28/01/2011 - Representantes 2011: reunião será centralizada, dia 15/02/2011, às 9h30, na Casa de Portugal

Colega representante, 


Se compararmos os índices de reajuste obtidos por diversas categorias dos setores público e privado com o que foi conquistado pelo SINPEEM para os profissionais ativos, aposentados e readaptados da educação municipal, constataremos que nenhuma obteve 37,5% acumulados entre 2008 e 2010.

É fato que, para chegarmos a este total de reajuste, ainda aquém do que reivindicamos, e também a outros direitos que foram conquistados para os agentes escolares (evolução funcional), ATEs (ampliação da quantidade de referências e enquadramento para evolução), ex-adjuntos (JBD como jornada do cargo, lotação na unidade e direito de opção pela Jeif), titulares (JBD como jornada do cargo e direito de opção à Jeif), professor de educação infantil (direito às férias coletivas em janeiro, hora/atividades, reuniões pedagógicas e permanência de remanescentes na unidade), gestores (aposentadoria do magistério), entre outros, tivemos de unir, organizar e mobilizar a categoria para pressionar o governo a negociar.

Em 2010, concluída a aplicação das três parcelas referentes à incorporação das gratificações, que resultou em 37,5% sobre os padrões de cada um dos professores, gestores e quadro de apoio, lutamos e conseguimos pressionar o governo a negociar a elevação do valor do piso salarial dos profissionais de educação ativos, aposentados e readaptados dos Quadros do Magistério e de Apoio à Educação.

Apesar da enorme resistência do governo, graças às mobilizações e à capacidade de negociação do SINPEEM, arrancamos esta conquista, com o bônus complementar e o compromisso, que virou lei aprovada pela Câmara Municipal, que assegura também a sua incorporação, que implicará, ao final da aplicação das três parcelas de 10,19%, em 33,79% de reajuste para todos.

Novamente, se compararmos com qualquer outra categoria, nem servidores e demais trabalhadores ativos e muito menos os aposentados conquistaram algo parecido: reajuste anual acima da inflação, garantido em lei, para os próximos três anos.

Sem dúvida, merecemos muito mais, mas ninguém ignora que nenhuma categoria conquistou, nos últimos anos, os índices de reajustes e outros benefícios e direitos conquistados pela persistente luta do SINPEEM.

Nossa luta em defesa da escola pública, contra as terceirizações, isonomia entre ativos e aposentados, saúde e segurança no trabalho e valorização salarial e profissional é permanente. Continuaremos pressionando pela elevação do valor do piso, ampliação das referências para os docentes e gestores, com índices que reponham perdas e aplicação de aumento real, redução do número de alunos por sala de aula, recesso em julho para os CEIs, reorganização da evolução funcional para os ATEs e agentes escolares, expansão das matrículas em EJA, aposentadoria do magistério para os readaptados, entre outros.




Desta forma, temos a necessidade de iniciarmos as atividades debatendo em cada unidade a nossa pauta de reivindicações e as formas de pressão e luta que realizaremos. A eleição do representante sindical do SINPEEM em cada unidade é indispensável para fortalecer o sindicato, aumentar a organização da categoria e obter mais vitórias.



Não há impedimento de reeleição, mas, já na primeira reunião, que será realizada no dia 15 de fevereiro,  às 9h30, participarão, exclusivamente, os representantes eleitos neste ano, desde que a unidade entregue a Ata devidamente preenchida ao SINPEEM. A dispensa de ponto para participação nas reuniões está garantida pela SME.



Reiteramos nosso pedido a você que foi ou pretende ser representante que ajude seus colegas na eleição do representante de sua unidade. Fortaleça a representatividade da nossa categoria e amplie as possibilidades de mais conquistas. Afinal, o sindicato somos todos nós!

Assim que o representante sindical do SINPEEM for eleito, solicitamos que preencha a Ata que está recebendo – também enviada para as escolas e disponível no nosso site (
www.sinpeem.com.br) para impressão – e a envie imediatamente pelos Correios (avenida Santos Dumont, 596, Ponte Pequena, CEP 01101-080) ou a entregue na primeira reunião de representantes, em 15 de fevereiro, na Casa de Portugal.

Lembramos que os representantes de 2010 que não forem reeleitos não participarão da reunião.


IMPORTÂNCIA DO REPRESENTANTE SINDICAL DO SINPEEM

O representante sindical do SINPEEM é elemento fundamental na discussão com os colegas de sua unidade e na aprovação das pautas de reivindicações. Sem a atuação dos representantes que temos espalhados por todas as unidades da rede certamente não teríamos as mobilizações para os atos, manifestações e paralisações que realizamos e que foram fundamentais para pressionar o governo a negociar e atender a muitas das nossas reivindicações.

ELEJA O REPRESENTANTE DE SUA UNIDADE

Você que atuou como representante sindical eleito em 2010 está recebendo a ATA para a eleição dos representantes deste ano. Por sua experiência, sabe que é imprescindível realizá-la já nos primeiros dias do ano letivo. Assim, pedimos todo o seu empenho para reunir os colegas e proceder democraticamente na escolha.

NENHUMA ESCOLA SEM REPRESENTANTE

O SINPEEM é o maior e o único sindicato que representa exclusivamente os docentes, gestores e quadro de apoio do ensino municipal de São Paulo e há mais de 20 anos vem travando uma luta ininterrupta em defesa da categoria. Por isso, eleger representantes do SINPEEM em todas as unidades de trabalho é fundamental para a defesa dos direitos individuais, coletivos e reivindicações da categoria.

VEJA O CALENDÁRIO DE REUNIÕES DE 2011:


    15 de fevereiro           01 de abril            22 de junho   

 24 de agosto          03 de outubro     01 de dezembro


CATEGORIA UNIDA, SINDICATO FORTE!


A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA
Presidente

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home