Comunicado nº 92 (DOC de 08/02/2014, páginas 34 e 35)
O secretario municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial, COMUNICA a realização do curso optativo DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS E PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA - ABORDAGENS PARA A INFÂNCIA.
JUSTIFICATIVA
A diversidade étnico-racial brasileira deve ser
apreendida e usufruída como um fato histórico propiciador de conhecimento
cultural, tecnológico e científico. O cumprimento da LDB nº 9.394/96 alterada pelas leis nº
10.639/03 e nº 11.645/08 possibilita a mediação e a construção coletiva entre conteúdos
e práticas já existentes contribuindo para o enfrentamento dos conflitos
étnico-raciais ocorridos em sala de aula, no âmbito da escola e na sociedade
como um todo.
Cabe considerar que o Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH) do Brasil (2013) mostra que a condição de vida (saúde, educação,
trabalho) da população nacional divide-se em dois rankings. Estamos na 66a
posição quando se mensura a qualidade de vida das pessoas brancas e caímos para
a 103ª posição quando o IDH foca o nível de vida da população negra.
As desigualdades étnico-raciais também ocorrem na
mídia e na escola pela propagação de estereótipos que afetam a autoestima das
crianças naturalizando o preconceito e as práticas discriminatórias do racismo,
do sexismo e de outras formas de violência. Outro dado relevante a ser
considerado pela rede municipal de ensino é a crescente presença de imigrantes
estrangeiros, que trazem consigo conhecimentos étnicos diversos, a serem transculturalmente propagados na sociedade.
Por isso, a formação proposta pela SME-DOT objetiva a construção de um
currículo integrador, que necessariamente contemple a Educação para as Relações
Étnico-raciais, a partir das práticas já realizadas e construídas na Escola,
bem como fomentar diálogos pedagógicos e educomunicativos, com ênfase na
Educação Infantil e no 1º ciclo do ensino fundamental.
Para tanto, os encontros propiciarão a elaboração
de novas relações entre as diferentes áreas do saber, com o intuito de ampliar
as oportunidades do desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
OBJETIVOS
* Contribuir para a compreensão e implementação dos seguintes Marcos
Legais: Lei de Diretrizes e Bases Nacionais para a Educação – 9394/96.
* Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Resolução
no. 05-17/12/2009.
* Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnicoracial História
e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena - Leis Federais 10.639/03 e
11.645/08.
* Educomunicação – Decreto municipal no. 46.211, de 15 de agosto de
2005, em especial, nos seus artigos 2º. . e 3º. – parágrafos I, IV e VI (*).
* Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Cultural, ratificada
pelo Brasil – 2005.
* 2011 a 2021 – Década Internacional dos Afrodescendentes, decretada
pela Organização das Nações Unidas.
* Propiciar a formação de Educadores(as), Gestores(as), Equipe Técnica,
comunidade escolar sobre leitura crítica da mídia e produção de conteúdos.
* Promover a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
CONTEÚDOS
1º Encontro – 18/02/2014
Apresentação dos objetivos da formação
Divisão da turma em Equipes para a realização da 1ª dinâmica sobre a
elaboração de um currículo integrador Relato das equipes e aprofundamento
conceitual feito pela formadora sobre a Educação Infantil e sua relação com os
conceitos Identidade - Ancestralidade - Diversidade Étnico-racial.
Registro das ações - Elaboração conjunta de termo de consentimento esclarecido.
Atividade reflexiva para ser apresentada no 2º encontro - observação
midiática.
2º Encontro – 25/02/2014
Apresentação da Atividade reflexiva (do dia anterior) com comentários
críticos da formadora e da turma.
Diálogo multidisciplinar. Foco nos Princípios Éticos – Políticos e
Estéticos norteadores das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.
Dinâmica/elaboração de planos de aula.
Registro - como redigir um artigo.
3º Encontro – 11/03/2014
Arte Africana e Afro-brasileira - cosmologia transcultural e transdisciplinar.
África contemporânea - para além dos estereótipos Dinâmica musical -
registros digitais, imagéticos, sonoros e impressos simultâneos.
Dinâmica literária e poética - registros digitais, imagéticos, sonoros e
impressos simultâneos.
Texto - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-Racial Ensino da Cultura e História Afro-brasileira e Africana.
4º Encontro – 18/03/2014
Quer brincar comigo? Esta pergunta aparentemente simples tem sido exemplo de situações reais de práticas discriminatórias entre as crianças. Afinal, o brincar pode ser fonte de observação para conhecer melhor o universo infantil.
Serão apresentadas e discutidas as práticas pedagógicas já existentes no cotidiano do trabalho e as possibilidades de intervenção com brincadeiras que favoreçam a Alfabetização e Linguagem, Matemática, Motricidade e Expressão Corporal; bem como estimulem a coletividade, a cooperação e o respeito mútuo.
Registro fotográfico - vídeo e textual.
Construindo uma avaliação coletiva e integradora.
METODOLOGIA: as aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura
compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de
recursos audiovisuais, sobretudo filmes e canções, reflexão e análise de
material didático e planejamento de práticas pedagógicas.
PÚBLICO ALVO: diretor
de escola, assistente de diretor de escola, coordenador pedagógico, professor
de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, auxiliar
técnico de educação e assistente técnico de educação I, coordenador pedagógico de
CEI conveniado.
VAGAS: 50 vagas.
A realização do curso está condicionada a um número mínimo de dez inscrições
por turma e será considerada por ordem de chegada das inscrições.
LOCAL: Diretoria Regional de Educação Campo Limpo, Avenida João Dias, 3.763, Campo Limpo, São Paulo, SP.
DATAS: 18/02/2014;
25/02/2014; 11/03/2014; 18/03/2014
HORÁRIO: terças-feiras:
19h30 às 22h30
REGÊNCIA: Profa.
Dra. Rosangela Malachias
CARGA HORÁRIA: O curso
contará com carga horária total de 13 horas, sendo 12 horas presenciais
divididas em 04 encontros semanais com duração de 3 horas cada e 1 hora não
presencial para realização de atividades propostas pela regente..
INSCRIÇÕES: as
inscrição serão individuais, os interessados deverão se inscrever, a partir do
dia 10/02/2014 até o dia 14/02/2014, via e-mail: rosouza@prefeitura.sp.gov.br,
informando nome completo; RF; vínculo; RG; CPF; padrão; horário de trabalho;
cargo e função; unidade de exercício e unidade de lotação. A confirmação da
inscrição será por e-mail em até 02 dias úteis.
CERTIFICAÇÃO: farão
jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 100% (cem
por cento) e produzirem reflexão escrita sobre prática pedagógica.
OBSERVAÇÃO: os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho.
ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica –
Núcleo de Educação Étnico-racial e Educação Infantil
BIBLIOGRAFIA
* Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Cultural, ratificada
pelo Brasil – 2005.
* Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Resolução
no. 05-17/12/2009
* Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-racial História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena - Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08.