17/07/2018 - Matrícula na Educação de Jovens e Adultos pode ser feita durante todo o ano

        Duzentas e cinco unidades educacionais da rede municipal de ensino, espalhadas por todas as regiões da cidade de São Paulo, oferecem atendimento para adultos e jovens acima de 15 anos que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental (1º ao 9º ano).

         Segundo a SME, as matrículas de adultos e jovens que desejam retomar seus estudos são gratuitas e podem ser feitas em qualquer época do ano. Basta que os interessados compareçam a uma das unidades que oferecem EJA. 

         Quem já cursou parte do ensino fundamental pode iniciar o curso do ponto que parou, apresentando o histórico escolar ou, no caso de não possuir documento comprobatório, fazer uma prova de classificação.

         Com duração de quatro anos, a EJA é presencial e está disponível em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (Emefms), nas modalidades de EJA Regular e EJA Modular, e também nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (Ciejas).

        EJA Regular - oferecida no período noturno, cinco vezes por semana, com quatro horas diárias. A formação é dividida em quatro etapas: alfabetização (dois semestres), básica (dois semestres), complementar (dois semestres) e final (dois semestres). Cada etapa tem duração de 200 dias letivos. 

        EJA Modular - apresenta uma adequação dos componentes curriculares obrigatórios, organizados em quatro módulos de 50 dias letivos e também em atividades de enriquecimento curricular. Os módulos são independentes, não sequenciais e se desenvolvem em encontros de 2h15, cinco vezes por semana, além de atividades optativas, com duração de 1h30, para enriquecimento curricular.

        Ciejas - o atendimento ocorre em três períodos (manhã, tarde e noite), em até seis turnos diários. Os encontros acontecem cinco vezes por semana, com 2h15 de duração. O curso é estruturado em quatro módulos, com duração de um ano cada. A formação articula em seu projeto político-pedagógico o currículo do ensino fundamental e a qualificação profissional inicial. 


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