Comunicado nº 335 (DOC de 11/03/2015, página 37)

DE 10 DE FEVEREIRO DE 2015

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou Programas Especiais da SME, COMUNICA a realização do 1º Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo – 2015, nos termos que se seguem:

O Festival consiste na apresentação de grupos musicais de marcha ou de concerto e corais de Escolas da Cidade de São Paulo.
PROPOSTA PARA 2015:

I - Etapa Regional (Fase Seletiva)

Período: de agosto a novembro de 2015;

Locais: Serão definidos pelas Diretorias Regionais de Educação - DREs.

II - Etapa Final

Data: 15 e 16/11/2015

Local: SESC Interlagos

OBJETIVOS:

* Buscar o congraçamento das organizações musicais e corais estudantis da Cidade de São Paulo;

* Estimular o aprendizado musical nas Escolas;

* Desenvolver o espírito de grupo;

* Popularizar o trabalho desenvolvido pelos grupos musicais e corais na Cidade de São Paulo;

* Socializar experiências entre os grupos musicais e corais das diversas regiões da cidade;

* Promover o desenvolvimento técnico.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA ESCOLHA DAS BANDAS E FANFARRAS PARTICIPANTES:

Serão selecionados representantes dos segmentos musicais de cada região demográfica pertencente às DREs, conforme quadro abaixo:

DRE: BUTANTÃ (SUBPREFEITURAS: PINHEIROS/ BUTANTÃ)
DRE: JAÇANÃ / TREMEMBÉ (SUBPREFEITURAS: SANTANA/TUCURUVI/ V.MARIA/ V.GUILHERME/ JAÇANÃ/ TREMEMBÉ)
DRE: SÃO MIGUEL (SUBPREFEITURAS: ITAIM PAULISTA/SÃO MIGUEL)
DRE: ITAQUERA (SUBPREFEITURAS: ITAQUERA/ARICANDUVA/FORMOSA/CARRÃO)
DRE: FREGUESIA DO Ó /BRASILÂNDIA (SUBPREFEITURAS: CASA VERDE / CACHOEIRINHA / FREGUESIA/BRASILÂNDIA)
DRE: SÃO MATEUS (SUBPREFEITURAS: VILA PRUDENTE/SAPOPEMBA/ SÃO MATEUS)
DRE: CAMPO LIMPO (SUBPREFEITURAS: M'BOI MIRIM/CAMPO LIMPO)
DRE: SANTO AMARO (SUBPREFEITURAS: CIDADE ADEMAR/JABAQUARA/ SANTO AMARO)
DRE: CAPELA DO SOCORRO (SUBPREFEITURAS: PARELHEIROS/CAPELA DO SOCORRO)
DRE: PENHA (SUBPREFEITURAS: ERMELINO MATARAZZO/MOOCA/ PENHA)
DRE: GUAIANASES (SUBPREFEITURAS: CIDADE TIRADENTES/GUAIANASES)
DRE: IPIRANGA (SUBPREFEITURAS: SÉ/ V. MARIANA/ IPIRANGA)
DRE: PIRITUBA (SUBPREFEITURAS: LAPA/ PERUS/ PIRITUBA)

Cada DRE escolherá a melhor data e local para a realização da sua Etapa Regional.

A seleção deverá acontecer em Concursos Regionais organizados pelas DREs, em parceria com as Subprefeituras e com SME/ Programas Especiais.

A Etapa Regional do Festival (Fase Seletiva) deverá acontecer até o dia 01/11/15.

PARTICIPAÇÃO:

Participarão em condições de igualdade, todos os Grupos de Música Instrumental e Corais das redes de ensino municipal, estadual e particular, sendo que apenas a corporação que obtiver melhor pontuação, dentre as demais participantes de sua etapa, irá para a Fase Final do Festival.

No ano de 2015, o Festival contará com as seguintes categorias:

CATEGORIAS TÉCNICAS

Grupos de Concerto (apresentação em teatro fechado)

Orquestra (sinfônica, cordas, percussão) Coral (com acompanhamento instrumental, proibido playback)
Coral (à capela)

Bandas de Concerto (Banda Musical, Brass Band, Jazz Band, Bandas de Garagem)

Grupos de Marcha (apresentação em ginásio)

Bandas (Marcial, Musical, Banda Show, Liras, Especial)

Fanfarras (Simples e com Pisto)

Grupos de Percussão

CATEGORIAS ETÁRIAS

INFANTIL - até 11 anos completos;

INFANTO-JUVENIL - até 15 anos completos;

JUVENIL - até 19 anos completos;

SÊNIOR - Qualquer idade.

