Comunicado nº 1.584 (DOC de 13/11/2015, página 37)

DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, E CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORIA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA E A DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – DOT/EJA COMUNICA A ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, INTERESSADOS EM DESENVOLVER ATIVIDADE DE DOCÊNCIA NOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJAS, PARA O ANO DE 2015/2016.

JUSTIFICATIVA O PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, INTERESSADOS EM DESENVOLVER ATIVIDADE DE DOCÊNCIA NOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJAS, EM 2015/2016, JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE DAR CONTINUIDADE À POLÍTICA MUNICIPAL PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, COM ÊNFASE NA ARTICULAÇÃO DAS CINCO FORMAS DE ATENDIMENTO DESTA MODALIDADE, NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA, PERMEADA PELAS QUESTÕES DO MUNDO DO TRABALHO E DA CULTURA, E PELA NECESSIDADE DE CONTEMPLAR OS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM O QUADRO DOCENTE NECESSÁRIO PARA COMPOSIÇÃO DE SUAS EQUIPES. JUSTIFICA-SE TAMBÉM PELA AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE UNIDADES E AUMENTO DA OFERTA DE VAGAS AOS MUNÍCIPES DA CIDADE DE SÃO PAULO, CONFORME PREVÊ A META 7, DO PROGRAMA DE GOVERNO 2014- 2016, NO QUE SE REFERE À CRIAÇÃO DE NOVOS CIEJAS. TAIS JUSTIFICATIVAS ESTÃO EMBASADAS PELAS DIRETRIZES DA POLÍTICA EDUCACIONAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO APRESENTADAS NOS DECRETOS Nº 54.452/13, QUE INSTITUI O PROGRAMA DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR E ADMINISTRATIVA, AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO DE 2013, NOTA TÉCNICA Nº 8; O ANEXO ÚNICO DO DECRETO Nº 54.453/13 QUE TRATA DAS ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INTEGRANTES DAS UNIDADES EDUCACIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM SEU CAPÍTULO I, § 2º QUE INDICA QUE OS CIEJAS E CMCTS SERÃO SUPRIDOS COM RECURSOS HUMANOS NA CONFORMIDADE DA PERTINENTE LEGISLAÇÃO, COMO TAMBÉM, O DECRETO Nº 53.676/12 E DECRETO Nº 54.531/13 QUE REGULAMENTAM A LEI Nº 15.648, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2012, QUE ESTABELECE DIRETRIZES PARA O FUNCIONAMENTO DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CIEJAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO E, EM SEU ART. 8º, DISPÕE SOBRE A DESIGNAÇÃO DE PROFESSORES POR ATO DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, DENTRE OS INTEGRANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL, APÓS PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO.

OBJETIVOS:

- PROMOVER A POLÍTICA MUNICIPAL PARA A EDUCAÇÃO 
DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE SÃO PAULO, COM ÊNFASE NA ARTICULAÇÃO DAS CINCO FORMAS DE ATENDIMENTO DESTA MODALIDADE, PERMEADA PELAS QUESTÕES DO MUNDO
DO TRABALHO E DA CULTURA.

- SUPRIR A NECESSIDADE DE PROFESSORES PARA REGÊNCIA DE AULAS.

- COMPOR BANCO DE DOCENTES PARA SUPRIR FUTURAS NECESSIDADES.

INSCRIÇÕES:

ESTARÃO ABERTAS NOS DIAS 17, 18, 19, 23, 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2015.

HORÁRIO: 10H00 ÀS 20H00 HORAS.

LOCAL: CIEJAS CONSTANTES DO ANEXO I DO PRESENTE COMUNICADO.

PÚBLICO ALVO:

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, INTERESSADOS EM DESENVOLVER ATIVIDADE DOCENTE NOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJAS, PARA O ANO DE 2015/2016.

1. PODERÃO INSCREVER-SE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, EFETIVOS E PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, EFETIVOS, HABILITADOS EM PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS, INGLÊS, ARTE E EDUCAÇÃO  FÍSICA, PARA DESENVOLVER ATIVIDADES NAS ÁREAS DE CONHECIMENTO:

LINGUAGENS E CÓDIGOS (PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA); CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA (CIÊNCIAS E MATEMÁTICA); CIÊNCIAS HUMANAS (HISTÓRIA E GEOGRAFIA).

