15/06/2015 - Representantes sindicais fazem balanço da campanha salarial

     Em reunião realizada nesta segunda-feira (15/06), na Casa de Portugal, mais de dois mil representantes sindicais do magistério fizeram um balanço da campanha salarial de 2015, com a ressalva e que o SINPEEM sempre pressiona para que, na data-base da sejam tratadas, além da questão salarial, as reivindicações referentes aos direitos, condições de trabalho, saúde e segurança da categoria.

     O presidente do sindicato, Claudio Fonseca, ressaltou a importância da luta contra a política salarial do prefeito Haddad, de reajuste geral sobre os padrões de vencimentos e correção dos valores dos pisos na data-base com percentuais abaixo da inflação. Falou sobre os reajustes de 5,54% sobre as todas as tabelas de vencimentos, a partir de 01 de maio, e da conquista do aumento de 10% sobre os pisos, sendo 5% em maio de 5% em outubro deste ano, bem como da importância da união e pressão da categoria para que a incorporação destes 10%, prevista para 2017 e 2018, ocorra até maio de 2016.


Outros assuntos

     Entre os informes, destaque para o Plano Municipal de Educação (PME), já que Estados e Municípios têm até o dia 24 de junho para apresentar seus planos, conforme prevê o Plano Nacional de Educação.

     Dentro deste contexto, o SINPEEM continuará defendendo a construção de escolas com gestão pública, ou seja, administradas pela rede direta; redução do número de alunos por sala/turma/agrupamento, entre outros itens aprovados em todas as instâncias de deliberação do sindicato.

     O presidente também discorreu sobre a ação denominada de 62%, a posição contrária do SINPEEM à instituição da Prova Mais Educação, a sentença judicial favorável à integralidade dos proventos dos aposentados por invalidez, reivindicação de alterações nas regras para enquadramentos nas duas novas referências, entre outros itens que compõem o boletim da reunião de representantes.

     Encaminhamentos

     Os representantes aprovaram os seguintes encaminhamentos:

     a) realizar campanha pela antecipação das datas de incorporação a partir de agosto de 2015; 

     b) reivindicar, desde já, a antecipação e incorporação de todos os índices de reajustes a serem aplicados entre maio de 2016 e maio de 2018; 

     c) vincular a luta pela valorização dos pisos dos docentes, gestores e do Quadro de Apoio na data-base de 2016, com a antecipação e aplicação dos índices programados para até 2018 sobre todos os padrões de vencimentos dos ativos e aposentados; 

     d) debater com a categoria e aprovar no congresso o Plano de Lutas 2015/2016 pela antecipação da incorporação, valorização dos pisos e todos os itens relativos às condições de trabalho, saúde e segurança.

     e) cobrar da SME a realização de chamamento público para a educação de jovens e adultos;

     f) realizar seminário destinado aos professores de educação física sobre a concepção da profissão e orientações para que as escolas não disponibilizem os prontuários destes profissionais aos ficais do Conselho Regional de Educação Física (Cref);

     g) realizar, na reunião de representantes de agosto, formação sobre evolução funcional. 

 Para acessar o boletim, acesse: Reunião de representantes 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home