Comunicado nº 112 (DOC de 11/02/2014, página 33)

DE 10 DE FEVEREIRO DE 2014.

 

O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial,

 

COMUNICA: a realização do curso optativo: Diálogos Pedagógicos e Práticas Educomunicativas para uma Educação das Relações Étnico-raciais na Escola - Abordagens para a Infância.

 

JUSTIFICATIVA:

 

A diversidade étnico-racial brasileira deve ser apreendida e usufruída como um fato histórico propiciador de conhecimento cultural, tecnológico e científico. O cumprimento da LDB 9394/96 alterada pelas leis 10.639/03 e 11.645/08 possibilita a mediação e a construção coletiva entre conteúdos e práticas já existentes contribuindo para o enfrentamento dos conflitos étnico-raciais ocorridos em sala de aula, no âmbito da escola e na sociedade como um todo.

 

Cabe considerar que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil (2013) mostra que a condição de vida (saúde, educação, trabalho) da população nacional divide-se em dois rankings. Estamos na 66ª posição quando se mensura a qualidade de vida das pessoas brancas e caímos para a 103ª posição quando o IDH foca o nível de vida da população negra.

 

As desigualdades étnico-raciais também ocorrem na mídia e na escola pela propagação de estereótipos que afetam a autoestima das crianças naturalizando o preconceito e as práticas discriminatórias do racismo, do sexismo e de outras formas de violência. Outro dado relevante a ser considerado pela rede municipal de ensino é a crescente presença de imigrantes estrangeiros, que trazem consigo conhecimentos étnicos diversos,

 

a serem transculturalmente propagados na sociedade. Por isso, a formação proposta pela SME-DOT objetiva a construção de um currículo integrador, que necessariamente contemple a Educação para as Relações Étnico-raciais, a partir das práticas já realizadas e construídas na Escola, bem como fomentar diálogos pedagógicos e educomunicativos, com ênfase na Educação Infantil e no 1o. Ciclo do Ensino Fundamental. Para tanto, os encontros propiciarão a elaboração de novas relações entre as diferentes áreas do saber, com o intuito de ampliar as oportunidades do desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

 

OBJETIVOS

 

- Contribuir para a compreensão e implementação dos seguintes Marcos Legais: Lei de Diretrizes e Bases Nacionais para a Educação – 9394/96.

 

- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Resolução no. 05-17/12/2009.

 

- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-racial História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena - Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08.

 

- Educomunicação – Decreto municipal no. 46.211, de 15 de agosto de 2005, em especial, nos seus artigos 2º e 3º – parágrafos I, IV e VI (*).

 

- Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Cultural, ratificada pelo Brasil – 2005.

 

- 2011 a 2021 – Década Internacional dos Afrodescendentes, decretada pela Organização das Nações Unidas.

 

- Propiciar a formação de educadores(as), gestores(as), equipe técnica, comunidade escolar sobre leitura crítica da mídia e produção de conteúdos.

 

- Promover a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

 

CONTEÚDOS:

 

1º Encontro – 19/02/2014

 

Apresentação dos objetivos da formação

 

Divisão da turma em Equipes para a realização da 1ª dinâmica sobre a elaboração de um currículo integrador.

 

Relato das equipes e aprofundamento conceitual feito pela formadora sobre a Educação Infantil e sua relação com os conceitos Identidade - Ancestralidade - Diversidade Étnico-racial.

 

Registro das ações - Elaboração conjunta de termo de consentimento esclarecido.

 

Atividade reflexiva para ser apresentada no 2º encontro - observação midiática.

 

2º Encontro – 26/02/2014

 

Apresentação da Atividade reflexiva (do dia anterior) com comentários críticos da formadora e da turma.

 

Diálogo multidisciplinar. Foco nos Princípios Éticos – Políticos e Estéticos norteadores das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.

 

Dinâmica / Elaboração de Planos de Aula.

 

Registro - como redigir um artigo.

 

3º Encontro – 12/03/2014

 

Arte Africana e Afro-brasileira - cosmologia transcultural e transdisciplinar.

 

África contemporânea - para além dos estereótipos Dinâmica musical - registros digitais, imagéticos, sonoros e impressos simultâneos.

 

Dinâmica literária e poética - registros digitais, imagéticos, sonoros e impressos simultâneos.

 

Texto - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-Racial Ensino da Cultura e História Afro-brasileira e Africana.

 

4º Encontro – 19/03/2014

 

Quer brincar comigo? Esta pergunta aparentemente simples tem sido exemplo de situações reais de práticas discriminatórias entre as crianças. Afinal, o brincar pode ser fonte de observação para conhecer melhor o universo infantil.

 

Serão apresentadas e discutidas as práticas pedagógicas já existentes no cotidiano do trabalho e as possibilidades de intervenção com brincadeiras que favoreçam a Alfabetização e Linguagem, Matemática, Motricidade e Expressão Corporal; bem como estimulem a coletividade, a cooperação e o respeito mútuo.

 

Registro fotográfico - vídeo e textual.

 

Construindo uma avaliação coletiva e integradora.

 

METODOLOGIA:

 

As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais, sobretudo filmes e canções, reflexão e análise de material didático e planejamento de práticas pedagógicas.

 

PÚBLICO ALVO: supervisor escolar, diretor de escola, assistente de diretor de escola, coordenador pedagógico, professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental i, auxiliar técnico de educação e assistente técnico de educação I, coordenador pedagógico de CEI conveniado. Todos os profissionais devem atuar na Educação Infantil e estar lotados nas unidades educacionais vinculadas à DRE Santo Amaro.

 

VAGAS:

 

50 vagas.

 

DATAS:

 

19 e 26/02/2014 e 12 e 19/03/2014

 

HORÁRIO:

 

Quartas-feiras: 19h30 às 22h30.

 

LOCAL:

 

Diretoria Regional de Santo Amaro, Rua Doutor Abelardo

 

Vergueiro César, 670, Vila Alexandria, São Paulo, SP.

 

REGÊNCIA:

 

Profa. Dra. Rosangela Malachias

 

CARGA HORÁRIA:

 

O curso contará com carga horária total de 13 horas, sendo 12 horas presenciais divididas em 04 encontros semanais com duração de 3 horas cada e 1 hora não presencial para realização de atividades propostas pela regente..

 

INSCRIÇÕES:

 

As inscrição serão individuais, os interessados deverão se inscrever, a partir do dia 11/02/2014 até o dia 14/02/2014, via e-mail: julianamartins@prefeitura.sp.gov.br, informando nome completo; RF; vínculo; RG; CPF; padrão; horário de trabalho;

 

cargo e função; unidade de exercício e unidade de lotação. A confirmação da inscrição será por e-mail em até 02 dias úteis.

 

A realização do curso está condicionada a um número mínimo de dez inscrições por turma e será considerada por ordem de chegada das inscrições.

 

CERTIFICAÇÃO:

 

Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 100% (cem por cento) e produzirem reflexão escrita sobre prática pedagógica.

 

OBSERVAÇÃO:

 

Os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho.

 

ÁREA PROMOTORA:

 

Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial e Educação Infantil

 

BIBLIOGRAFIA:

 

- Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Cultural, ratificada pelo Brasil – 2005.

 

- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Resolução no. 05-17/12/2009

 

- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-racial História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena

 

- Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home