10/03/2015 - Campanha 2015: SINPEEM em defesa dos pisos e das carreiras dos profissionais de educação

        A luta realizada pelo SINPEEM ao longo de sua história está intimamente ligada à defesa dos profissionais de educação, por meio da valorização dos pisos remuneratórios, reivindicação de mecanismo legal contra os efeitos inflacionários sobre os salários, além de manutenção e ampliação dos direitos das carreiras.

        Antes mesmo da aprovação da lei nacional que instituiu o piso nacional docente, a categoria lutou e conquistou a inclusão de artigo na Lei nº 14.660/2007 que, anualmente, obriga a Prefeitura a fixar os valores de pisos remuneratórios dos profissionais docentes, gestores e Quadro de Apoio, ativos e aposentados.

        Por força desta lei e de toda a luta que realizamos, nos últimos anos conquistamos por meio da incorporação dos abonos complementares de pisos, cerca de 119% de revisão sobre os padrões de vencimentos, enquanto todas as demais categorias de servidores da Prefeitura tiveram somente 0,01%, a título de revisão geral anual de sua remuneração.

        Em 2014, com a greve de 42 dias, conseguimos elevar os pisos em 13,43%, índice aplicado em maio, e mais 15,38%, divididos em três parcelas, que começam a ser incorporadas com a aplicação de 5,54% em maio de 2015.

        Mas, queremos mais. Na campanha salarial este ano reivindicamos 25% a título de valorização dos pisos, com incidência deste mesmo percentual em todas s referências de todas as tabelas de vencimentos dos profissionais de educação, ativos e aposentados.

        Veja os valores padrões de vencimentos reivindicados pelo SINPEEM para vigorarem a partir de maio de 2015:


