Comunicado nº 779 (DOC de 23/04/2014, página 35)

DE 22 DE ABRIL DE 2014

DIVULGA A REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DO MOVA-SP 2014

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor da Diretoria de Orientação Técnica (DOT) e a Diretora da Divisão de Orientação Técnica da Educação de Jovens e Adultos (DOT EJA) COMUNICA a realização do Curso: “Formação Inicial dos (as) Coordenadores (as) e Monitores (as) do MOVA da Cidade
de São Paulo - 2014”.

I – JUSTIFICATIVA: O Curso “Formação Inicial dos Coordenadores e Monitores do MOVA-SP - 2014” faz parte de um conjunto de ações de revitalização e reorganização da Educação de Jovens e Adultos na Cidade de São Paulo, estabelecidas no Programa Mais Educação São Paulo da SME. Esta formação justifica-se também pelo contido na Portaria nº 671/2006, que estabelece normas complementares ao disposto na Lei nº 14.058, de 10/10/05, que institui o Programa Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos do Município de São Paulo - MOVA/SP.

A Formação Inicial do MOVA-SP será oferecida de forma a contemplar as Diretrizes estabelecidas no Programa Mais Educação São Paulo e as questões específicas do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos: a história do MOVA-SP;
a Carta de Princípios e as relações que se estabelecem entre Educação de Jovens e Adultos e a Educação Popular.

A Divisão de Orientação Técnica da Educação de Jovens e Adultos tem, entre seus objetivos, a formação permanente e continuada dos educadores (as) de todas as formas de atendimento desta Modalidade da Educação Básica. A Formação Inicial do MOVA-SP constitui-se em uma ação de qualificação e aperfeiçoamento dos (as) monitores (as) e coordenadores (as) desta forma de atendimento da EJA, visando a melhoria da qualidade social da educação.

II - OBJETIVOS:

- realizar a formação inicial – 2014 – dos (as) monitores (as) e coordenadores (as) do MOVA-SP a partir do estudo e reflexão sobre a Carta de Princípios e o Histórico do MOVA-SP;

- refletir e subsidiar a prática educativa do MOVA-SP a partir da discussão de princípios teóricos e metodológicos presentes na Carta
de Princípios do MOVA, no Programa Mais Educação São Paulo, em documentos e legislação sobre a Educação de Jovens e Adultos;

- realizar estudos e aprofundar temas sobre a especificidade da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular;

- refletir sobre a aprendizagem dos (as) educandos (as) do MOVA-SP abordando, dentre outros aspectos, as questões da alfabetização, letramento e interdisciplinaridade;

- discutir sobre os procedimentos de planejamento e registro das ações como forma de organização e acompanhamento da aprendizagem dos(as) educandos(as).

III – CONTEÚDOS: Carta de Princípios do MOVA-SP; Histórico do MOVA-SP; Educação Popular e Educação Escolar; Alfabetização, Letramento e Interdisciplinaridade; Pensamento e Aprendizagem dos(as) Educandos(as) do MOVA-SP: Diferenças e semelhanças com o pensamento da criança; Planejamento e Registro como instrumentos de reflexão das ações.

IV - PÚBLICO ALVO: presidente das entidades do MOVA-SP, Coordenador (a) e Monitor(a) do MOVA-SP; Assistente Técnico Educacional I e Supervisor(a) Escolar que acompanham as Ações do MOVA-SP/EJA nas DREs.
V - METODOLOGIA: Estabelecimento de diálogo a partir da troca de experiências, problematização das práticas, leitura, estudo, discussão de textos, vídeos, imagens relacionados à Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular; trabalhos em grupo, sistematização das discussões e avaliação.

VI – RECURSOS: Recursos humanos (formadores) para realização das atividades e do material utilizado. Serão utilizados também equipamentos de imagem e som, materiais didático-pedagógicos. VII - FORMADORES (AS): O grupo de formadores (as) é composto por Representantes da SME/DOT-EJA, das Equipes das DREs que acompanham as Ações da EJA-MOVA-SP e Representantes do MOVA-SP das Regiões da Cidade de São Paulo:

Região Norte/Oeste – Adão Alves dos Santos, Flavia Patrícia Almeida Reigota, Franciele Busico Lima, João Carlos de Oliveira Luz e Sonia Maria Pereira.

Região Sul - Cecilia Naomi Fucazu Watanabe, Iraci Ferreira Leite, José Soares da Silva, José Rezende Ribeiro, Kenya Paula Gonsalves da Silva, Terezinha Dias.

