Convocação nº 26 (DOC de 10/10/2015, páginas 43 e 44)
DOC 10/10/2015 PÁG 43 e 44
SEMINÁRIO: “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO”.
O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições, CONVOCA o Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor, ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) das Unidades Escolares das Diretorias Regionais de Educação PIRITUBA/JARAGUÁ, SÃO MATEUS e JAÇANÃ/ TREMEMBÉ para participar do “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO” .
Estão CONVIDADOS os demais segmentos da comunidade escolar.
1. JUSTIFICATIVA:
A fim de fortalecer a gestão democrática da Escola Pública Municipal e contribuir com a Qualidade Social da Educação, este Seminário pretende oferecer formação para a gestão das Unidades Educacionais .
2. OBJETIVOS:
2.1. Identificar e refletir sobre os processos de Educação que promovam o exercício da Cidadania Ativa;
2.2. Compreender a importância da participação da Comunidade Escolar na Gestão da Escola;
2.3. Refletir sobre a importância dos exercícios de participação no espaço escolar como oportunidades de formação do cidadão participativo;
2.4. Reconhecer o Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres e as Organizações Estudantis como espaços de exercício de cidadania participativa;
2.5. Fortalecer a Gestão Democrática da Escola Pública Municipal;
2.6. Contribuir para a Qualidade Social da Educação;
3. TEMAS:
Serão abordados os seguintes temas:
3.1. Cidadania Ativa e Educação.
3.2. Conselho de Escola e Gestão Democrática da Escola Pública.
3.3. Assembleias Escolares como espaços de Educação para a participação cidadã.
3.4. Qualidade Social da Educação.
4. CONTEÚDOS /PALESTRANTE:
O Conselho de Escola e a Gestão Democrática da Escola Pública – Palestrante: Ângela Antunes;
5. CRONOGRAMA:
6. 05/11 – 13:30 às 17:30 horas
7. PUBLICO ALVO:
Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) .
8. BIBLIOGRAFIA:
BENEVIDES, Maria Victória. A Cidadania Ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo: Editora Ática, 1991. CISESKI, Ângela Antunes. Aceita um Conselho? Teoria e prática da gestão participativa na escola pública. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 1997. ARAUJO, Ulisses F. Assembleia Escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Moderna, 2004.
9. CARGA HORÁRIA:
4 (quatro) horas
10. LOCAL:
Salão nobre da Câmara dos Vereadores,. Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar.
11. CADASTRAMENTO:
Os gestores designados em suas Unidades Escolares deverão se cadastrar na página da Escola do Parlamento (http://goo.gl/forms/Q7MB5jTlt9).
12. COMPROVAÇÃO DA FREQUÊNCIA:
Os participantes farão jus a atestado de presença a ser apresentado na Unidade Educacional para fins de registro.
13. COORDENAÇÃO:
Assessoria Especial – Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.
CONVOCAÇÃO Nº 27, DE 09 DE OUTUBRO DE 2015
Assunto: SEMINÁRIO: “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO”. O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições, CONVOCA o Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor, ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) das Unidades Escolares das Diretorias Regionais de Educação PENHA, IPIRANGA E SÃO MIGUEL PAULITA para participar do “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO” .
Estão CONVIDADOS os demais segmentos da comunidade escolar.
1. JUSTIFICATIVA:
A fim de fortalecer a gestão democrática da Escola Pública Municipal e contribuir com a Qualidade Social da Educação, este Seminário pretende oferecer formação para a gestão das Unidades Educacionais .
2. OBJETIVOS:
2.1. Identificar e refletir sobre os processos de Educação que promovam o exercício da Cidadania Ativa;
2.2. Compreender a importância da participação da Comunidade Escolar na Gestão da Escola;
2.3. Refletir sobre a importância dos exercícios de participação no espaço escolar como oportunidades de formação do cidadão participativo;
2.4. Reconhecer o Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres e as Organizações Estudantis como espaços de exercício de cidadania participativa;
2.5. Fortalecer a Gestão Democrática da Escola Pública Municipal;
2.6. Contribuir para a Qualidade Social da Educação;
3. TEMAS:
Serão abordados os seguintes temas:
3.1. Cidadania Ativa e Educação.
3.2. Conselho de Escola e Gestão Democrática da Escola Pública.
3.3. Assembleias Escolares como espaços de Educação para a participação cidadã.
3.4. Qualidade Social da Educação.
4. CONTEÚDOS /PALESTRANTE:
Cidadania Ativa – Palestrante: Maria Victoria Benevides;
5. CRONOGRAMA:
6. 19/10 – 13:30 às 17:30 horas
7. PUBLICO ALVO:
Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) .
