26º Congresso de Educação do SINPEEM
Dia 20 de outubro, 
terça-feira, das 9h30 às 12h30

Painel: Temas e dilemas da educação: desafios e caminhos



Max Haetinger – professor, doutorando em Ciências da Educação na Universidade do Porto (Portugal), mestre em Educação, especialista em criatividade em tecnologias aplicadas na educação. Também é psicopedagogo, palestrante e autor de vários livros.


Tania Zagury
- mestre em Educação, professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, filósofa, escritora com 25 livros publicados no Brasil e no exterior (Espanha, França, Itália, Canadá, México, Argentina, Uruguai, Portugal, Cuba entre outros). Conferencista e pesquisadora em Educação.

Lisete Regina Gomes Arelaro
- doutora em Educação, diretora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp) e presidente do Fórum Nacional de Faculdades e Centros de Educação Públicos (Forumdir). É professora sênior da Feusp, presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) e pesquisadora na área de política educacional e financiamento da educação. 

Dia 20 de outubro, terç
a-feira, das 14h30 às 17h30

Educação familiar, escolar e extraescolar: fronteiras em discussão

Tania Zagury - mestre em Educação, professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, filósofa, escritora com 25 livros publicados no Brasil e no exterior (Espanha, França, Itália, Canadá, México, Argentina, Uruguai, Portugal, Cuba entre outros). Conferencista e pesquisadora em Educação.

Avaliação na escola do futuro: refazendo modelos

Max Haetinger - professor, doutorando em Ciências da Educação na Universidade do Porto (Portugal), mestre em Educação, especialista em criatividade em tecnologias aplicadas na educação. Também é psicopedagogo, palestrante e autor de vários livros.

A crise na educação e o sentido da experiência escolar



José Sérgio Fonseca de Carvalho
- livre-docente em Filosofia da Educação pela USP, pesquisador convidado da Universidade de Paris VII, onde realizou seu pós-doutorado. Foi membro da Cátedra USP-Unesco de Educação para os Direitos Humanos e do Grupo de Pesquisas em Temas Atuais da Educação.


Marta Pavese Porto
- jornalista, especialista em políticas de comunicação, arte e cultura; curadora de espaços, exposições e projetos artísticos, conferencista internacional. Especializou-se em Psicologia Junguiana, Arte e Imaginário e cursou o mestrado em Ciência da Informação. 

História e cultura negra na escola



Vítor da Trindade
- graduando em percussão pela Faculdade Fito, professor do Projeto Identidade Cultural Afro-brasileira (Icab), em Embu (SP), e da Landesmusikeakademie (Academia Federal de Música na Alemanha). Possui sete discos gravados e tem excursionado por quatro continentes.


Dagoberto José Fonseca
livre-docente em Antropologia Brasileira, mestre e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), docente da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Araraquara-SP) e escritor. Coordena o Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (Cladin) da mesma faculdade. 

Desenvolvimento lúdico com bebês



Beatriz Mangione Sampaio Ferraz
- psicóloga, doutora em Educação pela USP, mestre em Educação pela PUC-SP, especialista em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância pelo Center on the Developing Child, Harvard University. Foi assessora de vários programas no MEC.

Edi Holanda
- musicista, educadora musical e cantora, especialista em musicalização para gestantes e bebês no pós-parto e crianças há 20 anos. Coordenadora do programa Musicriando Gestantes e Bebês, com metodologia autoral. Ministra cursos para mães e bebês em clínicas de apoio e acompanhamento a gestação e maternidade como a Casa Curumim, na Grande São Paulo, rede SESC e para educadores das redes pública e particular de ensino.

Professor, um jeito hacker de ser?



Ladislau Dowbor
- doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (Polônia), professor titular da PUC-SP e consultor de diversas agências das Nações Unidas. É autor de vários livros, entre eles, “Tecnologias do Conhecimento: os desafios da educação”.
Gláucia da Silva Brito - doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, professora associada I da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: comunicação e tecnologias, tecnologias na educação, professor e as tecnologias de informação e comunicação, educação a distância e formação do professor e inclusão digital dos professores.

A equipe gestora e o desafio do cotidiano escolar



Nilson Robson Guedes da Silva
- psicólogo, especializado em Gestão de Pessoas, Metodologia e Gestão de Educação a Distância e Metodologia do Ensino Superior. Mestre e doutor em Educação pela Unicamp. É tutor a distância de graduação e supervisor educacional da Prefeitura de Campinas. 


Ocimar Munhoz Alavarse
- pedagogo. Foi coordenador pedagógico na rede municipal de ensino de São Paulo e é professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp) e responsável pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave).