Região Centro/Oeste – Andre de Freitas Dutra, Joana Alves da Silva, Marilene de Camargo e Roseli Aparecida de Oliveira Pereira.
Região Leste – Adelino de Jesus Barreto, Angela Maria Milito Castro Lima, Edilson Herculano da Silva, Edson Pardin, Elma da Paixão, Ermelinda Neiva da Silva Castro, Gilberto Januário dos Santos, Gilmar Viana dos Santos, Hélio Dauto Santos Brasileiro, Jacira Hirosi, Mariluci Lopes, Odinir da Silva, Pedro Alves Neto, Rosana Aparecida Girasolo, Rogerio Pereira, Sandra Aparecida Martins Ferreira e Sidnei Dalmo Rodrigues.

VIII - CRONOGRAMA: Dias 26/04; 24/05 e 07/06/2014, das 9h às 14h.

IX - CARGA HORÁRIA: 16 horas, sendo 15 horas presenciais e 1 hora de estudo e trabalho.

X - LOCAL DOS ENCONTROS: O curso será realizado em polos, conforme especificações a seguir:
- Região Norte/Oeste - DRE Jaçanã/Tremembé, DRE Freguesia do Ó /Brasilândia e DRE Pirituba - Universidade Anhanguera, Avenida Braz Leme, 3029 – Santana.

- Região Sul - DRE Campo Limpo, DRE Capela do Socorro e DRE Santo Amaro - EMEF Carlos de Andrade Rizzini, Rua Omar Cardoso, 99 - Santo Amaro.

- Região Centro/Oeste - DRE Ipiranga e DRE Butantã - 1º e 2º encontros (26/04 e 24/05): EMEI Prof. Antônio Branco Lefevre, Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, 342 – Cerqueira César e 3º encontro (07/06): EMEI João Theodoro, Rua Ribeiro de Lima, 230 – Bom Retiro.

- Região Leste - DRE Guaianases, DRE São Mateus, DRE São Miguel, DRE Penha e DRE Itaquera - 1º Encontro (26/04): CEU Aricanduva, Rua Olga Fadel Abarca, 1 – Jardim Santa Terezinha e 2º e 3º encontros (24/05 e 07/06): DRE São Miguel, Avenida Nordestina 747 – Vila Americana.

XI – AVALIAÇÃO: a avaliação ocorrerá durante todo o processo formativo, considerando a participação nos encontros e realização das atividades propostas.

XII - INSCRIÇÕES: as inscrições serão realizadas nas Diretorias Regionais de Educação com os responsáveis pelo curso.

Para educadores (as) do MOVA-SP é necessário encaminhar: nome completo, função, RG, CPF e nome da entidade em que o educador (a) atua. Para os servidores municipais, é necessário encaminhar: nome completo, cargo/função, QPE, RF, vínculo, categoria funcional, RG, CPF, unidade de lotação, unidade de exercício, telefone, e-mail para contato.

As vagas para os servidores municipais obedecerão a seguinte conformidade: 4 representantes por DREs, sendo 2 ATEs I e 2 Supervisores(as), que acompanham as ações do MOVA-SP/EJA. As listas com os dados dos (as) inscritos (as) deverão ser encaminhadas para SME DOT-EJA até 25/04/2014.

XIII - CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem conceito S - satisfatório e frequência de 100%.

XIV - ÁREA PROMOTORA: SME-DOT-EJA

XV – BIBLIOGRAFIA:

SÃO PAULO, PMSP SME- DOT/EJA. Carta de Princípios do MOVA – SP. In: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Regionais/108700/Documentos/MOVA/Carta_original_Paulo_Freire.doc

SÃO PAULO, PMSP SME- DOT/EJA. Decreto Nº 28.302, de 21 de novembro de 1989.

SÃO PAULO PMSP SME- DOT/EJA. Decreto Nº 33.894, de 16 de dezembro de 1993.

SÃO PAULO PMSP SME- DOT/EJA. Decreto Nº 41.109, de setembro de 2001.

SÃO PAULO PMSP SME- DOT/EJA. Coleção Círculos de Formação. Princípios Freirianos e o Sócio - Construtivismo, 2001-2004.

SÃO PAULO PMSP SME- Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Programa Mais Educação São Paulo: subsídios para a implantação – SME /DOT, 2014.

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FREITAS, Fernandes, Luiz Carlos e OLIVEIRA, Claudia. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

PONTUAL, Pedro de Carvalho. Desafios Pedagógicos na Construção de uma Relação de Parceria entre Movimentos Populares e o Governo Municipal da Cidade de São Paulo na gestão Luiza Erundina A Experiência do MOVA-SP. São Paulo: PUC, 1995.

SOUZA, Ana Lúcia Silva. Para pensar sobre a linguagem escrita do MOVA-SP. In: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005.

SANTOS, Maria Alice de Paula. Tecendo a Rede MOVABrasil: sua história, seus sujeitos, suas ações. In: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08112007-103438/en.php Consulta em 31 de março de 2014.

VÍDEOS:

MOVA – SP, 89/92- parte 1 e 2 https://www.youtube.com/watch?v=hgVGHbp7iDs

Em Trânsito. Direção: Henri Arraes Gervaiseau Brasil, 2005.
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