Comunicado nº 319 (DOC de 24/03/2016, página 39)

DE 23 DE MARÇO DE 2015

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o coordenador da Coordenadoria Pedagógica CONVOCA os professores orientadores de sala de leitura – POSLs, analistas de informações, cultura e desporto, bibliotecários dos CEUs e coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Emefs, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio – Emefms e Escolas Municipais de Ensino Bilíngue para Surdos – Emebss no seu período de trabalho, para participar do “Seminário Leituraço”.

JUSTIFICATIVA: os profissionais envolvidos vêm, desde 2014, quando da primeira edição do Leituraço, realizando trabalhos de promoção e afirmação de literaturas não hegemônicas.

Trata-se da leitura de obras de autores e autoras africanos, afro-brasileiros, indígenas e das periferias da cidade de São Paulo, leituras que, por sua vez, desdobraram-se em várias outras atividades culturais, como, por exemplo, teatro, dança, música
etc., mobilizando toda a unidade escolar em torno de um só objetivo: a construção de uma escola e de uma sociedade que promovam a diversidade. O seminário do Leituraço será o espaço para os profissionais compartilharem suas experiências
na rede municipal de ensino – RME.

OBJETIVOS: evidenciar o acervo do projeto “Leituraço 2015” e as ações desenvolvidas pelos envolvidos, viabilizando a participação efetiva de toda a comunidade educacional nessa experiência em prol da diversidade, em conformidade com o Programa Mais Educação São Paulo, com as Leis nºs 10.639/03 e 11.645/08, que incluem no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, a Lei Municipal nº 16.333/15 que institui o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) da cidade de São Paulo e a Portaria nº 7.655/15, que dispõe sobre a organização das salas de leitura, espaços de leitura e núcleos de leitura.

PÚBLICO-ALVO: todos professores orientadores de salas de leitura – POSLs; todos analistas de informações, cultura e desporto – bibliotecários dos CEUs; 01 (um) coordenador pedagógico por Emefs, Emefms e Emebss.

LOCAL E CRONOGRAMA: 

TURMA A – DIA 30/03/16 - 4h - das 8h às 12h ou das 14h às 18h; Uninove – Campus Memorial – Av. Francisco Matarazzo, 364, Barra Funda, São Paulo (SP); DREs – Campo Limpo, Capela do Socorro, Freguesia do Ó/Brasilândia, Guaianases, Ipiranga, Itaquera, São Miguel Paulista.

TURMA B – DIA 31/03/16 - 4h - das 8h às 12h ou das 14h às 18h; Uninove – Campus Memorial – Av. Francisco Matarazzo, 364, Barra Funda, São Paulo (SP); DREs – Butantã, Jaçanã/Tremembé, Penha, Pirituba/Jaraguá, São Mateus, Santo Amaro.

QUANTIDADE DE VAGAS: 4 turmas, com aproximadamente 370 profissionais em cada período.

CRITÉRIOS DE FREQUÊNCIA: frequência exigida de 100%.

DISPENSA DE PONTO: os participantes terão dispensa de ponto, conforme disposto na Portaria SME nº 2.559, de 23/03/2016.

ÁREA PROMOTORA: Núcleo Técnico de Currículo de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Núcleo Técnico de Currículo Sala de Leitura.

RESPONSÁVEIS: Rafael Ferreira da Silva – Coped/Núcleo Técnico de Currículo de Educação para as Relações Étnico-raciais e Sheila Ferreira Costa Coelho – Coped/Núcleo Técnico de Currículo Sala de Leitura.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home