09/10/2025 - 34º Congresso: delegados aprovam o Plano de Lutas para 2025 e 2026
O nosso congresso, em sua 34ª edição, não é uma instância político-partidária como querem muitos grupos violentos que dele participam. É sim uma das principais instâncias de deliberação dos profissionais de educação da rede municipal de ensino de São Paulo, reconhecido nacionalmente como um dos maiores e mais importantes eventos do setor.
Com a participação de cerca de quatro mil delegados, eleitos por seus pares em seus locais de trabalho, o congresso não se restringe às questões políticas sindicais. É um espaço rico de formação continuada e de interatividade, com a troca de experiência entre os seus participantes, que representam todas as unidades educacionais da rede, com a realização de 37 grupos de interesse, que reúnem palestrantes de todo o país para debater os mais variados temas, que permeiam o dia a dia no chão da escola dos docentes, gestores e pessoal do Quadro de Apoio. O congresso também é um espaço de cultura, com exposição de artes plásticas e apresentações musicais muito elogiadas pelos delegados, tendo em vista que eles não têm esta vivência no cotidiano escolar.
No entanto, desde o início dos trabalhos, na terça-feira, 07/10, um grupo de oposição à categoria tem afirmado que os congressos do SINPEEM devem ser resumidos ao debate político e sindical, defendendo a exclusão da programação deste importante evento para a educação municipal, da realização dos grupos de interesse e das atividades culturais, indo totalmente na contramão do desejo dos delegados, que a cada ano elogiam e defendem a manutenção da dinâmica, da organização e da logística estabelecidas pela Comissão do Congresso para o evento.
E, nesta quinta-feira, 09/10, infelizmente, este grupo partiu para a violência contra a categoria, invadindo o palco e tumultuando a plenária na tentativa de impedir a votação e aprovação do nosso Plano de Lutas, composto por encaminhamentos e o calendário que nortearão as ações do SINPEEM ainda em 2025 e em 2026.
NÃO CONSEGUIU. Apesar das atitudes violentas e totalmente desrespeitosas, que prejudicam os genuínos profissionais de educação que, de fato, lutam em defesa dos nossos direitos e por melhores condições de vida e trabalho, o Plano de Lutas foi aprovado, com encaminhamentos sobre o posicionamento e luta do SINPEEM voltados às conjunturas internacional, nacional e municipal, política educacional; valorização salarial com aumento real, contra a política de subsídio e pela manutenção de direitos; direitos funcionais de carreiras e benefícios, atendimento médico-hospitalar, campanhas e calendário de lutas para 2025 e 2026.
"A resistência dos verdadeiros delegados(as) ao congresso venceu", afirmou o presidente Claudio Fonseca.
As resoluções do congresso serão divulgadas em breve para todos os associados nos nossos canais de comunicação.
O 34º Congresso do SINPEEM termina nesta sexta-feira, 10/10, com a realização de nove grupos de interesse que irão debater inteligência artificial, gênero e sexualidade na educação básica, militância digital, educação e democracia, educação infantil, educação e ancestralidade, entre outros temas.
Na programação cultural, apresentação do cantor Rodrigo Vianna e da banda Barão Vermelho, que encerrará o evento.
A DIRETORIA
CLAUDIO FONSECA
Presidente
Fotos: Fernando Cardozo e Graça Donegati Clique nas imagens para ampliar
×