30/03/2015 - Curso de formação sindical do SINPEEM destaca os desafios do cuidar e educar

        No dia 25 de março, o SINPEEM realizou o primeiro curso de formação sindical de 2015, destinado aos profissionais da educação infantil - docentes, gestores e Quadro de Apoio, com o tema “Cuidar e educar: um desafio para todos”.

        Em sua palestra interativa, denominada “Brincadeiras musicais – repertório e convite”, Shaun Bencks – educador, violonista, regente coral, arranjador, produtor musical e professor de musicalização infantil – usou a música de maneira divertida, com diversas brincadeiras que podem ser utilizadas com as crianças no cotidiano escolar.

        Bencks afirmou que os educadores podem utilizar a música e a interatividade de maneira mais efetiva, potencializando e multiplicando o trabalho de maneira lúdica com as crianças.
        
        André Trindade, psicólogo, psicomotricista, utilizou a dança como instrumento de organização motora e postural em sua palestra, método de educação corporal que tem difundido em várias escolas de São Paulo, no qual a interatividade do professor é fundamental.
 
        De acordo com Trindade, a atividade que desenvolve reúne os elementos que servem de base para um bom desenvolvimento motor, entre eles, o espaço esférico, o reagrupamento das partes do corpo num todo coordenado, o movimento, o toque e a relação. “Por meio da dança a criança amplia seu repertório de movimentos e constrói conceitos importantes em relação ao espaço e ao tempo”, afirma.
 
        No curso destinado ao Quadro de Apoio, Elizabeth Ângelo Caderno, falou da importância dos agentes escolares, auxiliares técnicos de educação e agentes de apoio para o funcionamento da escola. Também destacou a busca pela “felicidade interna bruta”, que vem sendo enfatizada pelo escritor e articulista Célio Pezza como uma mudança de conceitos, com a finalidade de garantir qualidade de vida ao se colocar a preocupação com o ser humano em primeiro plano.
 
        Já o presidente do SINPEEM, Claudio Fonseca, discorreu sobre as carreiras do Quadro de Apoio: atribuições, módulos e direitos funcionais, além de dar ênfase à campanha salarial de 2015, com as reivindicações específicas destes profissionais, que constam da pauta entregue ao governo Haddad.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home