Comunicado nº 1.540 (DOC de 28/10/2015, página 45)

DE 27 DE OUTUBRO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o (a) diretor (a) de DOT/Núcleo de Educação Étnico-racial, comunica a realização do CURSO RACISMO INSTITUCIONAL: PERSPECTIVA ECONÔMICA DAS RELAÇÕES RACIAIS, proposta validada nº 080/2015, conforme especificações a seguir:

I - Justificativa

Um dos objetivos da Lei nº 10.639/03, posteriormente alterada pela Lei nº 11.645/08, é ratificar a História do Brasil, incluindo e corrigindo distorções realizadas ao longo do tempo por meio do sistema de educação formal público. O caminho para a transformação é possível por meio do debate franco dos conceitos e do aprendizado dos significados a respeito do racismo institucional.

A problematização das relações raciais, nesse sentido, torna-se primordial para a formação de profissionais da educação cientes de um novo momento para a História do Brasil, principalmente por serem estes os profissionais que acreditam que a educação pode contribuir para o extermínio das desigualdades raciais e contribuir para uma sociedade mais justa.

II - Objetivos

• Explicitar e problematizar conceitos centrais de racismo institucional, apresentando as ações que prejudicaram a população negra e indígena, e privilegiaram os imigrantes brancos.

• Discutir e refletir sobre a relação entre o desenvolvimento econômico da nação e as relações raciais.

• Relacionar o debate instaurado no curso com as práticas educacionais vigentes e as ações do cotidiano escolar que implicam na reprodução do racismo institucional.

III - Conteúdo

1º encontro: apresentação do curso; Revisão da História do Brasil, com enfoque nos acontecimentos durante a República, como: reformulação na educação pública; teorias racistas e teorias econômicas;

2º encontro: demonstrar as consequências econômicas do pós-escravidão, com base em algumas questões que serão problematizadas e refletidas junto aos profissionais, são elas: para onde foram os negros no pós-abolição? o que eles faziam para sobreviver? onde foram trabalhar? Todos os negros eram ex-escravos? o que se pensavam a respeito deles? quem tinha acesso à educação?

3º encontro: com base nas indagações a respeito das consequências econômicas do pós-abolição apresentado na aula anterior, pretende-se nesta aula indicar e refletir conteúdos e leituras que demonstram a situação do povo negro e os privilégios derivados aos imigrantes brancos. O objetivo será trabalhar  os conceitos, revisitando a história demonstrando as lacunas existentes deixadas pela educação formal instituída na época.

4º encontro: apresentar as relações entre desenvolvimento econômico e as relações sociais, pensadas para o progresso da nação a partir de 1940, extremamente importante para a formulação de propostas de política pública que irão influenciar o futuro da população negra, com consequências até os dias atuais.

5º encontro: demonstrar, a partir da década de 1980, como a educação formal será o divisor da ascensão social e mobilidade social. E como o racismo institucionalizado, portanto, como base na meritocracia, historicamente exterminou a possibilidade da população negra de estudar, e por sua vez, ter prosperidade econômica.

6º encontro: revisão, reflexão e apresentação dos profissionais de um plano de ação pedagógica com base no curso aplicado.

IV - Metodologia

As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais, sobretudo filmes e imagens, reflexão e análise de material didático e planejamento de práticas pedagógicas.

V - Público-alvo: assist. técnico de educação i, aux. técnico de educação, bibliotecário, coord. de ação cultural / educacional, coord. de esportes e lazer, coord. pedagógico, diretor de escola, prof. de educação infantil, prof. ed. infantil e ens. fund. i, prof. E.F. II e médio, supervisor escolar.

VI - Carga horária total: 20 horas

VII - Cronograma:

28/10/2015 - quarta-feira - 19h às 22h

Aula 1

Apresentação do curso;

Revisão da História do Brasil, com enfoque nos acontecimentos durante a República, como: reformulação na educação pública; teorias racistas e teorias econômicas 04/11/2015 - quarta-feira - 19h às 22h

Aula 2

Demonstrar as consequências econômicas do pós-escravidão, com base em algumas questões que serão problematizadas e refletida junto aos profissionais, são elas: Para onde foram os negros no pós-abolição? O que eles faziam para sobreviver?

Onde foram trabalhar? Todos os negros eram ex-escravos?

O que se pensavam a respeito deles? Quem tinha acesso à educação?

11/11/2015 - quarta-feira - 19h às 22h

Aula 3

Com base nas indagações a respeito das consequências econômicas do pós-abolição apresentado na aula anterior, pretende-se nesta aula indicar e refletir conteúdos e leituras que demonstram a situação do povo negro e os privilégios derivados aos imigrantes brancos. O objetivo será trabalhar os conceitos, revisitando a história demonstrando as lacunas existentes deixadas pela educação formal instituída na época.

18/11/2015 - quarta-feira - 19h às 22h

Aula 4

Apresentar as relações entre desenvolvimento econômico e as relações sociais, pensadas para o progresso da nação a partir de 1940, extremamente importante para a formulação de propostas de política pública que irão influenciar o futuro da população negra, com consequências até os dias atuais.

02/12/2015 - quarta-feira - 19h às 22h

Aula 5

Demonstrar, a partir da década de 1980, como a educação formal será o divisor da ascensão social e mobilidade social.

E como o racismo institucionalizado, portanto, como base na meritocracia, historicamente exterminou a possibilidade da população negra de estudar, e por sua vez, ter prosperidade econômica.

09/12/2015 - quarta-feira - 19h às 22h

Aula 6

Revisão, reflexão e apresentação dos profissionais de um plano de ação pedagógica com base no curso aplicado

Local: DRE Capela do Socorro - Sala de reuniões – Endereço: Rua Dep Adib Chammas 102 - Veleiros – São Paulo - SP

VIII - Total de vagas: 50

IX - Regente: Eduardo Januário

X - Certificação

Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 83,34% e que cumprirem as atividades propostas no curso.

XI - Inscrições

Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Horário de trabalho; Cargo e função; unidade de exercício e unidade de lotação, a partir de 19/10/2015, disponível no link: https://goo.gl/aW6dHQ

XII - Área promotora: SME/DOT/Núcleo de Educação Étnico-racial.
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