*REF/GRAUS

A

B

C

D

E

Apoio à Educação – Jornada 40 horas semanais

QPE-01

1.221,51

1.330,91

1.385,47

1.475,52

1.571,43

QPE-02

1.330,91

1.385,47

1.475,52

1.571,43

1.673,57

QPE-03

1.385,47

1.475,52

1.571,43

1.673,57

1.782,35

QPE-04

1.475,52

1.571,43

1.673,57

1.782,35

1.898,21

QPE-05

1.571,43

1.673,57

1.782,35

1.898,21

2.021,59

QPE-06

1.673,57

1.782,35

1.898,21

2.021,59

2.152,99

* QPE-07

1.782,35

1.898,21

2.021,59

2.152,99

2.292,94

* QPE-08

1.898,21

2.021,59

2.152,99

2.292,94

2.441,98

* QPE-09

2.021,59

2.152,99

2.292,94

2.441,98

2.600,70

* QPE-10

2.152,99

2.292,94

2.441,98

2.600,70

2.769,75

* QPE-11

2.292,94

2.441,98

2.600,70

2.769,75

2.949,78

* QPE-12

2.441,98

2.600,70

2.769,75

2.949,78

3.141,52

* QPE-13

2.600,70

2.769,75

2.949,78

3.141,52

3.345,72

* QPE-14

2.769,75

2.949,78

3.141,52

3.345,72

3.563,19

JB – 20 horas/aula

QPE-11

1.359,16

1.447,50

1.541,59

1.641,79

1.748,51

QPE-12

1.447,50

1.541,59

1.641,79

1.748,51

1.862,16

QPE-13

1.541,59

1.641,79

1.748,51

1.862,16

1.983,20

QPE-14

1.641,79

1.748,51

1.862,16

1.983,20

2.112,11

QPE-15

1.748,51

1.862,16

1.983,20

2.112,11

2.249,39

QPE-16

1.862,16

1.983,20

2.112,11

2.249,39

2.395,61

QPE-17

1.983,20

2.112,11

2.249,39

2.395,61

2.551,32

QPE-18

2.112,11

2.249,39

2.395,61

2.551,32

2.717,16

QPE-19

2.249,39

2.395,61

2.551,32

2.717,16

2.893,77

QPE-20

2.395,61

2.551,32

2.717,16

2.893,77

3.081,87

QPE-21

2.551,32

2.717,16

2.893,77

3.081,87

3.282,19

QPE-22

2.717,16

2.893,77

3.081,87

3.282,19

3.495,53

QPE-23

2.893,77

3.081,87

3.282,19

3.495,53

3.722,74

JBD – 30 horas/aula – Jornada Especial Ampliada

QPE-11

2.038,80

2.171,32

2.312,45

2.462,76

2.622,84

QPE-12

2.171,32

2.312,45

2.462,76

2.622,84

2.793,33

QPE-13

2.312,45

2.462,76

2.622,84

2.793,33

2.974,89

QPE-14

2.462,76

2.622,84

2.793,33

2.974,89

3.168,26

QPE-15

2.622,84

2.793,33

2.974,89

3.168,26

3.374,20

QPE-16

2.793,33

2.974,89

3.168,26

3.374,20

3.593,53

QPE-17

2.974,89

3.168,26

3.374,20

3.593,53

3.827,10

QPE-18

3.168,26

3.374,20

3.593,53

3.827,10

4.075,86

QPE-19

3.374,20

3.593,53

3.827,10

4.075,86

4.340,80

QPE-20

3.593,53

3.827,10

4.075,86

4.340,80

4.622,95

QPE-21

3.827,10

4.075,86

4.340,80

4.622,95

4.923,44

QPE-22

4.075,86

4.340,80

4.622,95

4.923,44

5.243,47

QPE-23

4.340,80

4.622,95

4.923,44

5.243,47

5.584,29

Jeif, Jornada Especial Integral e J-30 (CEI)

** QPE-11

2.718,32

2.895,01

3.083,18

3.283,59

3.497,02

** QPE-12

2.895,01

3.083,18

3.283,59

3.497,02

3.724,33

** QPE-13

3.083,18

3.283,59

3.497,02

3.724,33

3.966,41

** QPE-14

3.283,59

3.497,02

3.724,33

3.966,41

4.224,23

** QPE-15

3.497,02

3.724,33

3.966,41

4.224,23

4.498,80

** QPE-16

3.724,33

3.966,41

4.224,23

4.498,80

4.791,23

** QPE-17

3.966,41

4.224,23

4.498,80

4.791,23

5.102,66

** QPE-18

4.224,23

4.498,80

4.791,23

5.102,66

5.434,33

** QPE-19

4.498,80

4.791,23

5.102,66

5.434,33

5.587,56

** QPE-20

4.791,23

5.102,66

5.434,33

5.587,56

6.163,75

** QPE-21

5.102,66

5.434,33

5.587,56

6.163,75

6.564,40

**QPE-22

5.434,33

5.587,56

6.163,75

6.564,40

6.991,08

**QPE-23

5.587,56

6.163,75

6.564,40

6.991,08

7.445,50.

Jornada Básica e Especial de 40 horas

QPE-11

3.624,57

3.860,17

4.111,08

4.378,30

4.662,89

QPE-12

3.860,17

4.111,08

4.378,30

4.662,89

4.965,98

QPE-13

4.111,08

4.378,30

4.662,89

4.965,98

5.288,77

QPE-14

4.378,30

4.662,89

4.965,98

5.288,77

5.632,54

QPE-15

4.662,89

4.965,98

5.288,77

5.632,54

5.998,65

QPE-16

4.965,98

5.288,77

5.632,54

5.998,65

6.388,56

QPE-17

5.288,77

5.632,54

5.998,65

6.388,56

6.803,82

QPE-18

5.632,54

5.998,65

6.388,56

6.803,82

7.246,07

QPE-19

5.998,65

6.388,56

6.803,82

7.246,07

7.717,06

QPE-20

6.388,56

6.803,82

7.246,07

7.717,06

8.218,67

QPE-21

6.803,82

7.246,07

7.717,06

8.218,67

8.752,89

QPE-22

7.246,07

7.717,06

8.218,67

8.752,89

9.321,83

QPE-23

7.717,06

8.218,67

8.752,89

9.321,83

9.927,74

QPE-24

8.218,67

8.752,89

9.321,83

9.927,74

10.573,05




























































SINPEEM EXIGE UM TERÇO DO TOTAL

DAS JORNADAS COMO HORAS/ATIVIDADES

        A lei que estabelece o piso nacional obriga a destinação de, no mínimo, um terço do total das jornadas docentes para atividades. Na rede municipal de ensino de São Paulo somente a Jeif atende a esta exigência. Na campanha deste ano, a exemplo das anteriores, o SINPEEM reivindica que o prefeito Haddad assegure este direito.

