Comunicado nº 1.042 (DOC de 31/07/2015, página 29)

DE 30 DE JULHO DE 2015

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da
Diretoria de Orientação Técnica, por meio do Núcleo de Educação Étnico-Racial, em parceria com a Coordenação de Políticas
para Migrantes da Secretaria 

COMUNICA a realização do curso optativo “Somos todos migrantes: educação e migrações na cidade de São Paulo”.

I – JUSTIFICATIVA

A abordagem do curso promoverá uma incursão na temática da imigração, tratando do direito ao acesso à educação, além de desconstruir o estereótipo e imaginário senso comum sobre o lugar dos imigrantes na cidade de São Paulo. Deste modo, o curso optativo “Somos Todos Migrantes: educação e migrações na cidade de São Paulo” é de extrema relevância para a formação dos(as) profissionais da Secretaria Municipal de Educação, pois os seus objetivos coadunam com a politica pública municipal de acolhimento as populações migrantes.

II – OBJETIVOS:

- oportunizar formação continuada aos servidores e servidoras do quadro administrativo das unidades escolares sobre a questão da migração em São Paulo, visando o combate a práticas de xenofobia no ambiente escolar;

- compreender a importância do acesso à educação para a inserção social do migrante, considerando as diferenças culturais como elementos de enriquecimento;

- discutir o acesso a direitos e serviços públicos de pessoas migrantes, local e nacionalmente, com especial enfoque no direito à educação.

III – METODOLOGIA

As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais, sobretudo filmes, reflexão e análise de situações problema envolvendo o público imigrante.

IV – PÚBLICO-ALVO: supervisor escolar, diretor de escola, assistente de diretor de escola, assistente técnico de educação I, coordenador pedagógico, secretário de escola e auxiliar técnico de educação que preste serviço na secretaria da unidade escolar ou DRE.

V – VAGAS: 50 (cinquenta) destinadas aos servidores em exercício na DRE Guaianases. No caso de haverem vagas remanescentes, as mesmas serão distribuídas para profissionais das demais DREs, por ordem de chegada das inscrições.

VI – CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO

Dia da semana: segunda-feira

Horário: 18h às 22h

Datas: 03/08; 10/08; 17/08; 24/08/15;

Local: auditório da DRE Guaianases - Endereço: Rua Agapito Maluf, 58 – Guaianases.

VII – CARGA HORÁRIA: 12 (doze) horas presenciais.

VIII – INSCRIÇÕES

Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: nome completo, RF, vínculo, RG, CPF, padrão, cargo e função, unidade de exercício e unidade de lotação, a partir de
30/07/2015, disponível no link http://goo.gl/forms/ZFAVAhUwd4 
.
IX – AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, baseada na frequência e participação nas atividades e discussões. A frequência mínima será de 100%.

X – REGENTES: Adriana de Carvalho Alves, Cristiane Santana Silva, Juliana Moreira de Souza Tubini, Guilherme Arosa Prol Otero, Rafael Ferreira Silva e Paulo Illes.

XI – CONTEÚDOS

Aula 01: apresentação do curso. Conceitos básicos: migrantes e refugiados; 

Aula 02: Migrações no Mundo, Brasil e São Paulo: história e atualidade/legislação e marcos;

Aula 03: Quebrando Mitos sobre Migração. Migração, Educação e Interculturalidade;

Aula 04: Migração, Educação e Interculturalidade: estudos de caso referentes ao acesso e permanência de alunas/os imigrantes na escola.

XII – CERTIFICAÇÃO

Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 100% (cem por cento) no curso e participação das atividades propostas durante as aulas.

XIII – OBSERVAÇÃO: os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho, sem dispensa de ponto.

XIV – RESPONSÁVEIS: Adriana de Carvalho Alves, RF:723.847.9 – assistente técnico de educação I; Cristiane Santana Silva, RF: 791.265.0, assistente técnico de educação I; Guilherme Arosa Prol Otero, RF: 811.096.4 – assessor técnico II.

XV – ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Coordenação para Políticas para Migrantes.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home