8. BIBLIOGRAFIA:
BENEVIDES, Maria Victória. A Cidadania Ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo: Editora Ática, 1991. CISESKI, Ângela Antunes. Aceita um Conselho? Teoria e prática da gestão participativa na escola pública. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 1997. ARAUJO, Ulisses F. Assembleia Escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Moderna, 2004.
9. CARGA HORÁRIA:
4 (quatro) horas
10. LOCAL:
Salão nobre da Câmara dos Vereadores,. Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar.
11. CADASTRAMENTO:
Os gestores designados em suas Unidades Escolares deverão se cadastrar na página da Escola do Parlamento (http://goo.gl/forms/Q7MB5jTlt9).
12. COMPROVAÇÃO DA FREQUÊNCIA:
Os participantes farão jus a atestado de presença a ser apresentado na Unidade Educacional para fins de registro.
13. COORDENAÇÃO:
Assessoria Especial – Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.
CONVOCAÇÃO Nº 28, DE 09 DE OUTUBRO DE 2015
Assunto: SEMINÁRIO: “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO”. O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições, CONVOCA o Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor, ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) das Unidades Escolares das Diretorias Regionais de Educação GUAIANASES, BUTANTÃ, CAPELA DO SOCORRO E SANTO AMARO para participar do “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO” .
Estão CONVIDADOS os demais segmentos da comunidade escolar.
14. JUSTIFICATIVA:
A fim de fortalecer a gestão democrática da Escola Pública Municipal e contribuir com a Qualidade Social da Educação, este Seminário pretende oferecer formação para a gestão das Unidades Educacionais.
15. OBJETIVOS:
2.7. Identificar e refletir sobre os processos de Educação que promovam o exercício da Cidadania Ativa;
2.8. Compreender a importância da participação da Comunidade Escolar na Gestão da Escola;
2.9. Refletir sobre a importância dos exercícios de participação no espaço escolar como oportunidades de formação do cidadão participativo;
2.10. Reconhecer o Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres e as Organizações Estudantis como espaços de exercício de cidadania participativa;
2.11. Fortalecer a Gestão Democrática da Escola Pública Municipal;
2.12. Contribuir para a Qualidade Social da Educação;
16. TEMAS:
Serão abordados os seguintes temas:
3.1. Cidadania Ativa e Educação.
3.2. Conselho de Escola e Gestão Democrática da Escola Pública.
3.3. Assembleias Escolares como espaços de Educação para a participação cidadã.
3.4. Qualidade Social da Educação.
17. CONTEÚDOS /PALESTRANTE:
As Assembleias Educacionais como espaços de Educação para a participação cidadã – Palestrante: Ulisses Araújo.
18. CRONOGRAMA:
19. 20/10 – 13:30 às 17:30 horas
20. PUBLICO ALVO:
Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) .
21. BIBLIOGRAFIA: BENEVIDES, Maria Victória. A Cidadania Ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo: Editora Ática, 1991. CISESKI, Ângela Antunes. Aceita um Conselho? Teoria e prática da gestão participativa na escola pública. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 1997. ARAUJO, Ulisses F. Assembleia Escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Moderna, 2004.
22. CARGA HORÁRIA:
4 (quatro) horas
23. LOCAL:
Salão nobre da Câmara dos Vereadores,. Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar.
24. CADASTRAMENTO:
Os gestores designados em suas Unidades Escolares deverão se cadastrar na página da Escola do Parlamento (http://goo.gl/forms/Q7MB5jTlt9).
