25/10/2019 - Termina o 30º Congresso de Educação do SINPEEM; delegados aprovam organização e dinâmica

        Terminou nesta sexta-feira, 25/10, a trigésima edição do Congresso Anual de Educação do SINPEEM, realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, no período de 22 a 25 de outubro, com o tema “Os impactos da 4ª revolução industrial na educação”.

        No encerramento das atividades, o presidente do SINPEEM, Claudio Fonseca, reiterou o agradecimento a todos os profissionais de educação que ficaram nas escolas para garantir que todos os delegados eleitos em suas unidades pudessem participar deste importante evento. Também agradeceu a todos os prestadores de serviços, aos diretores do sindicato e aos funcionários do SINPEEM, que se empenharam para que os trabalhos durante a semana fluíssem com tranquilidade e eficiência.

        Fonseca ratificou que o momento é de unidade e que as diferenças políticas precisam ser deixadas lado, para que a categoria possa lutar contra as políticas dos governos, que têm como finalidade o desmonte dos direitos dos trabalhadores. "Temos de manter e intensificar a luta em defesa da escola pública, laica e de qualidade para todos, em todos os níveis e modalidade de ensino. Lutar contra a terceirização e a violência e em defesa da vida. Também não podemos deixar de homenagear as mulheres, que compõem a maioria da nossa categoria", finalizou o presidente. 

 
TEMAS, ORGANIZAÇÃO E DINÂMICA DOS TRABALHOS APROVADOS

      Com uma dinâmica bem estruturada, dividida entre grupos de interesse, plenárias e atividades culturais, a organização do 30º Congresso do SINPEEM foi elogiada e teve a aprovação dos delegados, que levarão para as suas unidades de trabalho todo o conhecimento adquirido neste período.

        Tendo em vista que a revolução digital produziu uma enorme mudança de paradigma na sociedade e a necessidade de discutirmos os seus efeitos também no cotidiano escolar, nos quatro dias do evento, que contou com a participação de cerca de quatro mil delegados, foram realizados um painel, com tema homônimo,  e 32 grupos de interesse, que abordaram inclusão escolar, revolução tecnológica e o aprofundamento das desigualdades e da miséria, educação do futuro, ética e as redes sociais, inteligência artificial, neurociências, o futuro das profissões, escola pública e a sociedade do conhecimento, multicultutalismo e movimentos migratórios, nativos da era digital, terceirização, robótica e igualdade de gênero.

        Além disso, nas duas plenárias os delegados debateram o Texto Referência e as emendas apresentadas por 15 grupos de associados, com itens referentes às conjunturas internacional e nacional, políticas municipal e educacional, questões funcional e salarial, políticas permanentes e plano de lutas 2019/2020.

        OBSERVAÇÃO: os atestados de participação dos delegados estarão disponíveis no site dia 28/10, a partir das 14 horas.

 
ATIVIDADES CULTURAIS

        O 30º Congresso do SINPEEM contou com shows musicais, de teatro e de dança.

        Zico de Oliveira, Fábio Miranda e Renato Consorte recepcionaram os delegados com MPB. Os grupos Beija-Fulô, Unidos do Swing, Identidade em Movimento e os cantores Rodrigo Vianna e Cris Araújo se apresentaram no palco da 17ª Mostra de Arte e Cultura (MAC).

        As apresentações no Auditório Celso Furtado (Grande Auditório) ficaram por conta da Orquestra Mundana Refugi, da Cia Cênica Nau de Ícaros, do sambista Jorge Aragão e da Banda Mantiqueira e Anaí Rosa.


A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA
Presidente


Fotos: Fernando Cardozo

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home