03/03/2010 - INFORMATIVO SINPEEM

03 de março de 2010 

CAMPANHA SALARIAL 2010:
SINPEEM REALIZARÁ ASSEMBLEIA GERAL DIA 13/03
 

03/03/2010 – O SINPEEM realizará no dia 13 de março assembleia geral para submeter à aprovação da categoria a pauta de reivindicações da campanha salarial de 2010 que será entregue ao governo. Debateremos e decidiremos também todos os encaminhamentos em defesa de nossos direitos e reivindicações.

Portanto, é importante que a discussão seja realizada nas unidades sobre quais atividades e ações de luta devemos utilizar na campanha para pressionar o governo a nos atender.

Os representantes, conselheiros e diretores do sindicato têm papel importante a realizar até a assembleia nesta discussão e mobilização para a participação da categoria, não só nesta assembleia, mas em toda as lutas que realizaremos na campanha salarial. Participem! O sindicato somos todos nós!

A assembleia geral será às 14 horas, no Centro de Formação do SINPEEM (rua Guaporé, 240, Metrô Armênia).


PAUTA FOI APROVADA POR REPRESENTANTES E CONSELHEIROS

A pauta de reivindicações dos profissionais de educação da rede municipal de ensino foi aprovada, como indicativa, nas reuniões de representantes sindicais e do Conselho Geral do SINPEEM, ocorridas,  respectivamente, nos dias 22 de fevereiro, na Casa de Portugal, e 26 de fevereiro, no Centro de Formação do SINPEEM.

Veja as reivindicações:

- alteração da atual lei salarial para que seja ampliado o percentual mínimo de receitas correntes destinados às despesas com pessoal;

- exigir que sejam aplicados pelo menos 54% das receitas correntes com despesas de pessoal;

- exigir que os gastos com pessoal terceirizado não sejam considerados para efeitos de cálculo de gastos com pessoal da Prefeitura;

- piso salarial não inferior ao valor fixado pelo Dieese;

- aplicação do índice necessário para o alcance do piso reivindicado em todas as tabelas de vencimentos do Quadro dos Profissionais de Educação e para os demais servidores públicos;

- aplicação de 21,57% sobre os padrões, a título de incorporação do valor integral das gratificações criadas em 2006, eliminando complementos hoje necessários para atingir os atuais pisos;

- aplicação de 40% sobre o atual valor do vale-alimentação e sua extensão para os aposentados e pensionistas;

- extensão dos ganhos judiciais da ação dos 81% para todos os servidores, independentemente da data de início de exercício na Prefeitura e pagamento dos precatórios;

- recadastramento e pagamento retroativo dos ganhos judiciais para os agentes escolares, agentes de apoio e integrantes do quadro do magistério que mudaram de CL;

- pagamento dos salários no banco de opção do servidor;

- revisão dos critérios para concessão e valores dos adicionais de difícil acesso, insalubridade e noturno;

- redução da jornada de trabalho do quadro de apoio (agente escolar),

- agente de apoio, vigias, auxiliares técnicos, auxiliares de secretaria e secretários de escolas) e dos gestores, para 30 horas semanais, sem redução de salários;

- integração dos agentes de apoio ao Quadro dos Profissionais de Educação;

- direito de incorporação por exercício da Jeif, cargos ou funções com cinco anos de exercício continuado ou não, para fins de aposentadoria;

- afastamento remunerado e redução da carga horária de trabalho para estudar;

- ampliação da quantidade de níveis e graus das tabelas de vencimentos do quadro do magistério e do quadro de apoio;

- ampliação de 6,5% para 10% entre um grau e outro e um nível e outro da tabela de vencimentos;

- isonomia entre ativos, aposentados e readaptados;

- reorganização das carreiras que compõem o Quadro de Apoio;

- alteração da denominação dos atuais agentes escolares e agentes de apoio para auxiliar técnico de educação, com enquadramento nas referências próprias deste cargo, sem qualquer redução de vencimento padrão;

- enquadramento dos ATEs por evolução funcional e pagamento por diferença por exercício de função;

- cumprimento imediato do enquadramento dos agentes escolares por evolução funcional;

- fim das terceirizações e realização de concurso para os cargos das carreiras do quadro de apoio;

- organização do cargo de ATE em três classes distintas com reconhecimento e manutenção das atribuições das classes I e II, previstas no Edital do Concurso;

- não-vinculação da aplicação de qualquer direito à disponibilidade financeira da Prefeitura;

- regulamentação e pagamento retroativo da Gratificação por Local de Trabalho;

- fim dos descontos no PDE decorrentes de faltas abonadas e licenças médicas e a incorporação deste prêmio aos padrões de vencimentos;