2. OS INTERESSADOS DEVERÃO:

A) ATENDER AO FUNCIONAMENTO DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CIEJAS NAS JORNADAS JEIF E JBD.

B) PARTICIPAR DO TRABALHO COLETIVO COM DURAÇÃO DE 8 (OITO) HORAS-AULA NOS PRÓPRIOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJAS.

C) CONTEMPLAR O PERFIL DO PROFESSOR DO CIEJA, CONFORME DESCRITO NO ANEXO II DESTE COMUNICADO.

D) INSCREVER-SE PARA UM ÚNICO CARGO.

3. A INSCRIÇÃO DEVERÁ SER FEITA PESSOALMENTE PELO INTERESSADO EM UM ÚNICO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJA.

4. O CANDIDATO SERÁ INFORMADO NO ATO DA INSCRIÇÃO SOBRE O LOCAL DE PROVA, AS VAGAS EXISTENTES OU COMPOSIÇÃO DE BANCO DE DADOS PARA NECESSIDADES POSTERIORES, NO ANO LETIVO DE 2015/2016.

5. OS PROFESSORES INSCRITOS SERÃO SUBMETIDOS À:

A) PROVA ESCRITA, QUE SE CONSTITUIRÁ EM QUESTÕES DISSERTATIVAS, QUE VERSARÃO SOBRE A MODALIDADE EJA, SOBRE O MUNDO DO TRABALHO E CULTURA E DIVERSIDADE.

B) ENTREVISTA COM A COMISSÃO INSTITUÍDA SOB A RESPONSABILIDADE DO DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O GERENCIAMENTO DO PROCESSO SELETIVO.

C) ENTREGA DE PROJETO E/OU SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE EXEMPLIFIQUE SUA PRÁTICA DOCENTE ATÉ O DIA 27/11/2015.

SOMENTE OS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NA PROVA ESCRITA TERÃO SEUS PROJETOS E/OU SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ANALISADOS PELA COMISSÃO.

6. O PROCESSO SELETIVO DOS CANDIDATOS SERÁ FEITO COM BASE NAS SEGUINTES FASES:

A) PROVA ESCRITA DE CARÁTER ELIMINATÓRIO (10 PONTOS) – EXCLUINDO AQUELES QUE OBTIVEREM MENOS DE 5 PONTOS;

B) ENTREVISTA COM BASE NO PERFIL CONSTANTE NO ANEXO II DESTE COMUNICADO E ANÁLISE DE PROJETO E/OU SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENTREGUE ATÉ O DIA 27/11/2015 (10
PONTOS).

C) TEMPO DE EFETIVO EXERCÍCIO NO MAGISTÉRIO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA PMSP (1,0 PONTO POR ANO – ATÉ 10 PONTOS) ENTREGUE NA DATA DA ENTREVISTA.

7. O CANDIDATO QUE NÃO COMPARECER NAS DATAS DETERMINADAS PARA QUALQUER UMA DAS FASES ESTARÁ AUTOMATICAMENTE ELIMINADO.

8. PARA FINS DE GERENCIAMENTO DO PROCESSO SELETIVO SERÁ INSTITUÍDA A COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO SOB A RESPONSABILIDADE DO DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, 
COMPOSTA DE PELO MENOS UM SUPERVISOR ESCOLAR, UM REPRESENTANTE DA EQUIPE DE DOT-P E DOIS REPRESENTANTES DO CIEJA, QUE PARTICIPARÁ DE TODO PROCESSO SELETIVO E UTILIZARÁ FORMULÁRIOS PADRONIZADOS PARA O RESPECTIVO PROCESSO.

9. OS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJAS, ONDE OS PROFESSORES REALIZAREM SUAS INSCRIÇÕES DEVERÃO AFIXAR EM LOCAL VISÍVEL E DE 
FÁCIL ACESSO:

A) O LOCAL DA REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA, QUE OCORRERÁ NO DIA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 10H00, A SER DIVULGADO NO ATO DA INSCRIÇÃO.