25. COMPROVAÇÃO DA FREQUÊNCIA:
Os participantes farão jus a atestado de presença a ser apresentado na Unidade Educacional para fins de registro.
26. COORDENAÇÃO:
Assessoria Especial – Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.
CONVOCAÇÃO Nº 29, DE 09 DE OUTUBRO DE 2015
Assunto: SEMINÁRIO: “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO”. O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições, CONVOCA o Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor, ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) das Unidades Escolares das Diretorias Regionais de Educação CAMPO LIMPO, FREGUESIA DO Ó E ITAQUERA para participar do “AGIR DEMOCRÁTICO: O CRECE, A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO” .
Estão CONVIDADOS os demais segmentos da comunidade escolar.
27. JUSTIFICATIVA:
A fim de fortalecer a gestão democrática da Escola Pública Municipal e contribuir com a Qualidade Social da Educação, este Seminário pretende oferecer formação para a gestão das Unidades Educacionais .
28. OBJETIVOS:
2.13. Identificar e refletir sobre os processos de Educação que promovam o exercício da Cidadania Ativa;
2.14. Compreender a importância da participação da Comunidade Escolar na Gestão da Escola;
2.15. Refletir sobre a importância dos exercícios de participação no espaço escolar como oportunidades de formação do cidadão participativo;
2.16. Reconhecer o Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres e as Organizações Estudantis como espaços de exercício de cidadania participativa;
2.17. Fortalecer a Gestão Democrática da Escola Pública Municipal;
2.18. Contribuir para a Qualidade Social da Educação;
29. TEMAS:
Serão abordados os seguintes temas:
3.1. Cidadania Ativa e Educação.
3.2. Conselho de Escola e Gestão Democrática da Escola Pública.
3.3. Assembleias Escolares como espaços de Educação para a participação cidadã.
3.4. Qualidade Social da Educação. 30. CONTEÚDOS /PALESTRANTE:
31. Quando a Comunidade Escolar aprende a participar, participando: exercícios de cidadania via participação – Palestrante: Eliseu Muniz CRONOGRAMA: 26/10 – 13:30 às 17:30 horas
32. PUBLICO ALVO:
Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) .
33. BIBLIOGRAFIA:
BENEVIDES, Maria Victória. A Cidadania Ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo: Editora Ática, 1991. CISESKI, Ângela Antunes. Aceita um Conselho? Teoria e prática da gestão participativa na escola pública. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 1997. ARAUJO, Ulisses F. Assembleia Escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Moderna, 2004.
34. CARGA HORÁRIA:
4 (quatro) horas
35. LOCAL:
Salão nobre da Câmara dos Vereadores,. Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar.
36. CADASTRAMENTO:
Os gestores designados em suas Unidades Escolares deverão se cadastrar na página da Escola do Parlamento (http://goo.gl/forms/Q7MB5jTlt9) .
37. COMPROVAÇÃO DA FREQUÊNCIA:
Os participantes farão jus a atestado de presença a ser apresentado na Unidade Educacional para fins de registro.
38. COORDENAÇÃO:
Assessoria Especial – Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.
32. PUBLICO ALVO:
Diretor(a), ou 1(um) Assistente de Diretor ou um Coordenador(a) Pedagógico(a) .
33. BIBLIOGRAFIA:
BENEVIDES, Maria Victória. A Cidadania Ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo: Editora Ática, 1991. CISESKI, Ângela Antunes. Aceita um Conselho? Teoria e prática da gestão participativa na escola pública. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 1997. ARAUJO, Ulisses F. Assembleia Escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Moderna, 2004.
34. CARGA HORÁRIA:
4 (quatro) horas
35. LOCAL:
Salão nobre da Câmara dos Vereadores,. Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar.
36. CADASTRAMENTO:
Os gestores designados em suas Unidades Escolares deverão se cadastrar na página da Escola do Parlamento (http://goo.gl/forms/Q7MB5jTlt9) .
37. COMPROVAÇÃO DA FREQUÊNCIA:
Os participantes farão jus a atestado de presença a ser apresentado na Unidade Educacional para fins de registro.
38. COORDENAÇÃO:
Assessoria Especial – Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.