27/02, 05/03 e 19/03/2016 - Curso presencial: ler para crer e escrever sua própria história - Marcia Eloriaga

      Ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever, tem sido insuficiente para uma interação plena com os diferentes tipos de textos que norteiam nosso cotidiano.

As circunstâncias contemporâneas exigem que a pessoa estabeleça uma relação com a leitura e escrita dentro e fora do contexto escolar, cumprindo assim as necessidades exigidas pela sociedade, ou seja, a pessoa deve saber fazer uso da leitura e da escrita como prática social.

     Alfabetização e letramento são processos que caminham juntos. O aluno aprende as técnicas de leitura e da escrita, e desenvolvendo as habilidades que envolvem o uso da leitura e da escrita, adquire o letramento.

     Existem diferentes níveis de letramento e estão ligados às necessidades e exigências de uma sociedade e de cada indivíduo no seu meio social.

     Consideramos que o letramento tem início antes da alfabetização, ou seja, quando uma pessoa começa a interagir socialmente com as práticas sociais que fazem uso da leitura e da escrita.

     As crianças, em sua maioria, chegam à educação infantil com uma vivência de um contexto de letramento, pois convivem com livros, ouvem histórias lidas por adultos, veem adultos lendo e escrevendo e já diferenciam a letra do desenho. Quando isto não ocorre, cabe à escola organizar esta prática apresentando este universo letrado a ela. Podemos ter como ponto de partida uma investigação às práticas sociais que fazem parte do cotidiano do aluno, adequando-as ao espaço educativo. O professor, como agente do letramento, por meio de sua liderança articular, sempre deverá oportunizar ao aluno estes saberes.

     A leitura de mundo precede a leitura da escrita. Por meio das interações sociais ampliamos as possibilidades de novos repertórios que possibilitam diferentes práticas de leitura e de escrita.


     BIBLIOGRAFIA

     Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Brasil, Ministério da Educação e do Desporto
     Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Secretaria de Educação Básica - Brasília: MEC, SEB, 2010.
     Freire, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo, Autores Associados, 1989. 

     * Marcia Eloriaga, graduada em Pedagogia pela Unesp, com diferentes cursos na área da educação infantil. Pós-graduanda em Neurociência e Aprendizagem Infantil.
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