Poderão participar da Fase Seletiva, todas as corporações musicais pertencentes às redes de ensino municipal, estadual, particular da cidade de São Paulo, que se inscreverem na DRE, responsável por sua região demográfica, conforme quadro acima, preenchendo a ficha de pré-inscrição que estará disponível no link: http://goo.gl/XKD5FC até dia 30/04/15.

Haverá uma seleção por DRE, desde que haja um número mínimo de dez (10) corporações musicais inscritas. Caso o número de inscritos seja inferior, as corporações pertencentes à mesma, deverão participar da eliminatória de outra DRE, mantendo-se o critério de ser representante da DRE a qual pertence.

Para estimular e contribuir com o desenvolvimento dos trabalhos de música desenvolvidos nas Escolas da Cidade de São Paulo, a critério das DREs e da SME, poderão participar grupos musicais de outras regiões da Cidade, ou até mesmo de outros municípios, competindo em condições de igualdade e concorrendo às premiações locais oferecidas pelas DREs, porém, estas concorrerão apenas à classificação local, não podendo disputar o direito de representar a Diretoria na Final do Festival.

Cada DRE determinará o número máximo de inscrições de fora de sua região; os critérios de eliminação levarão em conta, a infraestrutura, capacidade de atendimento aos alunos participantes e estimativa de público, e valerá a ordem cronológica das inscrições para completar a quantidade desejada de grupos musicais.

AVALIAÇÃO:

Para efeito de avaliação será composta uma comissão julgadora com até 10 jurados para Grupos de Marcha e até 5 para Grupos de Concerto.

Todas as corporações participantes poderão concorrer com distinção de categoria técnica e etária na Fase Seletiva, porém, para efeito de classificação e de representação da DRE de sua região, na Final do Festival, só contará a corporação musical que obtiver maior pontuação dentre todas.

Para estas eliminatórias será utilizado um regulamento próprio elaborado pela coordenação do Festival, que estará à disposição nas DREs, e será enviado via e-mail para todas as corporações que fizerem a Pré-Inscrição.

COMPETÊNCIAS PARA A FASE SELETIVA:

Caberá as DREs a definição das datas, horários e locais para realização da eliminatória de sua região, devendo encarregar-se da infraestrutura básica necessária:

> inscrições das corporações musicais;

> transporte das corporações musicais pertencentes à rede municipal de ensino da sua região;

> divulgação do evento na região;

> arquibancada (quando necessário);

> água potável para os participantes;

> área reservada com 10 cadeiras universitárias ou mesa para a comissão julgadora e mesa com 2 cadeiras para comissão
de apuração das notas;

> área reservada para as autoridades;

> equipamento de som;

> locutor;

> solicitação de Policiamento, quando necessário;

> certificado ou troféu de participação e classificação;

> uma ambulância para eventuais emergências.

Caberá à Coordenação do Festival SME/Coordenação dos CEUs/ Programas Especiais:

> organização do regulamento;

> contratação da comissão julgadora;

> mesa apontadora das notas com notebook e impressora;

> coordenação geral;

> cronometrista;

> alimentação;

> premiação para as Bandas que se classificarem para a final do festival.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES PARA AS ELIMINATÓRIAS:

As DREs deverão atentar para os seguintes itens:

* Local do Evento: O local mais adequado ao evento é:

* Para grupos de Marcha: em Ginásios Esportivos (cobertos ou não), Parques de Atletismo, Campos de Futebol, ou outro local com dimensões mínimas de 32X16 metros para a apresentação das corporações musicais (similar ao tamanho de uma quadra de futebol de salão) que possua arquibancada para acomodar o público.

* Para grupos de Concerto e Corais: Teatros dos CEUs ou outros.

* Dias e horários de início das eliminatórias:

* Preferencialmente a partir das 10h aos sábados e domingos.

Para demais informações, entrar em contato com SME/Programas Especiais/ Departamento de Música com maestro Marcelo Bonvenuto, Ana Silvia ou Juraci Santiago, pelo telefone 5083-7817, ou através do e-mail marcelobonvenuto@gmail.com

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