13/06/2016 - Curso de formação sindical para o Quadro de Apoio "Ações democráticas nas escolas" - Nanci da Silva Pereira
“Uma escola que proporcione educação de qualidade para todos”
O contexto atual da educação debate sobre uma escola preparada para proporcionar um ensino de qualidade, respeitando a heterogeneidade e a individualidade da comunidade escolar.
Desafio da escola no atual contexto: estabelecer condições mais adequadas para atender à diversidade dos indivíduos que dela participam.
Assumir, compreender e respeitar essa diversidade é requisito para orientar a transformação de uma sociedade tradicionalmente pautada pela exclusão.
Há necessidade de reinvenção da escola: propostas de transformação na escola onde exista um espaço para a formação de indivíduos capazes de elaborar e realizar seus projetos de vida e participação na vida escolar, de forma comunitária, aberta e democrática.
Os agentes da educação devem estabelecer parceria e complementaridade para que favoreçam o processo de produção do conhecimento no qual as crianças e os jovens sejam protagonistas.
A ideia democrática de escola respeita o educando como ser único que constrói seu aprendizado e é capaz de encontrar a melhor maneira para construir seus conhecimentos e vivenciar a democracia.
A democracia é um modo concreto de vida que defende o direito de participação de todos em todas as decisões que favoreçam a qualidade de vida em sociedade.
Na autonomia democrática podemos reconhecer o direito de escolher um caminho de vida próprio, de ser respeitado nessas escolhas e de viver de modo digno e satisfatório em qualquer alternativa, de acordo com as próprias aptidões, desejos e valores. É a consolidação do direito de ser diferente, é o que atualmente chamamos de diversidade cultural.
Um caminho é incentivar a autonomia para que as crianças aprendam a tomar decisões, construam suas regras e sejam capazes de assumir as consequências de seus atos com responsabilidade.
A escola tem papel fundamental nesta mudança prática política: construção da democracia na medida em que, questionando, desvelando e democratizando mecanismos de legitimação e de exercícios do poder em nossa sociedade podemos contribuir para o desenvolvimento da consciência e da autonomia dos diversos grupos em interação.
A tarefa desta luta é a criação de mecanismos e normas de interação fundamentadas na gestão democrática dos conflitos.
Propostas democráticas de ensino: formar indivíduos com autonomia intelectual e moral e respeitadores dessa autonomia no outro, em decorrência da regra de reciprocidade que a torna legítima para eles mesmos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Escola democrática - um caminho para um ensino de qualidade para ...
monografias.brasilescola.uol.com.br/.../escola-democraticaum-cam
Todos pela qualidade | Escola e comunidade | Nova Escola
revistaescola.abril.com.br/.../todos-pela-qualidade-427890.shtm
* Nanci da Silva Pereira - pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP, orientadora sexual, orientadora educacional, docente universitária, palestrante educacional e organizacional, coatching pessoal e organizacional.