Comunicado nº 422 (DOC de 09/04/2016, página 42)

DE 08 DE ABRIL DE 2016

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O DIRETOR NTC/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL,

COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO HISTÓRIAS DE VIDA E IDENTIDADE NEGRA – UM PASSEIO CRÍTICO SOBRE FILMES E MÚSICAS DA CULTURA NEGRO-BRASILEIRA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 

I - JUSTIFICATIVA: 

COM BASE NAS LEIS FEDERAIS 10.639/03 E 11.645/08 E PARTINDO DO PRINCÍPIO DE QUE A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS A RESPEITO DE SI PRÓPRIO PODE COLABORAR PARA QUE SEJAM CONSTRUÍDAS AS IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS DOS INDIVÍDUOS, ESTE CURSO SE FUNDAMENTA EM TRÊS PILARES: 

01. O DE LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE SENTIDO, COM IMPORTANTE ENFOQUE NAS HISTÓRIAS DE VIDA DIGITALIZADAS; 

02. O DE PRINCÍPIOS EDUCOMUNICATIVOS PARA BALIZAR TANTO A TEORIA COMO AS PRÁTICAS DESTA ATIVIDADE; E 03. O DE IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL, COM DESTAQUE PARA O “SER NEGRO” NO BRASIL, A FIM DE SE QUE POSSA CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE SUJEITO DO ESTUDANTE NEGRO BRASILEIRO. 

II - OBJETIVOS:

• IDENTIFICAR COMO SE DÁ A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DE IDENTIDADE NEGRA DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR BRASILEIRO E, ESPECIALMENTE, NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO;

• DISCUTIR E REFLETIR, ATRAVÉS DE ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS, SOBRE A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES, ESPECIFICAMENTE DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA. 

III - CONTEÚDO: 

ENCONTRO 01: APRESENTAÇÃO DO CURSO; E DEBATE SOBRE HISTÓRIAS DE VIDA DIGITALIZADAS. 

ENCONTRO 02: ATIVIDADE COM FOTOGRAFIAS DOS PARTICIPANTES E MÚSICAS ACERCA DA TEMÁTICA DE HISTÓRIAS DE VIDA. 

ENCONTRO 03: EXIBIÇÃO DE FILMES; AUDIÇÃO DE MÚSICAS E LEITURA CRÍTICA A PARTIR DE RODAS DE CONVERSA COLETIVAS E TEXTOS DE REFERÊNCIA. 

ENCONTRO 04: EXIBIÇÃO DE FILMES; AUDIÇÃO DE MÚSICAS E LEITURA CRÍTICA A PARTIR DE RODAS DE CONVERSA COLETIVAS E TEXTOS DE REFERÊNCIA. 

ENCONTRO 05: CRIAÇÃO COLETIVA DE HISTÓRIAS DE VIDA DIGITALIZADAS. 

ENCONTRO 06: ENCONTRO PARA APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS E AVALIAÇÃO DO CURSO. 

IV - METODOLOGIA: 

AS AULAS ORGANIZAR-SE-ÃO COM EXPOSIÇÃO DIALOGADA DOS CONTEÚDOS, LEITURA COMPARTILHADA DE EXCERTOS DOS TEXTOS DA BIBLIOGRAFIA BÁSICA, UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS, SOBRETUDO FILMES E CANÇÕES, REFLEXÃO E ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO E PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DURANTE O CURSO. 

V – PÚBLICO-ALVO: 

ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, AUXILIAR ADMINISTRATIVO DE ENSINO, COORDENADOR DE AÇÃO CULTURAL / EDUCACIONAL, COORDENADOR DE ESPORTES E LAZER, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, DIRETOR DE ESCOLA, DIRETOR DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA, ANALISTA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS - BIBLIOTECA - EDUCAÇÃO FÍSICA, GESTOR - CEU, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 24 HORAS 

VII - CRONOGRAMA: 09/04/2016 - 16/04/2016 - 30/04/2016 - 07/05/2016 - 14/05/2016 E 21/05/2016, DAS 8h ÀS 12h 

LOCAL: RUA AZÉM ABDALLA AZÉM, 564 JARDIM BONFIGLIOLI 

VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA

QUANTIDADE DE TURMAS: 1 

IX - REGENTE: PAOLA DINIZ PRANDINI 

X- CERTIFICAÇÃO: 

FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM A FREQUÊNCIA MÍNIMA DE 83% E REALIZAREM TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O CURSO. 

XI - INSCRIÇÕES: 

OS INTERESSADOS EM INSCREVER-SE NO CURSO DEVERÃO PREENCHER O FORMULÁRIO COM OS SEGUINTES DADOS: NOME COMPLETO, RF, VÍNCULO, RG, CPF, PADRÃO, HORÁRIO DE TRABALHO, CARGO E FUNÇÃO, UNIDADE DE EXERCÍCIO E UNIDADE DE LOTAÇÃO, A PARTIR DA DATA DE PUBLICAÇÃO DESTE COMUNICADO, DISPONÍVEL NO LINK: http://goo.gl/forms/yN1QR2AWGp 

XII - ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home