        Também reivindica a redução das jornadas de trabalho sem redução de salários para os profissionais do Quadro de Apoio e a destinação de horas/atividades voltadas para a formação continuada dos gestores.


ASSEMBLEIA GERAL PARA APROVAR PAUTA DE
REIVINDICAÇÕES SERÁ DIA 21 DE MARÇO, ÀS 10 HORAS


         Além da valorização dos pisos e dos padrões das tabelas de vencimentos de todos os profissionais de educação, ativos e aposentados, integram a pauta de reivindicações do SINPEEM da campanha salarial de 2015 reivindicações por melhores condições de trabalho, política de combate à violência, isonomia entre ativos e aposentados, redução do número de alunos por sala/turma/agrupamento, fim das terceirizações, valorização do Quadro de Apoio, garantia de investimento na saúde dos trabalhadores, condições plenas de inclusão, manutenção e ampliação de direitos, entre outras.

          A pauta de reivindicações foi aprovada, indicativamente, pelos representantes sindicais e conselheiros, e será submetida à assembleia geral da categoria no dia 21 de março. Pode ser consultada na edição de fevereiro do Jornal do SINPEEM, enviado a todos os associados e disponível no site do sindicato.

        Para consultar a pauta acesse https://www.sinpeem.com.br/sites/arquivos/downloads/jornal22015.pdf

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
DIA 21 DE MARÇO DE 2015, ÀS 10 HORAS

Local: Centro de Formação do SINPEEM
(rua Guaporé, 240, Metrô Armênia)

Pauta: conjuntura política, informes e
campanha salarial (discussão e aprovação da
pauta de reivindicações e encaminhamentos)


************************************************************************



REPRESENTANTES SINDICAIS DO
QUADRO DE APOIO DE CEIs, EMEIs e CEMEI
PARTICIPARÃO DA PRIMEIRA REUNIÃO EM IBIÚNA


        A primeira reunião para os representantes sindicais do Quadro de Apoio da educação infantil (CEIs, Emeis e Cemei), eleitos e lotados nas unidades educacionais, Diretorias Regionais de Educação e órgãos da SME (CEIs, Emeis e Cemei), será realizada no dia 14 de março no SINPEEM Park Hotel, em Ibiúna (SP).

        As reuniões/cursos, COM DISPENSA DE PONTO, ocorrerão nos dias 25 de março (veja texto neste Informativo) e 24 de agosto.
     
        PAUTA DA REUNIÃO DE 14 DE MARÇO:
        1 - Informes
        2 - Questão salarial / carreira
        3 - Organização da participação sindical do Quadro de Apoio
 
       Os participantes que fizeram inscrição no site do SINPEEM já estão recebendo cartas e e-mails de confirmação.


        OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

        1 - não há cobrança de transporte nem taxa de inscrição;

        2 -
esta reunião em Ibiúna, bem como as reuniões que contarão com dispensa de ponto, são reservadas para a participação dos representantes do Quadro de Apoio eleitos nas unidades e que  constam na ata entregue ao SINPEEM;

        3 - a saída será às 7h da sede do SINPEEM – avenida Santos Dumont, 596, Ponte Pequena.


REPRESENTANTES DO QUADRO DE APOIO
AINDA PODEM SER ELEITOS


         As unidades que ainda não elegeram seus representantes do Quadro de Apoio podem realizar a eleição para participarem das próximas reuniões.

        Os critérios continuam os mesmos: os representantes devem fazer o cadastro no site e entregar a ata – enviada para as escolas e disponível para impressão no site www.sinpeem.com.br –, com as respectivas assinaturas.

