Comunicado nº 1.347 (DOC de 15 de agosto de 2007, página 46)

DE 14 DE AGOSTO DE 2007

O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições, conforme o que lhe apresentou a Diretora de Orientação Técnica,

COMUNICA a realização do curso de formação continuada: Diretrizes políticas e educacionais para a inclusão de alunos com dificuldades especiais, em parceria com o SINPEEM, a ser realizado conforme especificações abaixo:

JUSTIFICATIVA: A boa qualidade de ensino só será alcançada com uma escola inclusiva, mas ainda temos uma longa caminhada até que as políticas necessárias sejam implementadas. Isso só será possível se os educadores puderem conhecer refletir e debater sobre as políticas públicas que embasam a inclusão e ligá-las ao seu trabalho pedagógico cotidiano.

OBJETIVOS: apresentar a política de atendimento às crianças, adolescentes, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais do sistema municipal de ensino;
informar os direitos das pessoas com deficiência no aspecto educacional;
orientar quanto ao atendimento dos alunos com necessidades

educacionais na classe comum;
apresentar as principais medidas e princípios orientadores da inclusão no ensino regular;
refletir sobre os limites da inclusão;
criar meios de sensibilizar as famílias para que sejam mais participativas.

CONTEÚDO: política de atendimento às crianças, adolescentes, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais do sistema municipal de ensino;
a legislação: principais medidas e princípios orientadores da inclusão;
os limites da inclusão, na perspectiva dos casos agravados: deficiências múltiplas e dificuldades no convívio social;
a
família e a escolha pela escola especial.

METODOLOGIA: Exposição interativa, mediada por textos, filmes e slides.
PÚBLICO ALVO: professores titulares e adjuntos de educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio
CARGA HORÁRIA: 04 horas
DATA: 25/08/2007
CRONOGRAMA: 25/08/2007, das 09h às 13h
LOCAL: Centro de Formação do SINPEEM
ENDEREÇO: Rua Guaporé, 240 - Armênia.
CERTIFICADOS: farão jus ao certificado os que tiverem freqüência mínina 100% e conceito S.
AVALIAÇÃO: prova com 5 questões objetivas
RECURSOS MATERIAIS: projetor multimídia, computador com power point

RECURSOS HUMANOS: Marília Costa Dias - pedagoga formada pela UFRGS e mestranda em Educação na USP. Coordenadora do Setor Educacional da Apae de São Paulo e professora do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Foi coordenadora pedagógica de 1ª a 4ª séries na Escola Projeto Vida de 2001 a2006; consultora do Ministério da Educação na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª séries, em 1997; e nos programas Parâmetros em Ação, TV Escola e Escola Ativa, em 1999 e 2000; orientadora pedagógica da 4ª série na Escola da Vila, em 1996, e professora de 1ª a 4ª séries durante 10 anos. Atuou em instituições do terceiro setor,como coordenadora pedagógica e na capacitação de educadores sociais, durante 7 anos. Trabalhou em diversos projetos de capacitação em serviço de professores das redes pública e particular de 1990 a 2004.
Silvana Drago - pedagoga com especialização em distúrbios da audiocomunicação, administração e supervisão escolar - supervisora de escola e professora de alunos surdos. Atualmente é responsável pela DOT-Educação Especial. Coordenadora da parte pedagógica da pesquisa sobre o letramento de alunos surdos e o uso das tecnologias da comunicação no Programa Qualidade da Educação Pública da Fapesp e pesquisa sobre o uso da narrativa por alunos surdos e formação de professores no programa Qualidade da Educação Pública da Fapesp. Diretora pedagógica na Coordenadoria de Campo Limpo. Diretora da DOT para o setor de Educação Especial.

TOTAL DE VAGAS: 400agas

ÁREA PROMOTORA: SME/DOTG/DOT Educação Especial/SINPEEM

INSCRIÇÃO: A partir do dia 15/08/2007 pelo telefone 3329-4516, até o preenchimento das vagas. Horário comercial
BIBLIOGRAFIA:
Rosita Edler de Carvalho: A inclusão com os pingos nos is - Editora Mediação
Saberes e Práticas da Inclusão na EI - 2004 MEC e SEESP
Sabres e Práticas da Inclusão. Avaliar para Identificações das necessidades da Educação especial - Brasília -2005 –MEC e SEESP

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