Comunicado nº 1.346 (DOC de 15/08/2007, página 46)

DE 14 DE AGOSTO DE 2007

O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições, conforme o que lhe apresentou a Diretora de Orientação Técnica, COMUNICA a realização do curso de formação continuada:

Jogos para calcular e pensar no ensino fundamental I, em parceria com o SINPEEM, a ser realizado conforme especificações abaixo:

JUSTIFICATIVA: Desmistificar o ensino da Matemática e mostrar que ela está presente em várias situações do cotidiano sempre foi um desafio. Há necessidade de se propor atividades que façam os educadores vivenciarem atividades que poderão propor aos alunos, tornando as aulas mais significativas.

OBJETIVOS: sensibilizar o educador para a importância do trabalho com jogos em sala de aula, tendo em vista a aprendizagem das quatro operações aritméticas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de uma forma mais ampla;
trabalhar a Matemática de uma forma mais viva.

CONTEÚDO: Jogos que criam situações que desafiam o raciocínio e o cálculo mental;
p
rocedimentos criativos para a resolução de problemas;
compreensão de técnicas e fórmulas matemáticas

METODOLOGIA: Exposição interativa, dinâmicas de grupo.
PÚBLICO ALVO: professores titulares e adjuntos do ensino
fundamental I
CARGA HORÁRIA: 04 horas
DATA: 25/08/2007
CRONOGRAMA: 25/08/2007, das 09h às 13h
LOCAL: EMEI NOEMIA IPPOLITO
ENDEREÇO: praça Alfredo Weiszflog, s/nº - Vila Romana
CERTIFICADOS: farão jus ao certificado os que tiverem freqüência mínina 100% e conceito S.
AVALIAÇÃO: prova com 5 questões objetivas
RECURSOS MATERIAIS: projetor multimídia, computador com CPU.

RECURSOS HUMANOS: prof. Ms Marta Rabioglio, pedagoga e mestre em Educação na área de didática, pela Faculdade de Educação da Universidade São Paulo (Feusp). Integrante do laboratório de Psicopedagogia da Ipusp, sob coordenação do professor Dr. Lino de Macedo. Colaboradora e tradutora das obras da professora Constance Kamii. Atua na capacitação de professores e psicopedagogos, em diferentes redes escolares e na criação econfecção de jogos e materiais para sala de aula.

TOTAL DE VAGAS: 120 vagas

ÁREA PROMOTORA: SME/DOTG/DOT Educação Especial/SINPEEM

INSCRIÇÃO: A partir do dia 15/08/2007 pelo telefone 3329-4516, até o preenchimento das vagas. Horário comercial.

BIBLIOGRAFIA:
KAMII, Constance — e HOUSMAN, Leslie Baker: Crianças pequenas reinventam a Aritmética - implicações da teoria de Piaget. Trad. Cristina Monteiro. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
— e JOSEPH, Linda Leslie: Crianças pequenas continuam reinventando a Aritmética - implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: ARTMED, 2005.
— e LIVINGSTON, Sally Jones: Desvendando a aritmética - implicações da teoria de Piaget. Trad. Marta Rabioglio e Camilo Ghorayeb. Campinas, Papirus, 1995.
— e RABIOGLIO, Marta: Os algoritmos devem ser ensinados? Pátio - Revista pedagógica ARTMED, número 41, fev./abril 2007
MACEDO , Lino de, Petty e Passos.
— Quatro cores, senha e dominó: oficinas de jogos em uma perspectiva construitivista e psicopedagógica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997
— Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
— Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: ARTMED, 2005.
RABIOGLIO, Marta (1995): Jogar: um jeito de aprender. Análise do Pega-varetas e da relação jogo-escola. São Paulo, 1995.
Dissertação de mestrado. Faculdade de educação da Universidade de São Paulo.

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