26/10/2010 - 21° Congresso do SINPEEM: primeiro dia reúne mais de quatro mil delegados

     Começou hoje o 21° Congresso de Educação do SINPEEM – “A necessária opção pela escola pública”, no Palácio das Convenções Anhembi. Na abertura do evento, os delegados assistiram à apresentação do Coral Vozes do CEU, formado por alunos do CEU Jaçanã e da Emef Martin Francisco.

     O presidente do SINPEEM, Claudio Fonseca, enfatizou a importância do Congresso, que reúne docentes, gestores e quadro de apoio, como fator preponderante para o debate sobre as reivindicações da categoria que visam a melhoria da qualidade do ensino, não só na cidade de São Paulo, mas em todo o país.

     Durante o primeiro painel do congresso, os palestrantes Pedro Demo, professor Emérito da Universidade de Brasília; César Minto, professor da Faculdade de Educação da USP; Bernard Charlot, professor visitante na Universidade Federal de Sergipe; e Mônica Gardelli Franco, pedagoga e doutora em Educação e Currículo pela PUC, falaram sobre o tema central do Congresso.

     César Minto lembrou que professor tem papel fundamental no processo ensino/aprendizagem e que tem de ser valorizado tanto na questão salarial como nas condições de trabalho.

     Para Mônica Gardelli, a escola pública é a melhor instituição educativa existente, porque atende a todos, independentemente da classe social. “No entanto, criou-se uma visão constituída em um parâmetro de avaliações que distorcem a realidade”, afirmou.

     Depois do painel, os delegados assistiram aos shows de Vini Marques, no hall nobre, e do cantor Arnaldo Antunes, no Grande Auditório. Também puderam prestigiar a 8ª Mostra de Arte e Cultura (MAC), que neste ano tem Cleber Ferreira como artista convidado.

     À tarde, as discussões abordaram a valorização profissional, qualidade da educação infantil, consumismo na infância, administração de ritmos de aprendizagem e Matemática.

     Até o dia 29 de outubro, sexta-feira, os diversos palestrantes convidados vão debater, com os mais de quatro mil delegados, questões como dificuldade de aprendizado, educação infantil, dislexia, bullying, educação ambiental, cinema, medicalização na escola, projetos educacionais, entre outros temas.


A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA
Presidente


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home