congresso, que tem como finalidade, além da formação continuada dos docentes, gestores e profissionais dom Quadro de Apoio, debater os principais desafios da educação com os recorrentes ataques que vem sofrendo pelo governo do prefeito Ricardo Nunes.

   “O congresso do SINPEEM é um momento importante e necessário para unir forças para lutarmos. Queremos a constituição do grupo de trabalho para discutirmos as nossas reivindicações sobre condições de trabalho, questões salariais e funcionais, saúde e segurança dos profissionais de educação”, ressaltou o presidente Claudio Fonseca, lembrando que o SINPEEM nunca foi omisso e que jamais se furtará da luta ao falar da necessidade de derrubada do confisco previdenciário, de preservação da Jeif para os readaptados e da participação do sindicato na manifestação que será realizada em Brasília, no dia 29/10, contra a reforma administrativa, que retira direitos dos trabalhadores e precariza os serviços públicos oferecidos à população.  


DELEGADOS APROVAM O REGIMENTO DO CONGRESSO

   Para dar início oficialmente ao evento, os delegados aprovaram o Regimento do evento. Na sequência, teve início o painel com tema homônimo do congresso, com a participação dos palestrantes Angélica Lovato, Glaucia Brito e José Sérgio Fonseca de Carvalho.

   No intervalo do almoço, assistiram aos shows do Projeto Musicando, no espaço da 21º Mostra de Arte e Cultura (MAC), e do cantor e compositor Chico César, no auditório Celso Furtado. 
Como atividades culturais fixas, o 34º Congresso oferece aos participantes oficina de pintura com argila, com Leandro Júnior; oficina de instrumentos musicais, com Barulho Max; e a Desenha Raul, exposição de caricaturas que homenageia os 80 anos do cantor Raul Seixas.


GRUPOS DE INTERESSE COM TEMAS VARIADOS

   O período da tarde foi destinado a nove grupos de interesse, que debateram a destruição da educação por meio das escolas cívico-militares, terceirizações e privatizações; a questão étnico-racial, direitos de aprendizagem, mercantilização da educação, laicidade do Estado, proibição do uso de celulares em sala de aula, ideologia e as novas tecnologias, empoderamento das mulheres e combate ao capacitismo.

   Nesta quarta-feira, 08/10, os delegados participarão da primeira plenária, no período da manhã, para debater o Texto Referência e as emendas apresentadas por vários grupos, para debater e aprovar as ações do SINPEEM, em defesa da educação pública, laica, estatal e de qualidade para todos, em todos os níveis e modalidade de ensino, ainda para este ano e para 2026.



A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA

Presidente



Fotos: Graça Donegati                 Clique nas imagens para ampliar                     

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home