Convocação nº 26 (DOC de 10/10/2015, páginas 43 e 44)

DOC 10/10/2015 PÁG 43 e 44

SEMINÁRIO: “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO”.

O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições, CONVOCA o Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor, ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) das Unidades Escolares das Diretorias Regionais de Educação PIRITUBA/JARAGUÁ, SÃO MATEUS e JAÇANÃ/ TREMEMBÉ para participar do “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO” .

Estão CONVIDADOS os demais segmentos da comunidade escolar.

1. JUSTIFICATIVA:

A fim de fortalecer a gestão democrática da Escola Pública Municipal e contribuir com a Qualidade Social da Educação, este Seminário pretende oferecer formação para a gestão das Unidades Educacionais .

2. OBJETIVOS:

2.1. Identificar e refletir sobre os processos de Educação que promovam o exercício da Cidadania Ativa;

2.2. Compreender a importância da participação da Comunidade Escolar na Gestão da Escola;

2.3. Refletir sobre a importância dos exercícios de participação no espaço escolar como oportunidades de formação do cidadão participativo;

2.4. Reconhecer o Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres e as Organizações Estudantis como espaços de exercício de cidadania participativa;

2.5. Fortalecer a Gestão Democrática da Escola Pública Municipal;

2.6. Contribuir para a Qualidade Social da Educação;

3. TEMAS:

Serão abordados os seguintes temas:

3.1. Cidadania Ativa e Educação.

3.2. Conselho de Escola e Gestão Democrática da Escola Pública.

3.3. Assembleias Escolares como espaços de Educação para a participação cidadã.

3.4. Qualidade Social da Educação.

4. CONTEÚDOS /PALESTRANTE:

O Conselho de Escola e a Gestão Democrática da Escola Pública – Palestrante: Ângela Antunes;

5. CRONOGRAMA:

6. 05/11 – 13:30 às 17:30 horas

7. PUBLICO ALVO:

Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) .

8. BIBLIOGRAFIA:

BENEVIDES, Maria Victória. A Cidadania Ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo: Editora Ática, 1991. CISESKI, Ângela Antunes. Aceita um Conselho? Teoria e prática da gestão participativa na escola pública. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 1997. ARAUJO, Ulisses F. Assembleia Escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Moderna, 2004.

9. CARGA HORÁRIA:

4 (quatro) horas

10. LOCAL:

Salão nobre da Câmara dos Vereadores,. Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar.

11. CADASTRAMENTO:

Os gestores designados em suas Unidades Escolares deverão se cadastrar na página da Escola do Parlamento (http://goo.gl/forms/Q7MB5jTlt9).

12. COMPROVAÇÃO DA FREQUÊNCIA:

Os participantes farão jus a atestado de presença a ser apresentado na Unidade Educacional para fins de registro.

13. COORDENAÇÃO:

Assessoria Especial – Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

CONVOCAÇÃO Nº 27, DE 09 DE OUTUBRO DE 2015

Assunto: SEMINÁRIO: “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO”. O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições, CONVOCA o Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor, ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) das Unidades Escolares das Diretorias Regionais de Educação PENHA, IPIRANGA E SÃO MIGUEL PAULITA para participar do “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO” .

Estão CONVIDADOS os demais segmentos da comunidade escolar.

1. JUSTIFICATIVA:

A fim de fortalecer a gestão democrática da Escola Pública Municipal e contribuir com a Qualidade Social da Educação, este Seminário pretende oferecer formação para a gestão das Unidades Educacionais .

2. OBJETIVOS:

2.1. Identificar e refletir sobre os processos de Educação que promovam o exercício da Cidadania Ativa;

2.2. Compreender a importância da participação da Comunidade Escolar na Gestão da Escola;

2.3. Refletir sobre a importância dos exercícios de participação no espaço escolar como oportunidades de formação do cidadão participativo;

2.4. Reconhecer o Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres e as Organizações Estudantis como espaços de exercício de cidadania participativa;

2.5. Fortalecer a Gestão Democrática da Escola Pública Municipal;

2.6. Contribuir para a Qualidade Social da Educação;

3. TEMAS:

Serão abordados os seguintes temas:

3.1. Cidadania Ativa e Educação.

3.2. Conselho de Escola e Gestão Democrática da Escola Pública.

3.3. Assembleias Escolares como espaços de Educação para a participação cidadã.

3.4. Qualidade Social da Educação.

4. CONTEÚDOS /PALESTRANTE:

Cidadania Ativa – Palestrante: Maria Victoria Benevides;

5. CRONOGRAMA:

6. 19/10 – 13:30 às 17:30 horas

7. PUBLICO ALVO:

Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) .

8. BIBLIOGRAFIA:

BENEVIDES, Maria Victória. A Cidadania Ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo: Editora Ática, 1991. CISESKI, Ângela Antunes. Aceita um Conselho? Teoria e prática da gestão participativa na escola pública. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 1997. ARAUJO, Ulisses F. Assembleia Escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Moderna, 2004.

9. CARGA HORÁRIA:

4 (quatro) horas

10. LOCAL:

Salão nobre da Câmara dos Vereadores,. Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar.

11. CADASTRAMENTO:

Os gestores designados em suas Unidades Escolares deverão se cadastrar na página da Escola do Parlamento (http://goo.gl/forms/Q7MB5jTlt9).

12. COMPROVAÇÃO DA FREQUÊNCIA:

Os participantes farão jus a atestado de presença a ser apresentado na Unidade Educacional para fins de registro.

