Comunicado nº 79 (DOC de 07/02/2014, páginas 42 e 43)
O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais,
conforme o que lhe representou o diretor da Diretoria de Orientação Técnica
(DOT), COMUNICA aos educadores da rede municipal de ensino de São Paulo a
realização do CURSO OPTATIVO ONDAS DO VÍDEO.
Justificativa
A educação escolar é responsável por ações sistemáticas de ensino, que promovem aprendizagens dos alunos na direção da apropriação de conhecimentos fundamentais para a cidadania. Cumprir essa função social hoje, envolve também o desafio de trazer para o currículo a discussão sobre o papel das ferramentas sociais de comunicação, na gestão dos conhecimentos que são veiculados na escola. A escola da sociedade do conhecimento, busca nas linguagens midiáticas, a ampliação de acesso à informação e ao tratamento destas informações.
Incorporá-las ao dia a dia, como estratégia para o ensino/aprendizagem, permite a produção colaborativa, estimula o desenvolvimento das
competências comunicativas, promove a autonomia, a criatividade e o estímulo na
produção de conhecimento significativo na comunidade escolar. Neste sentido, a proposta
do curso Ondas do Vídeo visa formar educadores para atuarem junto aos alunos
para produção de vídeo na escola.
Objetivos
Formar professores para orientar na mediação da comunicação nas U.E,
tendo como finalidade: Contribuir para o desenvolvimento das competências
comunicativas dos alunos e da competência leitora e escritora; Promover o
protagonismo infantojuvenil por meio do trabalho com a linguagem audiovisual através da produção de vídeo escolar.
Metodologia
I. DIDÁTICO-PARTICIPATIVAS
- Discussões, debates mediados e produção coletiva de textos reflexivos
de forma presencial e a distância, dentro da temática desenvolvida.
- Aprendizagem vivencial visando o domínio de recursos tecnológicos
analógico-digitais referentes à produção midiática em todas as linguagens
(texto, rádio, vídeo etc.).
- produção midiática coletiva, explorando todos os gêneros e formatos
usuais de comunicação: ficcional, documental, jornalístico, publicitário e
outros.
II. DIDÁTICO-EXPOSITIVAS
- Leituras e comentários de textos ligados à temática desenvolvida.
- Apresentação de conceitos ilustrados por áudio, vídeos, imagens
estáticas e animadas, hipertexto ou qualquer outra ferramenta que se faça
necessária para dinamizar o processo e despertar questões ligadas a
multisensorialidade humana.
III.
AUTOFORMATIVAS
- Planejamento de ações, registro e avaliação de produtos e resultados
de projetos em contextos pertinentes à realidade específica de cada cursista.
- Leitura crítica (com fichamento) de textos e obras essenciais para a
compreensão dos temas tratados.
- Demais atividades de pesquisa voltadas à preparação de seminários e
trabalhos em grupo.
Conteúdo
I. Concepção e projetos em vídeo
Objetivo: promover o protagonismo infantojuvenil por meio da TICs;
Linguagem: Linguagem impressa e digital.
Suporte: Jornal Mural e site da escola (Portal SME)
II. Narratividade e roteirização
Objetivo: ampliar redes sociais de aprendizagens
Linguagem digital
Suporte: site da escola (Portal SME), blog, redes sociais.
III. Fotografia e movimento: planos, decupagens e iluminação
Objetivo: promover a cultura da paz.
Linguagem audiovisual
Suporte: blog/podcast e rádio/vídeo
IV. Planejamento e produção: mapa de produção, divisão
de trabalho, viabilização.Objetivo: ampliar a base de conhecimento, visando o aumento da
efetividade das ações promovidas no ambiente escolar;
Linguagem audiovisual
Suporte: podcast, rádio/vídeo
V. Gravação: práticas em ambientes internos e externos
Objetivo: possibilitar o desenvolvimento da expressão comunicativa na
consolidação do ecossistema educomunicativo.
Linguagem audiovisual
Suporte: rádio/vídeo
VI. Edição: conceito e prática
VII. Edição: finalização de trabalhos
Público alvo: professor
de educação infantil, professor de educação infantil
e ensino fundamental I, professor de ensino fundamental II e médio,
supervisor escolar com proposta para desenvolver produção de vídeo na escola
Carga horária: 24 (vinte e quatro) horas presenciais
Cronograma – horário:
DRE –
Ipiranga (Turma 1)
Horário: 09h às 13h
Dias: 15/02, 22/02, 08/03, 15/03, 22/03 e 29/03 (sábados)
Local: Laboratório de informática DRE Ipiranga, Rua Leandro Dupret, 525 – Vila
Clementino
Regência: Mariza de Almeida Pinto
DRE – Butantã (Turma 2)
Horário: 09h às 130h
Dias: 15/02, 22/02, 08/03, 15/03, 22/03 e 29/03 ( Sábados)
Local: Laboratório de informática DRE Butantã, Rua Manoel Jacinto, 249 – Vila
Sônia
Regência: Carlos Eduardo Rodrigues Fernandez
DRE – São Mateus (Turma 3)
Horário: 09h às 13h
Dias: 15/02, 22/02, 08/03, 15/03, 22/03 e 29/03 (sábados)
Local: Laboratório de informática DRE São Mateus, Avenida Ragueb Chohfi, 1.550
– São Mateus
Regência: Mariza de Almeida Pinto
DRE – Pirituba (Turma 4)
Horário: 19h às 22h
Dias: 06/03, 13/03, 20/03, 27/03, 03/04, 10/04, 17/04 e 24/04 (quintas-feiras)
Local: Laboratório de informática da DRE Pirituba, Rua Aurélia, 996
Regência: Carmen Lúcia Melges Elias Gattás e Carlos Alberto Mendes de Lima
DRE – Jaçanã/Tremembé (Turma 5)
Horário: 19h às 22h
Dias: 20/02, 27/02, 06/03, 13/03, 20/03, 27/03,03/04 e 10/04 (quintas-feiras)
Local: Laboratório de informática da DRE Jaçanã/Tremembé, Avenida Ataliba
Leonel, 1.021 – Santana
Regência: Paola Diniz Prandini e Carlos Alberto Mendes de Lima
Recursos
Materiais: equipamentos de projeção de imagem (datashow), computadores,
máquina fotográfica e filmadora digital.
Avaliação: desenvolvimento de uma produção coletiva em vídeo, para entrega no final
do curso.
Certificados: haverá
certificado para os professores que obtiverem conceito “S” (satisfatório) ou
“P” (plenamente satisfatório), frequência igual a 75% e produção de material ao
final do curso.
Inscrições: as
inscrições serão realizadas entre os dias 10 a 14 de fevereiro de 2014, através
do site do Programa Nas Ondas do Rádio http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/projetos/ondas
Número de vagas: 25 vagas por polo, sendo no máximo 2 inscrições por unidade educacional.
Área promotora: DOT - Programa Nas Ondas do Rádio.