Educação ética na construção de uma educação humanizadora


Glaury Coelho
- psicóloga, psicoterapêuta de adultos e adolescentes, especialista em psicodrama, terapeuta e educadora sexual, associada da Bioline Assessoria e Consultoria Técnica Ltda. coautora do Manual de Ferramentas para Diagnóstico Comunitário Participativo, capacitadora em saúde e desenvolvimento, Consultora da Editora Abril em sexualidade e adolescência e mestranda em Ciências Unifesp-EPM.


Arthur Meucci
- mestre em Filosofia pela USP, especialista em Filosofia do Cinema pelo Cogeae/PUC-SP, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, psicanalista pelo Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise (IBCP). É editor da Revista Espaço Ética.

Dia 21 de outubro, 
quarta-feira, das 14h30 às 17h30

As contribuições das histórias infantis: ressignificando as práticas



Edi Fonseca
- pedagoga, narradora oral e atriz. Pós-graduada em Arte de Contar Histórias pela Facon, sociocoordenadora da Roda Fiandeira, autora do livro “Com olhos de ler”, participa de projetos de formação de professores pelo Instituto Avisa Lá e é colaboradora do Cenpec e da Revista Emília.


Beatriz Gouveia
- mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá, coordenadora e professora da pós-graduação em alfabetização do Instituto Vera Cruz, colaboradora da Revista Emília e assessora de redes municipais e particulares de ensino.

Mediação de conflitos nas relações interpessoais no contexto escolar



Álvaro Chrispino
- doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor do Cefet/RJ, coordenador do doutorado e mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, editor associado da revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, autor dos livros Mediação de Conflito Escolar e Introdução ao Estudo das Políticas.


Felipe Mello
- mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero. Graduado em Comunicação Social pela ESPM. Realizou curso de Locução no Senac-SP e Artes Cênicas no Teatro Escola Célia. Palestrante, consultor de empresas, gestor de programas socioculturais, ator e autor de teatro e apresentador de rádio e televisão.

Escola do futuro e avaliação medieval



Celso Vasconcellos
- doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), pedagogo e filósofo; responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Autor de vários livros, entre eles, “Para onde vai o professor?” e "Resgate do professor como sujeito de transformação”.

Tablet e smartphone chegam à sala de aula. E agora?



Adriana Beatriz Gandin
- licenciada em Pedagogia e especialista em Gestão de Pessoas. Autora de livros sobre projetos na escola e de artigos com temas ligados à educação e à tecnologia educacional. Atua na educação básica e superior, é consultora de tecnologia educacional da editora FTD, diretora pedagógica em EaD e docente em cursos de pós-graduação.


Flávio Tonnetti
- doutor em Educação e mestre em Filosofia pela USP. Foi professor da Universidade Nacional de Timor-Leste, pesquisador na Faculdade de Artes de Berlim e crítico do Frans Masereel Centrum, na Bélgica. É redator de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural e membro do Galpão Base, plataforma multimídia, e autor de miniensaios de Filosofia.

Educação em tempo integral


Gabriel Perissé
- bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Filosofia da Educação pela USP e pós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professor no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. 

Educação e sociedade: possibilidades emancipatórias



Luís Alberto Hanns
- doutor em Psicologia Clínica, ex-presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia, foi consultor do Conselho Federal de Psicologia para a área de psicoterapia e coordenador da nova tradução de Freud para o português. Autor de vários livros e artigos sobre psicoterapia comparada, psicanálise e psicologia aplicada.


Eduardo Carmello Freire
- diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos; indicado cinco vezes ao TOP 5 do prêmio Top os Mind de Recursos Humanos, docente da FGV-SP no curso MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Pessoas e docente convidado do Senac-SP no curso MBA Gestão Estratégica do Conhecimento.

A arte no espaço educativo



Ana Cristina Rossetto da Rocha
- musicista e educadora musical. Mestra e doutoranda pela Faculdade de Educação da Unicamp, fundadora da Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo (Emia), atua em projetos de assessoria de música e formação de professores. É membro da equipe formativa do projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada.


Cléo Busatto
- autora de mais de 20 livros, entre literatura para crianças e teóricos sobre oralidade, mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mediadora de projetos sobre oralidade, leitura e literatura, pesquisadora transdisciplinar e narradora.

Neurociências e a complexidade cerebral na sala de aula – despertando potencialidades



Adriana Foz
- educadora, especialista em Orientação Educacional pela Universidade de São Paulo (USP), psicóloga, psicopedagoga e especialista em Neuropsicologia, pelo CDN/Unifesp. Coordenadora gestora do projeto Cuca Legal (Psiquiatria/Unifesp). Pesquisadora em Neurociências na Educação (CNPq) e escritora.