         Mais informações na Secretaria do SINPEEM, telefone 3329-4516, e-mail informes@sinpeem.com.br



************************************************************************



SINPEEM REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO SINDICAL

DESTINADO AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL



        Estão abertas as inscrições para o curso de formação sindical “Cuidar e educar: um desafio para todos", que será realizado no dia 25 de março.

        O curso, destinado aos docentes, gestores e Quadro de Apoio da educação infantil (CEIs, Emeis e Cemei) lotados nas unidades educacionais, Diretorias Regionais de Educação e órgãos da SME, será realizado conforme os seguintes critérios e horários:
 

DOCENTES  E  GESTORES

LOCAL: CASA DE PORTUGAL - AVENIDA LIBERDADE, 602
HORÁRIO: DAS 9h ÀS 13h


        1 - Cada unidade pode eleger e inscrever um gestor e um docente para participar.

        2 - Caso não haja interesse do gestor, ele poderá ser substituído por um docente também eleito.

        Para se inscrever no curso de formação acesse: http://cad.sinpeem.com.br/2015/formacaosindical/magisterio/


QUADRO  DE  APOIO
LOCAL: CASA DE PORTUGAL - AVENIDA LIBERDADE, 602
HORÁRIO: DAS 14h ÀS 17h


        1 - Quantidade: dois representantes do Quadro de Apoio por unidade.

        2 - Podem participar os representantes sindicais já eleitos e os que forem eleitos, preencherem e entregarem a ata (disponível para impressão no site do SINPEEM – no link Quadro de Apoio) até o dia do curso.

        Para se inscrever, acesse: http://cad.sinpeem.com.br/2015/formacaosindical/qa/


IMPORTANTE

        As inscrições de docentes, gestores e Quadro de Apoio serão aceitas até o encerramento das vagas disponíveis somente no site do SINPEEM. Portanto, NÃO serão atendidas inscrições por e-mail ou por telefone.


DISPENSA DE PONTO


        A dispensa de ponto do dia está garantida pela Portaria nº 6.840, publicada na página 14 do DOC de 24/12/2014.

        Observação: vale lembrar que os cursos realizados em horário de trabalho, mesmo com dispensa de ponto, não valem para pontuação.



************************************************************************


SINPEEM PARTICIPARÁ DA
MOBILIZAÇÃO NACIONAL NO DIA 13/03


        No dia 27 de fevereiro, o SINPEEM participou da reunião do Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que contou com a presença de mais de 100 representantes de 48 entidades de profissionais de educação de todos os Estados do Brasil.

        Após a apresentação e o debate sobre a situação política nacional, o pacote de medidas anunciado pelo governo federal, os riscos de perdas de direitos e sacrifícios para os trabalhadores, os participantes aprovaram a incorporação do calendário de mobilização das centrais sindicais e a participação dos trabalhadores em educação no movimento nacional convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) para o dia 13 de março.

        Segundo o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, a CNTE aprovou um manifesto exigindo a apuração da corrupção e que os culpados sejam punidos, bem como a defesa dos direitos dos trabalhadores e da democracia.

        Para o SINPEEM, governo nenhum pode mexer nos direitos dos profissionais de educação e dos demais trabalhadores. Quem ousou duvidar da nossa capacidade de organização e mobilização já viu do que somos capazes. Em 2013 foram 23 dias de greve e em 2014, foram 42 dias. O prefeito Haddad, apostou para ver e teve a resposta da categoria.

        Defender os profissionais de educação e demais trabalhadores é lutar também contra medidas de ajuste fiscal que os prejudicam.
As MPs 664 e 665, que restringem o acesso ao seguro desemprego, ao abono salarial, pensão por morte e auxílio-doença, são ataques aos direitos duramente conquistados pela classe trabalhadora.

        Por isso, no dia 13 de março o SINPEEM se juntará a todos que também são contra  o Projeto de Lei nº 4.330, que da maneira como está imposto libera a terceirização para as atividades-fim, aumentando o subemprego, reduzindo os salários e colocando em risco a vida dos trabalhadores.