B) O RESULTADO FINAL DA PROVA ESCRITA NO DIA 04 DE DEZEMBRO DE 2015, COM A CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS EM ORDEM DECRESCENTE.

C) O LOCAL DE REALIZAÇÃO DA ENTREVISTA, SERÁ O MESMO LOCAL DA REALIZAÇÃO DA PROVA E OCORRERÁ NOS DIAS 09, 10 E 11 DE DEZEMBRO DE 2015, MEDIANTE AGENDAMENTO PRÉVIO FEITO PELA COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO.

D) A DIVULGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DO PROCESSO SELETIVO NO DIA 16 DE DEZEMBRO DE 2015.

10. O CANDIDATO DEVERÁ APRESENTAR A DOCUMENTAÇÃO RELATIVA AO TEMPO DE EFETIVO EXERCÍCIO NO MAGISTÉRIO DA PMSP, CONFORME ALÍNEA “C” DO ITEM 6, NO DIA DA ENTREVISTA.

11. O CANDIDATO INTERESSADO EM INTERPOR RECURSO 
REFERENTE À PROVA ESCRITA DEVERÁ APRESENTÁ-LO ATÉ O DIA 08 DE DEZEMBRO DE 2015, DAS 09H00 ÀS 17H00, NO LOCAL DE EM QUE A PROVA FOI REALIZADA.

12. OS PROFESSORES SERÃO DESIGNADOS PELAS RESPECTIVAS DIRETORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO DE ACORDO COM A CLASSIFICAÇÃO FINAL, CONSIDERANDO-SE AS NECESSIDADES 
DE CADA CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJA.

13. OS CASOS OMISSOS OU SITUAÇÕES NÃO PREVISTAS NESTE DOCUMENTO SERÃO RESOLVIDOS PELA COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO, INSTITUÍDA NOS TERMOS DO ITEM 8.

ANEXO I DO COMUNICADO Nº 1.584, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015.

RELAÇÃO DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJAS

DRE/ CIEJA/ ENDEREÇOS / TELEFONE

1. BT / BUTANTÃ / RUA ANTÔNIO MARIANI, 425.
FONES: 3722-0656 / 3722-0617

2. CL / CAMPO LIMPO / RUA CABO ESTÁCIO DA CONCEIÇÃO, 176.
FONES: 5816-3701 / 5816-2907

3. CS / PARELHEIROS / PRAÇA DO TRABALHADOR, S/Nº.
FONES: 5938-7059 / 5938-7334

4. FO / FREGUESIA/BRASILÂNDIA / RUA JITAÚNA, 30.
FONES: 3859-0011 / 3859-0977

5. G / GUAIANASES / RUA DR. MEIRA PENNA, 33.
FONES: 2551-9338 / 2557-1831

6. IP / CLÓVIS CAITANO MIQUELAZZO / RUA FRANÇOIS BUNEL, 250 .
FONES: 2334-2300 / 2334-2400

7. IP / CAMBUCI / RUA CESÁRIO RAMALHO, 111.
FONE: 3208-7820 / 3339-4213

8. IQ / ITAQUERA / AVENIDA ITAQUERA, 221.
FONES: 2741-9801 / 2746-4683

9. JT / SANTANA/TUCURUVI / RUA CORONEL JOÃO DA SILVA FEIJÓ, 34.
FONES: 2233-2170 / 2233-2343

10. JT / VILA SABRINA / RUA FRANCISCO FRANCO MACHADO, 68.
FONE: 2201-6502 / 2951-0216

11. PE / ERMELINO MATARAZZO / RUA PARANAGUÁ, 1954.
FONE: 2546-1603 / 2547-7188

12. SA / JARDIM CONSÓRCIO /RUA FRANCISCO RAMOS, 132.
FONES: 5632-0391 / 5631-5703

13. SM / SÃO MATEUS / AVENIDA MATTEO BEI, 1651.
FONES: 2017-3283 /2017-1272

14. SM / VILA PRUDENTE/SAPOPEMBA / RUA SARGENTO LUIZ RODRIGUES, 40
FONES: 2919-2069 / 2919-2056

15. SM / JD. IGUATEMI / AV RAGUEB CHOFFI ALTURA DO Nº. 3785
FONES: 2059-8858 / 2059-8918

16. PJ / CIEJA EM FASE DE IMPLANTAÇÃO NA REGIÃO DE 
PERUS / INSCRIÇÃO NA DRE PJ - RUA AURÉLIA, 996. 
FONES: 3397-6800 / 3397-6880


ANEXO II - DO COMUNICADO Nº 1.584, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015.