Regina Migliori
- pós-graduada em Neuropsicologia; doutoranda em Filosofia da Ciência na Universidade Nacional Tres de Febrero, em Buenos Aires; coordenadora do Programa MindEduca - Educação em Valores, Neurociências e Cultura de Paz; professora de Ética e Responsabilidade Corporativa na Fundação Getúlio Vargas, Consultora em Cultura de Paz da Unesco.


Hamilton Haddad
 Jr. - graduado em Filosofia e em Farmácia-Bioquímica (2003) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor em Fisiologia Humana pela USP e professor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da USP. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia.

Dia 22 de outubro, 
quinta-feira, das 8h30 às 12h30

Diferentes olhares sobre a inclusão



Rosita Edler Carvalho
- neuropsicóloga, mestre em Psicologia, mestre em Políticas Públicas, doutora em Educação, psicopedagoga Clínica, ex-diretora do Instituto de Psicologia da UERJ e ex-secretária nacional de Educação Especial no MEC. Autora de vários livros. 


Marinalva de Oliveira
- pedagoga, pós-graduada em Direito Educacional e mestre em Educação pela Uninove. Professora da rede municipal de Osasco, onde também atuou como supervisora de ensino, e coordenadora da equipe técnica multidisciplinar. Atualmente, é diretora geral de ensino na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fito).

Diversidade em sala de aula: o conflito de uma educação para poucos numa escola para todos


Antônio Carlos Egypto
- psicólogo educacional e clínico, sociólogo e crítico de cinema.  Trabalha com o tema da sexualidade na educação há mais de 30 anos, coordenando e assessorando projetos e atuando diretamente junto a educadores, profissionais de saúde, crianças, adolescentes, pais e mães. Tem diversos livros publicados sobre o tema. Escreve regularmente críticas de cinema no blog “Cinema com Recheio”.


Rodrigo Toledo
- psicólogo e licenciado em Filosofia. Mestre em Educação e Doutorando em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em intervenções em contextos escolares e comunitários, especializando-se nas temáticas de gênero, orientação sexual e identidade de gênero.

Doenças profissionais: síndrome de burnout e estresse



Cléo Fante
- doutora em Ciências da Educação. Pedagoga, historiadora, pesquisadora especialista em Violência Escolar, com ênfase em bullying/cyberbullying. Escritora com publicações no Brasil e na Colômbia, conferencista e autora do programa “Educar para a paz”. 


Marilda Emmanuel Novaes Lipp
- PHD em Psicologia, autora de 25 livros, diretora do Instituto de Psicologia e Controle do Stress, presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas e membro da Academia Paulista de Psicologia.

Conexões necessárias para o Quadro de Apoio


Carla Biancha Angelucci
psicóloga, mestre em Psicologia Escolar e doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Professora das áreas de Educação Especial e Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da USP (Feusp). Pesquisadora e militante no campo do direito à educação por parte da população com diferenças funcionais e com sofrimento psíquico.

Desenvolvimento do imaginário, do lúdico na educação infantil


Mônica Appezzato Pinazza
- mestre e doutora em Educação pela USP. Livre-docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Feusp. Desenvolve em unidades de educação infantil da rede municipal de São Paulo o projeto “Formação profissional e práticas de supervisão em contextos” (projeto de pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Feusp, do qual é coordenadora). Em 2010 e 2011, atuou como pesquisadora internacional convidada no Projeto de Desenvolvimento da Pedagogia-em-Participação (parceria entre Fundação Aga Khan/ Portugal e Associação Criança/Portugal).



Denise Nalini
- doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), coordenadora de 
projetos de Artes no Instituto Avisa-lá, coordenadora pedagógica no Centro de Estudos Psicopedagógicos: Pró- Saber/SP. Assessorias e Consultoria em Arte e Educação.

Literatura na educação básica


Eraldo Miranda
- escritor de literatura infantojuvenil e narrador de histórias. Crítico literário pela PUC-SP, pesquisador de literatura oral folclórica e mitologia comparada. Desenvolve o projeto “A Leitura Como Chocolate” com educação infantil, ensino fundamental e EJA para o estímulo de habilidades e competências leitoras. Ministra cursos, palestras, bate-papos literários, culturais e didáticos para crianças, professores e pais.

Sandra Bozza
- mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona – Lisboa, especialista em Literatura Infantil e Linguística pela Unicamp, coautora da Proposta de Língua Portuguesa e de Alfabetização da Rede Municipal de Curitiba (PR), autora de livros técnicos, didáticos e literários nas áreas de Língua Portuguesa e Avaliação, professora de Literatura Infantil, Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Positivo.

