17 de março de 2018 - Seminário "Mulher – histórico de luta e resistência

     Desde os mais longínquos tempos, à exceção do matriarcado primitivo, as mulheres sofrem discriminação das mais diversas matizes. São alvos de perseguição, desvalorização, assédio, dentre outros. As mulheres têm enfrentado, com coragem, toda a imposição da sociedade, tendo em vista as conquistas de direitos sociais de grande relevância, como o direito ao voto e a Lei Maria da Penha.

     A modernidade ocidental, a Revolução Industrial, as duas guerras mundiais, juntamente com o capitalismo, incorporaram um número significativo de mulheres ao mercado de trabalho. Essa incorporação se deu de maneira precária, desvalorizando a mão de obra feminina, colocando-a sempre em situação de subordinação e submissão ao mundo masculino: trabalho igual, remuneração menor, dificuldade de acesso aos cargos de chefia e coisificação da mulher, transformando-a em mero objeto de consumo.
Nesse sentido, a luta por melhoria no mundo do trabalho feminino é permanente, com a desconstrução de paradigmas e uma (re)construção cultural e ideológica que rompa com abusos e abusadores.

     PÚBLICO-ALVO: docentes, gestores e Quadro de Apoio.

     PALESTRANTE: Silene Claro - pós-doutora em História pela FFLCH-USP, doutora em História Social pela FFLCH-USP. Bacharel em História pela USP e graduada em licenciatura em História pela USP.

     INSCRIÇÕES SOMENTE PARA OS ASSOCIADOS: a partir das 12h30 do dia 13/03/2018, até o encerramento dos convites disponíveis. 

     OBSERVAÇÃO: o associado deve estar no SINPEEM Cultural (avenida Santos Dumont, 560, Metrô Armênia) com, no mínimo, 30 minutos de antecedência.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home