23/10/2019 - 30º Congresso do SINPEEM: delegados aprovam a criação do Centro de Apoio à Saúde dos Profissionais de Educação

        No segundo dia do 30º Congresso de Educação do SINPEEM os delegados participaram da primeira plenária, iniciando os debates do Texto Referência (composto por deliberações da categoria em todas as instâncias do sindicato) e das emendas apresentadas por 15 grupos de associados, que vão definir as diretrizes a serem adotadas pelo SINPEEM ainda em 2019 e em 2020, referentes às conjunturas internacional e nacional, políticas municipal e educacional, questões funcional e salarial, políticas permanentes e Plano de Lutas.

        Já no início dos trabalhos, o presidente Claudio Fonseca fez um apelo aos delegados para que haja unidade, garantindo mais força para lutar em defesa das reivindicações da categoria e contra o desmonte proposto pelos governos dos direitos dos trabalhadores, das questões previdenciárias e das carreiras dos profissionais de educação.

        Entre os principais itens aprovados pelos delegados nesta quarta-feira está a criação, pelo SINPEEM, do Centro de Apoio à Saúde dos Profissionais de Educação, com a finalidade de acolher todos que sofrem quaisquer tipos de violência no ambiente de trabalho ou fora dele, bem como os aposentados e os que adoecem em decorrência do exercício profissional.

        “Esse Centro atenderá a mulher que sofrer qualquer espécie de agressão dentro ou fora da escola. Também atenderá doenças relacionadas à voz, à psiquiatria e tantas outras demandas que hoje o Estado não está dando conta”, defendeu a diretora regional do SINPEEM, Priscila Pita, ressaltando que o serviço que será implementado pelo sindicato não substituirá o papel do Estado, mas se somará à luta da entidade para que estes profissionais sejam atendidos.

        A segunda e última plenária acontece nesta quinta-feira, 24/10, dando continuidade às discussões.


GRUPOS DE INTERESSE

        Dentro da perspectiva do tema central do 30º Congresso - “Os impactos da 4º revolução industrial na educação” -, os grupos de interesse abordaram as neurociências e o desenvolvimento cognitivo e motor na educação infantil, lutas e conquistas das mulheres ao longo da história, ética e redes sociais, inteligência artificial, espectro autista, impacto social da conectividade, ensino a distância, aprendizagens criativas e robótica com sucata na escola pública.

        Amanhã, 24/10, outros oito grupos de interesse vão discutir a importância das diversas representações étnicas no desenvolvimento das crianças e jovens, o desmonte das políticas públicas , a robótica na educação infantil, música e dança, o futuro das profissões, a especularização das redes sociais, os direitos humanos na era digital e os efeitos negativos da terceirização na escola.


PROGRAMAÇÃO CULTURAL

        Além da 17º MAC, nesta quarta-feira, os delegados foram recepcionados pela viola de Fábio Miranda, assistiram ao show do bloco carnavalesco de jazz Unidos do Swing, à performance do grupo de hip-hop Identidade em Movimento e ao espetáculo Ride Palhaço, da Cia Cênica Nau de Ícaros.


A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA
Presidente



Fotos: Fernando Cardozo

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