Escola e transformação social: das incertezas às possibilidades



Júlio Furtado
- pedagogo, psicólogo, professor de Geografia. Mestre em Educação pela UFRJ. Diplomado em Psicopedagogia e doutor em Ciências da Educação pela Universidade e Havana (Cuba). Autor de vários livros e idealizador do Canal Sala dos Professores

Música na perspectiva da cultura popular


João Mário Machado (João do Samba)
- arte-educador, pesquisador das expressões da cultura popular de São Paulo. coordenador do “Espaço Samba Paulista Vivo”, trabalha no Centro de Memória e Integração Cultural e na Casa do Patrimônio de Santana de Parnaíba, onde desenvolve o projeto de inventário do Samba Rural Paulista.

Magda Pucci
- musicista e pesquisadora de músicas de vários povos. Formada em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da USP, mestre em Antropologia pela PUC-SP e doutoranda na Universidade de Leiden, na Holanda. É diretora musical do grupo Mawaca e autora de seis livros para professores e crianças. Ministra palestras, oficinas e cursos.

Dia 23 de outubro, 
sexta-feira, das 8h30 às 12h30

Por que em um mundo de rápidas transformações as ações educacionais não avançam em nosso país?



Osvaldo Novais de Oliveira Júnior
- professor titular e vice-diretor do Instituto de Física de São Carlos (USP). Membro da Academia Brasileira de Ciências do Estado de São Paulo, coordenador de área da Física na Fapesp, editor das revistas Journal of Nanoscience and Nanotechnology, e Display and Imaging. Autor do livro "As linguagens do Conhecimento".


Paulo Bedaque
- bacharel em Física (IF-USP), licenciado em Física (FE-USP), com habilitação em Física, Matemática e Química. Pós-graduado em Oceanografia Física (IO-USP), mestre em Educação (Uned-Madrid-Espanha), autor e coautor de dezenas de livros didáticos e outros (Ciências, Astronomia, Matemática e Física). 

Avaliação criando sujeitos capazes de pensar criticamente



Vasco Pedro Moretto
- mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, Québec (Canadá), licenciado em Física pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Avaliação Institucional pela Universidade Católica de Brasília (UCB), autor de várias obras em Educação, Consultor e palestrante na área da Educação em Contexto Escolar.

Cristiane Machado
- doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); docente dos mestrados em Educação e Profissional em Formação de Gestores, na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) na Faculdade de Educação da USP (Feusp) e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Avaliação e Qualidade (Gepaq), na Unicid.

Para abrir o coração: o trabalho como prática de felicidade


Geraldo Peçanha de Almeida
- professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), doutor em Letras/Literatura - área de Concentração em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Letras/Literatura - área de Concentração - Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Educação do século XXI: novos desafios


Marcelo Sando
- filosofo, escritor e palestrante. Membro da primeira turma brasileira da Thousand Network, comunidade internacional de jovens líderes inspiradores. Atuou extraoficialmente como coordenador pedagógico aos 15 anos de idade e foi professor de Geografia e História em caráter excepcional aos 16 anos. Escritor e ganhador do prêmio “Construindo a Nação”, do Instituto de Cidadania do Estado de São Paulo.

Educação híbrida com metodologias e tecnologias digitais



José Moran
- doutor em Comunicação, professor da Universidade de São Paulo (USP) e um dos fundadores da Escola do Futuro. Coordena um grupo de pesquisa sobre Formação Inovadora de Professores no Instituto Singularidades de São Paulo. Autor do livro “A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá” e coautor de do livro “Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica”.

As limitações do professor e da escola para lidar com a inclusão



Jane Patrícia Haddad
- graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), mestre em Educação pela Universidade Tuiuti (PR), Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escritora e psicopedagoga pelo Centro Universitário de Belo Horizonte.


Alexandre Ventura
- professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Pesquisador, conferencista internacional, consultor de organizações educacionais e doutorado em Ciências da Educação. Já ministrou palestras em 12 países.

Preparação psicológica do profissional de educação



Magda Branco
- psicóloga, pedagoga, psicopedagoga, mestre, e doutora pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Palestrante, docente na formação continuada de professores e pesquisadora do comportamento humano no Brasil e no exterior. 

A crise e os direitos dos trabalhadores públicos


Antônio Augusto de Queiroz
- jornalista político, diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), consultor, colunista da revista Teoria e Debate e do portal Congresso em Foco e autor dos livros “Por dentro do processo decisório – como se fazem as leis”, “Por dento do governo – como funciona a máquina pública”, “Perfil, propostas e perspectivas do governo Dilma” e “Movimento sindical – passado, presente e futuro”.


Renata Moura Sena
- economista, mestre em Economia Política, professora de Microeconomia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Especialista em Infraestrutura na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com experiência em projetos na área econômica.


Valério Arcary
- graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. 
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home