Comunicado nº 1.180 (DOC de 12/07/2007, página 41)

DE 11 DE JULHO DE 2007

O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições, conforme o que lhe apresentou a Diretora de Orientação Técnica, COMUNICA a realização do curso de formação continuada: comunicação suplementar e alternativa, em parceria com a Unifesp a ser realizado, conforme especificações abaixo:

JUSTIFICATIVA:

O trabalho efetivo com a criança que apresenta transtorno de comunicação é possível se o professor dominar conhecimentos sobre as características que tais transtornos apresentam na comunicação dessas crianças com o professor, família e amigos.

O projeto de parceria Unifesp e DOT-SME prevê a capacitação de professores da RME para que possam receber alunos com transtornos de comunicação.

OBJETIVO

Objetivo geral: o objetivo geral deste trabalho é atualizar os professores do Ensino Fundamental sobre tecnologia assistiva e linguagem, com ênfase em Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA), capacitando-os para o uso de diferentes sistemas de CSA, de modo a acelerar os processos de comunicação e aprendizado de alunos com transtornos da comunicação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • levar o professor a correlacionar a linguagem aos objetivos da CSA;

  • levar o professor a distinguir a comunicação suplementar da alternativa;

  • levar o professor a conhecer semelhanças e diferenças dos sistemas de suplementares e alternativos de comunicação;

  • levar o professor a estimular o desenvolvimento das capacidades

  • necessárias para o domínio da comunicação suplementar e alternativa, por meio de práticas individuais ou em grupo.

CONTEÚDO

Conteúdo programático:

  • desenvolvimento típico da linguagem e da audição;

  • características gerais do autismo infantil, Síndrome de Rett;

  • deficiência Auditiva, Paralisia Cerebral e suas necessidades de tecnologia assistiva;

  • conceito e classificação dos sistemas de CSA;

  • objetivos da intervenção fonoaudiológica na comunicação suplementar

  • e alternativa;

  • atuação em equipe - a escola como parceira na integração da

  • criança;

  • orientação fonoaudiológica: escola e família.

METODOLOGIA

Aulas expositivas; apresentação e discussão de casos (escolhidos pelas professoras), apresentação e manipulação de protocolos de observação, vivências de oficinas de linguagem.


PÚBLICO ALVO

  • professores de apoio e acompanhamento a inclusão, equipe do Cefai e membros da equipe da DOT educação especial

CARGA HORÁRIA: 08 horas

DATA: 31 de julho de 2007

CRONOGRAMA

9h - introdução com conceituação de Comunicação Suplementar e Alternativa
9h45h - intervalo
10h - conceito de linguagem e as aplicações da CSA
10h30 - transtornos globais e CSA no autismo infantil
12h - intervalo
13h -tanstornos Globais e CSA - síndrome de Rett
14h - paralisia cerebral e CSA
15h45 - intervalo
16h - deficiência auditiva e CSA
18h - encerramento

LOCAL: anfiteatro Mariana Augusto do Departamento de Enfermagem
ENDEREÇO: rua Napoleão de Barros, 754.
CERTIFICADOS: farão jus ao certificado os que tiverem freqüência mínima de 100%
AVALIAÇAO: através de questões direcionadas após o término do curso
RECURSOS MATERIAIS: Recursos materiais: áudio visuais sob a responsabilidade da Unifesp
RECURSOS HUMANOS: docentes responsáveis: professoras doutors Jacy Perissinoto e Maria Aparecida Leite Soares
TOTAL DE VAGAS : 70 vagas

INSCRIÇÕES:

As inscrições serão realizadas nos dias 09 e 10 de julho via e-mail, aos cuidados de Celso Antonio Sereia: csereia@prefeitura.sp.gov.br, através do formulário de inscrição disponível no site: www.portaleducacao.prefeitura.sp.gov.br, página da educação especial.

BIBLIOGRAFIA

1. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION: DSM-IVTR. Manual diagnóstico e estatístico de distúrbios mentais. 4. ed. São Paulo: Manole, 2002.
2. Almirall, C.B,; Soro-Camats,E.;Bultó,C.R. Sistemas de sinais e ajudas técnicas para a comunicação alternativa e a escrita.São
Paulo: Santos,2003.
3. Charlop-Christy, M.H.;Carpenter, M.;Le,L.;LeBlanc,L.A.;
Kellet,K. Using the picture exchange communication(PECS) with children with autism : assessment of pecs acquisition, speech, social-communicative behavior,and problem behavior. Journal of applied behavior analysis.2002,35,213-231
4. LEWIS, J., WILSON, D. Caminhos para a Aprendizagem na Síndrome de Rett. Tradução de Silvana Santos. São Paulo: Memnon, 1999.
5. Panhan, H.M.S. Fonoaudiologia e comunicação suplementar e alternativa: método clínico em questão. Dissertação de mestrado-PUCSP-2001
6. Nunes,D.;Hanline, M.F. Enhacing the alternative and augmentative communication use of a child with autism through a parent implemented naturalistic intervention. Journal of disability development and education.54:2,177-197, 2007
7. Reily, L. Escola inclusive: linguagem e mediação. São Paulo: Papirus, 2004.
8. Nunes, L.R.O.P. Favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: Dunya, 2004.
9. Johnson, M.R. Guia dos símbolos de comunicação pictórica. Trad. G. Mantovani e J.C. Tonolli. Porto Alegre: Click/Recursos Tecnológicos para a educação, comunicação e facilitação.
10. Wolff, L.M.G.Comunicação suplementar e/ou alternativa nos transtornos invasivos do desenvolvimento”. Dissertação de mestrado, departamento de Fonoaudiologia, PUC-SP.
11. MEC. Portal de ajudas técnicas: recurso pedagógicos adaptados. Brasília, 2002. Acessado em: portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/rec_adaptados.pdf
12. MEC. Portal de ajudas técnicas: recurso para comunicação alternativa. Brasília, 2006. Acessado em: portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec.pdf

AREA PROMOTORA: DOT G/ DOT Educação Especial/Unifesp

 

 

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