13. COORDENAÇÃO:

Assessoria Especial – Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

CONVOCAÇÃO Nº 28, DE 09 DE OUTUBRO DE 2015

Assunto: SEMINÁRIO: “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO”. O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições, CONVOCA o Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor, ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) das Unidades Escolares das Diretorias Regionais de Educação GUAIANASES, BUTANTÃ, CAPELA DO SOCORRO E SANTO AMARO para participar do “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO” .

Estão CONVIDADOS os demais segmentos da comunidade escolar.

14. JUSTIFICATIVA:

A fim de fortalecer a gestão democrática da Escola Pública Municipal e contribuir com a Qualidade Social da Educação, este Seminário pretende oferecer formação para a gestão das Unidades Educacionais.

15. OBJETIVOS:

2.7. Identificar e refletir sobre os processos de Educação que promovam o exercício da Cidadania Ativa;

2.8. Compreender a importância da participação da Comunidade Escolar na Gestão da Escola;

2.9. Refletir sobre a importância dos exercícios de participação no espaço escolar como oportunidades de formação do cidadão participativo;

2.10. Reconhecer o Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres e as Organizações Estudantis como espaços de exercício de cidadania participativa;

2.11. Fortalecer a Gestão Democrática da Escola Pública Municipal;

2.12. Contribuir para a Qualidade Social da Educação;

16. TEMAS:

Serão abordados os seguintes temas:

3.1. Cidadania Ativa e Educação.

3.2. Conselho de Escola e Gestão Democrática da Escola Pública.

3.3. Assembleias Escolares como espaços de Educação para a participação cidadã.

3.4. Qualidade Social da Educação.

17. CONTEÚDOS /PALESTRANTE:

As Assembleias Educacionais como espaços de Educação para a participação cidadã – Palestrante: Ulisses Araújo.

18. CRONOGRAMA:

19. 20/10 – 13:30 às 17:30 horas

20. PUBLICO ALVO:

Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) .

21. BIBLIOGRAFIA: BENEVIDES, Maria Victória. A Cidadania Ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo: Editora Ática, 1991. CISESKI, Ângela Antunes. Aceita um Conselho? Teoria e prática da gestão participativa na escola pública. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 1997. ARAUJO, Ulisses F. Assembleia Escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Moderna, 2004.

22. CARGA HORÁRIA:

4 (quatro) horas

23. LOCAL:

Salão nobre da Câmara dos Vereadores,. Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar.

24. CADASTRAMENTO:

Os gestores designados em suas Unidades Escolares deverão se cadastrar na página da Escola do Parlamento (http://goo.gl/forms/Q7MB5jTlt9).

25. COMPROVAÇÃO DA FREQUÊNCIA:

Os participantes farão jus a atestado de presença a ser apresentado na Unidade Educacional para fins de registro.

26. COORDENAÇÃO:

Assessoria Especial – Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

CONVOCAÇÃO Nº 29, DE 09 DE OUTUBRO DE 2015

Assunto: SEMINÁRIO: “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO”. O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições, CONVOCA o Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor, ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) das Unidades Escolares das Diretorias Regionais de Educação CAMPO LIMPO, FREGUESIA DO Ó E ITAQUERA para participar do “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO” .

Estão CONVIDADOS os demais segmentos da comunidade escolar.

27. JUSTIFICATIVA:

A fim de fortalecer a gestão democrática da Escola Pública Municipal e contribuir com a Qualidade Social da Educação, este Seminário pretende oferecer formação para a gestão das Unidades Educacionais .

28. OBJETIVOS:

2.13. Identificar e refletir sobre os processos de Educação que promovam o exercício da Cidadania Ativa;

2.14. Compreender a importância da participação da Comunidade Escolar na Gestão da Escola;

2.15. Refletir sobre a importância dos exercícios de participação no espaço escolar como oportunidades de formação do cidadão participativo;

2.16. Reconhecer o Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres e as Organizações Estudantis como espaços de exercício de cidadania participativa;

2.17. Fortalecer a Gestão Democrática da Escola Pública Municipal;

2.18. Contribuir para a Qualidade Social da Educação;

29. TEMAS:

Serão abordados os seguintes temas:

3.1. Cidadania Ativa e Educação.

3.2. Conselho de Escola e Gestão Democrática da Escola Pública.

3.3. Assembleias Escolares como espaços de Educação para a participação cidadã.

3.4. Qualidade Social da Educação. 30. CONTEÚDOS /PALESTRANTE:

31. Quando a Comunidade Escolar aprende a participar, participando: exercícios de cidadania via participação – Palestrante: Eliseu Muniz CRONOGRAMA: 26/10 – 13:30 às 17:30 horas

32. PUBLICO ALVO:

Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) .

33. BIBLIOGRAFIA:

BENEVIDES, Maria Victória. A Cidadania Ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo: Editora Ática, 1991. CISESKI, Ângela Antunes. Aceita um Conselho? Teoria e prática da gestão participativa na escola pública. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 1997. ARAUJO, Ulisses F. Assembleia Escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Moderna, 2004.

34. CARGA HORÁRIA:

4 (quatro) horas

35. LOCAL:

Salão nobre da Câmara dos Vereadores,. Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar.

36. CADASTRAMENTO:

Os gestores designados em suas Unidades Escolares deverão se cadastrar na página da Escola do Parlamento (http://goo.gl/forms/Q7MB5jTlt9) .

37. COMPROVAÇÃO DA FREQUÊNCIA:

Os participantes farão jus a atestado de presença a ser apresentado na Unidade Educacional para fins de registro.

38. COORDENAÇÃO:

Assessoria Especial – Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.
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