PERFIL DO PROFESSOR PARA O TRABALHO NO CIEJA O CIEJA NECESSITA DE UM PROFESSOR QUE:

* RECONHEÇA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) COMO POLÍTICA PÚBLICA, NORTEADA PELO PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONTEMPLANDO A DIVERSIDADE DE SUJEITOS APRENDIZES E COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA, DESTINADA AOS JOVENS E ADULTOS QUE NÃO TIVERAM ACESSO OU NÃO CONCLUÍRAM OS ESTUDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL.

* RECONHEÇA A EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EVIDENCIANDO AS PRÁTICAS DE ENSINO, QUE VISAM DESCONSTRUIR PRECONCEITOS, PROMOVER O APERFEIÇOAMENTO INSTITUCIONAL E ROMPER O CICLO DE REPRODUÇÃO DA VIOLÊNCIA NO QUAL TAMBÉM A ESCOLA SE INSERE.

* RECONHEÇA QUE A EJA TEM COMO PRINCÍPIO O ACESSO E A PERMANÊNCIA DESTES EDUCANDOS, VISANDO OPORTUNIZAR O PROSSEGUIMENTO DOS ESTUDOS POR MEIO DE PROGRAMAS ESPECIALMENTE DIRIGIDOS A ESSA POPULAÇÃO, COM ÊNFASE NA PREPARAÇÃO PARA O MUNDO O TRABALHO E DA VALORIZAÇÃO DA CULTURA.

* ENTENDA QUE ESTA POPULAÇÃO APRESENTA ESPECIFICIDADES PRÓPRIAS POR SUA HISTÓRIA DE VIDA, PELO FATO DE ESTAR INSERIDA NO MUNDO DO TRABALHO E DA CULTURA E QUE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NECESSITA DE UM MODELO PEDAGÓGICO PRÓPRIO. 

* CONHEÇA A LEGISLAÇÃO PERTINENTE À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEI FEDERAL Nº 9.394/96; RESOLUÇÃO Nº 3 DE 15/06/2010; RESOLUÇÃO 04 DE 13/07/2010; RESOLUÇÃO Nº 7 DE 14/12/2010; LEI Nº 15.648 DE 14/11/2012; DECRETO 53.676 DE 28/12/2012; DECRETO Nº 54.531/13 DE 29/11/2013; PARECER CME Nº 10/02 DE 07/11/02; PARECER CME Nº 340/13 DE 22/08/2013, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 2015 IN: HTTP://PORTAL.SME.PREFEITURA.SP.GOV.BR/PORTALS/1/FILES/9718.PDF 

* CONHEÇA E UTILIZE DA METODOLOGIA DIALÓGICA EM SUA FORMAÇÃO E NA FORMAÇÃO DE SEUS EDUCANDOS. PROPONHA SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NAS QUAIS OS CONTEÚDOS, SEJAM TRABALHADOS DE FORMA CONTEXTUALIZADA E SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES, CONSIDERANDO OS SABERES DOS EDUCANDOS, SUAS ESPECIFICIDADES E ESTIMULANDO A PESQUISA, A DESCOBERTA E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. 

* REALIZE TRABALHOS COLETIVOS, INTEGRANDO AS ÁREAS DE CONHECIMENTO, NA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES E REALIZAÇÃO DE PROJETOS COM OS EDUCANDOS.

* DESENVOLVA AVALIAÇÕES, INTEGRADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS, PARA FAVORECER O ACOMPANHAMENTO E INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS PARA O AVANÇO DOS EDUCANDOS.

* MANTENHA UMA POSTURA DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA, COLABORATIVA E CRÍTICA EM FACE DE COLEGAS E EDUCANDOS.

* TENHA DISPOSIÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS E DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home