        A CNTE, a CUT e outras entidades do movimento sindical, do movimento social e demais militantes defensores da democracia e dos direitos,  estarão nas ruas no dia 13 de março em defesa:

        • dos direitos da classe trabalhadora;
        • da Petrobras;
        • da democracia; e
        • da reforma política.

        Todos à avenida Paulista, 901 (em frente ao prédio da Petrobras), a partir das 15 horas.



************************************************************************


DIREITO DE GREVE, DIREITO HUMANO, DIREITO DE TODOS


 O direito de greve é um direito humano. Está reconhecido inclusive na Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e inscrito nas constituições de quase uma centena de países. É uma forma do cidadão se somar e, de forma consciente e coletiva, dizer não à injustiça da qual está se sentindo vítima, tentando buscar, organizadamente, sua reparação.

        A paralisação pode ser convocada em função do baixo salário que se recebe, do desrespeito a um direito ou de um benefício negado por um governo ou empresa. Ao tentar impedir o acesso dos trabalhadores ao direito de greve, como faz agora no Conselho de Administração da OIT a representação patronal, guiada pela lógica das transnacionais e do sistema financeiro, busca o retorno a um passado sombrio em que o capital mandava e desmandava.

        Atualmente, inclusive governos denominados democráticos e populares, tentam coagir os trabalhadores e coibir o direito de greve. Isso é algo completamente anacrônico e profundamente antidemocrático, pois sabota a capacidade de reação da força de trabalho, condição fundamental para a obtenção de um mínimo equilíbrio com o poder econômico numa sociedade absurdamente desigual.

        Nos submetermos a esta pressão e aceitarmos qualquer punição a quem exerce o direito de greve equivaleria a dar um cheque em branco aos patrões e governos.

        Para que as nossas reivindicações sejam vitoriosas é necessário unir os trabalhadores e derrotar os nossos inimigos pela força desta nossa união. Juntos, somos fortes!


******************************************************************


PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É EXIGÊNCIA LEGAL

        Estados e municípios têm até julho de 2015 para elaborar as diretrizes de seus planos de educação. Segundo o Ministério da Educação, dos 5.570 municípios apenas 37 já sancionaram leis para elaborar metas a serem cumpridas no Plano Nacional de Educação.
       
        A cidade de São Paulo, até o momento, ainda não tem seu Plano Municipal de Educação.

        Diante desta situação e das diretrizes e metas contidas no PNE, soa estranho e como erro a campanha publicitária do MEC convocando a sociedade para sugerir boas práticas aos diretores escolares.

        É falha grave hierarquizar as funções escolares, ainda que tenhamos a organização de quadros e carreiras, compostas por cargos e classe distintas, como ocorre no ensino municipal de São Paulo. O Quadro dos Profissionais de Educação da rede municipal de ensino é composto por cargos de docentes, gestores e profissionais do Quadro de Apoio, nos quais defendemos a investidura por meio de concurso público.

        Sem dúvida, o diretor é importante, mas as escolas precisam também de professores e funcionários administrativos com boa formação inicial e continuada e que têm de ser amplamente valorizados por meio de salários dignos e carreiras decentes, jornadas de trabalho compatíveis com a profissão e condições estruturais nas escolas para o exercício das atividades pedagógicas.

        O bom desempenho das escolas e o alcance e desenvolvimento pleno de suas atribuições não decorrem somente da falta de valorização do papel desempenhado pelos diretores e de como a sociedade vê as suas responsabilidades.

        O que falta são condições materiais e pedagógicas para o desempenho de boas práticas por todos os profissionais docentes, gestores e Quadro de Apoio. E isso depende sim de ações firmes e comprometidas dos poderes públicos com a educação.

        Mais do que qualquer outra coisa, inclusive propaganda, a educação e a escola pública precisam ser, de fato, prioridades, ter recursos, diretrizes e metas definidos para o sistema e seus cumprimentos.

        Ter plano de educação é imprescindível para que este setor não se transforme em peça de propaganda que não expresse as suas necessidades e que desviem a atenção do que realmente é prioritário.


A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA

Presidente

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home