O sentido recriado nos romances

     Em o Sentido Recriado a autora Hilda Gouveia de Oliveira anotou as características mais representativas das mudanças sofridas pelo romance ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX, utilizando as obras Gulliver´s Travels, de Jonathan Swift; Tristram Shandy, de Laurence Sterne; romancistas ingleses do século XIX; e os romances O Guarani, O Tronco do Ipê e Senhora, de José de Alencar; A portrait of the artist as a young man, de James Joyce; The Sound and the Fury e Light in August, romances de William Faulkner e ainda Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez.

     O primeiro ensaio cogita sobre a permanência e/ou morte da ficção romanesca e vistoria o caminho realizado pelo romance a partir de seus primórdios, no século XVII, até o início do século XXI.

     A autora

     Hilda Gouveia de Oliveira é mestre em Literatura Inglesa pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado em Teoria Literária pela UFRJ.

     Alguns livros publicados: "Os Sete Tempos" (romance), "Estrutura dos Processos Descritivos", "Os Distraídos" (romance), "Maravilha Oito" (conto), "Mrs Dalloway: uma unidade estrutural" (ensaio crítico) e "O Longo Curso do Minuto" (romance).

     SERVIÇO 

     O Sentido Recriado, UBE & Scortecci, 277 páginas.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home