Comunicado nº 92 (DOC de 08/02/2014, páginas 34 e 35)

DE 07 DE FEVEREIRO DE 2014

O secretario municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial, COMUNICA a realização do curso optativo DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS E PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA - ABORDAGENS PARA A INFÂNCIA.
 

JUSTIFICATIVA

A diversidade étnico-racial brasileira deve ser apreendida e usufruída como um fato histórico propiciador de conhecimento cultural, tecnológico e científico. O cumprimento da LDB nº 9.394/96 alterada pelas leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 possibilita a mediação e a construção coletiva entre conteúdos e práticas já existentes contribuindo para o enfrentamento dos conflitos étnico-raciais ocorridos em sala de aula, no âmbito da escola e na sociedade como um todo.

Cabe considerar que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil (2013) mostra que a condição de vida (saúde, educação, trabalho) da população nacional divide-se em dois rankings. Estamos na 66a posição quando se mensura a qualidade de vida das pessoas brancas e caímos para a 103ª posição quando o IDH foca o nível de vida da população negra.

As desigualdades étnico-raciais também ocorrem na mídia e na escola pela propagação de estereótipos que afetam a autoestima das crianças naturalizando o preconceito e as práticas discriminatórias do racismo, do sexismo e de outras formas de violência. Outro dado relevante a ser considerado pela rede municipal de ensino é a crescente presença de imigrantes estrangeiros, que trazem consigo conhecimentos étnicos diversos, a serem transculturalmente propagados na sociedade. Por isso, a formação proposta pela SME-DOT objetiva a construção de um currículo integrador, que necessariamente contemple a Educação para as Relações Étnico-raciais, a partir das práticas já realizadas e construídas na Escola, bem como fomentar diálogos pedagógicos e educomunicativos, com ênfase na Educação Infantil e no 1º ciclo do ensino fundamental.

Para tanto, os encontros propiciarão a elaboração de novas relações entre as diferentes áreas do saber, com o intuito de ampliar as oportunidades do desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

OBJETIVOS

* Contribuir para a compreensão e implementação dos seguintes Marcos Legais: Lei de Diretrizes e Bases Nacionais para a Educação – 9394/96.

* Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Resolução no. 05-17/12/2009.

* Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnicoracial História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena - Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08.

* Educomunicação – Decreto municipal no. 46.211, de 15 de agosto de 2005, em especial, nos seus artigos 2º. . e 3º. – parágrafos I, IV e VI (*).

* Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Cultural, ratificada pelo Brasil – 2005.

* 2011 a 2021 – Década Internacional dos Afrodescendentes, decretada pela Organização das Nações Unidas.

* Propiciar a formação de Educadores(as), Gestores(as), Equipe Técnica, comunidade escolar sobre leitura crítica da mídia e produção de conteúdos.

* Promover a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

CONTEÚDOS

1º Encontro – 18/02/2014

Apresentação dos objetivos da formação

Divisão da turma em Equipes para a realização da 1ª dinâmica sobre a elaboração de um currículo integrador Relato das equipes e aprofundamento conceitual feito pela formadora sobre a Educação Infantil e sua relação com os conceitos Identidade - Ancestralidade - Diversidade Étnico-racial.

Registro das ações - Elaboração conjunta de termo de consentimento esclarecido.

Atividade reflexiva para ser apresentada no 2º encontro - observação midiática.

2º Encontro – 25/02/2014

Apresentação da Atividade reflexiva (do dia anterior) com comentários críticos da formadora e da turma.

Diálogo multidisciplinar. Foco nos Princípios Éticos – Políticos e Estéticos norteadores das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.

Dinâmica/elaboração de planos de aula.

Registro - como redigir um artigo.

3º Encontro – 11/03/2014

Arte Africana e Afro-brasileira - cosmologia transcultural e transdisciplinar.

África contemporânea - para além dos estereótipos Dinâmica musical - registros digitais, imagéticos, sonoros e impressos simultâneos.

Dinâmica literária e poética - registros digitais, imagéticos, sonoros e impressos simultâneos. 

Texto - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-Racial Ensino da Cultura e História Afro-brasileira e Africana.


4º Encontro – 18/03/2014 

Quer brincar comigo? Esta pergunta aparentemente simples tem sido exemplo de situações reais de práticas discriminatórias entre as crianças. Afinal, o brincar pode ser fonte de observação para conhecer melhor o universo infantil.


Serão apresentadas e discutidas as práticas pedagógicas já existentes no cotidiano do trabalho e as possibilidades de intervenção com brincadeiras que favoreçam a Alfabetização e Linguagem, Matemática, Motricidade e Expressão Corporal; bem como estimulem a coletividade, a cooperação e o respeito mútuo.
 

Registro fotográfico - vídeo e textual.

Construindo uma avaliação coletiva e integradora.

METODOLOGIA: as aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais, sobretudo filmes e canções, reflexão e análise de material didático e planejamento de práticas pedagógicas.

PÚBLICO ALVO: diretor de escola, assistente de diretor de escola, coordenador pedagógico, professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, auxiliar técnico de educação e assistente técnico de educação I, coordenador pedagógico de CEI conveniado.

VAGAS: 50 vagas. A realização do curso está condicionada a um número mínimo de dez inscrições por turma e será considerada por ordem de chegada das inscrições.

LOCAL: Diretoria Regional de Educação Campo Limpo, Avenida João Dias, 3.763, Campo Limpo, São Paulo, SP.

 

DATAS: 18/02/2014; 25/02/2014; 11/03/2014; 18/03/2014

HORÁRIO: terças-feiras: 19h30 às 22h30

REGÊNCIA: Profa. Dra. Rosangela Malachias

CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária total de 13 horas, sendo 12 horas presenciais divididas em 04 encontros semanais com duração de 3 horas cada e 1 hora não presencial para realização de atividades propostas pela regente..

INSCRIÇÕES: as inscrição serão individuais, os interessados deverão se inscrever, a partir do dia 10/02/2014 até o dia 14/02/2014, via e-mail: rosouza@prefeitura.sp.gov.br, informando nome completo; RF; vínculo; RG; CPF; padrão; horário de trabalho; cargo e função; unidade de exercício e unidade de lotação. A confirmação da inscrição será por e-mail em até 02 dias úteis.

CERTIFICAÇÃO: farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 100% (cem por cento) e produzirem reflexão escrita sobre prática pedagógica.

OBSERVAÇÃO: os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho.

ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial e Educação Infantil

BIBLIOGRAFIA

* Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Cultural, ratificada pelo Brasil – 2005.

* Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Resolução no. 05-17/12/2009

* Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-racial História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena - Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08. 


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