19/02/2015 - Secretaria cria o programa “Parceiros da aprendizagem” para apoiar o professor regente do 1º ano do ciclo de alfabetização

        Mais de 1.500 estagiários serão contratados para apoiar professores regentes do 1º ano do ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino. A iniciativa faz parte do programa “Parceiros da Aprendizagem”, instituído pela Portaria nº 1.336, da SME, publicada no DOC de 14 de fevereiro.

        Segundo a SME, fundamentada no contexto dos direitos e objetivos de aprendizagem previstos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), tem como principais objetivos:

        1 - colaborar com o professor regente da classe no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos;

        2 - possibilitar ao professor oportunidades de atendimentos individualizados aos educandos de acordo com as suas necessidades de aprendizagem;

        3 - colaborar no estabelecimento de uma rotina de trabalho que garanta um ambiente alfabetizador;

        4 - propiciar aos estudantes universitários a vivência em um ambiente alfabetizador, em todo o percurso que envolve o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

        Para participar do programa “Parceiros da aprendizagem”, os estudantes devem estar devidamente matriculados em cursos de licenciatura em Pedagogia, Normal Superior, em Letras e em Matemática. No entanto, não poderão iniciar o estágio se estiverem cursando o primeiro ou o último semestre do curso.


Professor regente e coordenador pedagógico acompanharão as atividades


        As atividades realizadas pelos estagiários serão orientadas e acompanhadas, sistematicamente, pelo professor regente da classe em que estiver atuando, bem como pelo coordenador pedagógico com apoio da equipe da Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica da respectiva Diretoria Regional de Educação.

        Sem dúvida, este acompanhamento é necessário, porém, não pode onerar ainda mais os professores que já atuam com salas superlotadas e ainda são obrigados a atender, diariamente, a um conjunto de atividades de apontamentos burocráticos.


Importante


        Para o SINPEEM, estagiários não substituem nem devem substituir os docentes em suas atribuições, competências e responsabilidades.

        O programa instituído pela SME é importante para garantir ao estudante a possibilidade do estágio e para os professores, como apoio para desenvolver plenamente as suas atribuições. No entanto, não podemos admitir, de forma alguma, que o governo venha usar a contratação de estagiários, como argumento de compensação para a existência de salas superlotadas ou de péssimas condições de trabalho.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home