- alteração dos módulos, com a ampliação de docentes e pessoal do quadro de apoio, considerando as especificidades de cada unidade quanto à quantidade de turnos, salas, aulas, número de alunos e alunos com necessidades especiais;

- enquadramento por habilitação, a partir da investidura no cargo;

- direito de enquadramento por evolução e promoção para os comissionados estáveis e não-estáveis;

- garantia de participação em Projeto Especial de Ação (PEA) a todos os professores, incluindo os readaptados, independentemente de estarem ou não em regência;

- garantia de inclusão na Jeif a todos os professores que por ela optarem;

- direito de recesso em julho para os CEIs;

- direito de intervalo para os professores de CEIs;

- cumprimento da lei que dispõe sobre o direito de aposentadoria do magistério para os gestores;

- regulamentação do direito de opção pela transformação do cargo de PDI em professor de educação infantil e ensino fundamental I;

- retorno dos CEIs indiretos para a rede direta.
 
 

SAÚDE DO TRABALHADOR:

- melhoria das condições e atendimento no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM);

- extensão do direito de utilização do HSPM para filhos com necessidades especiais de qualquer idade;

- descentralização do atendimento ambulatorial, com especialidades médicas, exames por imagens e laboratoriais;

- atendimento médico domiciliar para servidores que apresentam incapacidade de locomoção;

- implementação de medidas voltadas à prevenção e assistência à saúde do servidor;

- reconhecimento das doenças profissionais;

- distribuição gratuita de medicamentos para os servidores.
 
 

EDUCACIONAL E FORMAÇÃO:

- ampliação da rede física escolar para atendimento integral à demanda existente na educação infantil, no ensino fundamental regular e na Educação de Jovens e Adultos;

- redução do número de alunos por sala/turma;

- adequação de todos os prédios ao uso de sua finalidade, garantindo acessibilidade e todos os recursos tecnológicos necessários;

- alteração da lei, para que seja restabelecida a aplicação de 30% exclusivamente na manutenção e desenvolvimento do ensino, nos termos que determina a LDB;

- alteração das atuais formas de desenvolvimento das jornadas de trabalho, para que individualmente e coletivamente seja possível o trabalho docente. Estudo, desenvolvimento e execução de projetos;

- criação de espaços de incentivo à leitura a ao estudo individual, como condições especiais na direção do aprimoramento do trabalho educativo e da superação pessoal dos profissionais de educação;

- criação de um Centro de Formação em cada DRE adequadamente equipado com materiais educativos, biblioteca, videoteca, entre outros recursos, como espaços de produção coletiva de novos conhecimentos sobre a escola, a sala de aula, os processos educativos, novas metodologias, novas formas de organizar a sala de aula e o trabalho pedagógico, de modo a transformar as condições da escola pública e da educação;

- adoção de política de formação continuada articulada com a construção coletiva do projeto político-pedagógico da escola, com a participação dos professores, gestores, pessoal de apoio, estudantes, pais e movimentos sociais;

- valorização da formação dos servidores, com reconhecimento dos cursos promovidos pelos sindicatos para fins de evolução funcional;

- reorganização do currículo, do espaço físico e dos equipamentos escolares na perspectiva de rever criticamente os processos de conhecimento em desenvolvimento nas escolas de educação infantil, de educação especial e de ensino médio, avaliando o desenvolvimento da concepção de infância nos agrupamentos da educação infantil, sua articulação com o ensino fundamental com duração de nove anos;

- incentivo e valorização aos projetos de trabalho e investigação que tenham como objetivo o acesso ao conhecimento, o desenvolvimento de novos métodos no trato do currículo escolar, novas alternativas metodológicas em sala de aula, utilização de novas linguagens, multimídias e informática nos processos pedagógicos e de ensino/aprendizagem e as múltiplas dimensões da formação humana.  

PARTICIPE! A UNIÃO DA CATEGORIA
É FUNDAMENTAL PARA PRESSIONAR O GOVERNO
A ATENDER ÀS NOSSAS REIVINDICAÇÕES
.

ASSEMBLEIA GERAL
DIA 13 DE MARÇO, ÀS 14 HORAS
LOCAL: CENTRO DE FORMAÇÃO DO SINPEEM
(RUA GUAPORÉ, 240, METRÔ ARMÊNIA
) 

DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO

Em 16 de março, o sindicato participará do Dia Nacional de Luta convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que realizará mobilizações em todo o país em defesa do piso salarial nacional para os educadores.

Veja também o Clipping Educacional: /lermais_materias.php?cd_materias=4020 

A DIRETORIA 

CLAUDIO FONSECA
Presidente

http//twitter.com/sinpeem_oficial
http//twitter.com/pclaudiofonseca

 

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