Projeto Pedagógico - África – História e Cultura

Esse trabalho foi idealizado a partir de reflexões sobre a questão étnica e social em nossa escola e sobre a miscigenação do povo brasileiro, em particular a de nossos alunos.

Amparadas na Lei n° 10.639/03-MEC, “que institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio” (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, p.8/2005) e com o apoio da coordenadora da EMEF.Comandante Gastão Moutinho, Ethel Cristina Fernandes de Souza Dias , buscamos desenvolver um projeto voltado para nossas raízes, resgatando a cultura e história da África, para com isso, entendermos nossa relação estreita com esse continente e identificarmos a nossa identidade afro-brasileira.

Ao estudar a África não se pode entender “como volta ao passado, mas como necessidade fundamental para construção de uma identidade própria” (Elisa Larkin, p.17/1994), história viva e com uma perspectiva de futuro próspero para todos nós descendentes do continente africano.

 OBJETIVOS:

- Apresentar a história e a realidade da África, pouco conhecida e trabalhada nas escolas.
- Identificar a relação entre África e Brasil e a cultura produzida pelos afro-brasileiros na sociedade nacional.
- Promover o conhecimento e a interpretação das práticas sociais e culturais relativas à questão étnico-racial.
- Dialogar e debater sobre a presença das culturas de matrizes africanas na cultura do Brasil.
- Desconstruir a imagem negativa do africano como povo bárbaro, primitivo e sem cultura.
- Afirmação da identidade étnica dos alunos.
- Promover a auto-estima e o relacionamento saudável e harmonioso entre as diversidades.

 ATIVIDADES:

· Construção de mapas: -localização geográfica do continente e dos países africanos;
- identificação dos países africanos de Língua Portuguesa;
- localização dos países participantes da Copa do Mundo;
- localização de acidentes geográficos (rios, lagos, desertos);
· Oficina de arte: -pesquisa e criação de máscaras africanas;
· Pesquisa sobre:- moda, tecidos, culinária africana;
· Sondagem por questionário: - a intimidade dos alunos com a questão étnica;
 -a existência dos desenhos infantis com personagens negros;
- a visibilidade do negro na mídia (tv, revista, outdoor);
· Leitura de textos /poemas “O Negro em Verso”;
· Leitura do livro: ”Do outro lado tem segredos”; Ana Maria Machado
· Produção de textos poéticos e de painel artístico;
· Palestras: ”Oito objetivos do Milênio”, “A cultura do HIP HOP/RAP”;
· Filmes /documentários (“Vista Minha Pele”, “Cidades dos Homens”, “Hotel Ruanda”).
· Apresentação final: -Abertura com Prof. Doutor da PUC/SP Sado;
- show com banda escolar (EMEF Comandante Gastão Moutinho) e participação de grupos musicais: Rap, mpb,samba e lírico;
- exposição de trabalhos realizados pelos alunos durante o projeto:
- músicas e instrumentos afro-brasileiros;
- poesia negra;
- poemas escritos pelos alunos;
- personalidades negras;
- comidas típicas africanas;
- indumentárias religiosas africanas;

BREVE COMENTÁRIO:

Essa iniciativa não pretende ser uma ação isolada, mas ser algo permanente,dialogando e debatendo com todos os envolvidos no processo de busca da  identidade cultural brasileira  (alunos, educadores, profissionais de diversas áreas e comunidade) as causas e efeitos produzidos a partir deste trabalho.

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