Comunicado nº 1.348 (DOC de 14 de agosto de 2007, página 46)

DE 14 DE AGOSTO DE 2007

O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições, conforme o que lhe apresentou a Diretora de Orientação Técnica, COMUNICA a realização do curso de formação continuada:

A alfabetização de alunos com necessidades educacionais especiais, em parceria com o SINPEEM, a ser realizado conforme especificações abaixo:

JUSTIFICATIVA: Alunos com necessidades especiais são muitas vezes tidos como incapazes por apresentarem um ritmo diferente de aprendizagem, ou por aprenderem de formas diferentes da maioria. Assim surge a necessidade de se fazer uma análise e uma reflexão mais profunda que encaminhe para diferentes abordagens que possam atingir esses alunos de forma mais efetiva, permitindo que interajam numa sociedade letrada.

OBJETIVOS: capacitar professores de educação infantil e alfabetizadores a compreender as questões conceituais envolvidas no processo de desenvolvimento e alfabetização, possibilitando um espaço para revisão teórica e aprimoramento da prática;
refletir sobre as possibilidades de oferecer práticas diferenciadas de alfabetização que possibilitem a aquisição da leitura e da escrita pelos alunos com necessidades especiais.

CONTEÚDO: as diferentes abordagens possíveis para alunos com transtornos de aprendizagem;
a prática de salas de aula heterogêneas e a inclusão dos diversos ritmos de aprendizagem dos alunos.

METODOLOGIA: exposição interativa, dinâmicas de grupo.
PÚBLICO ALVO: professores titulares e adjuntos do ensino fundamental I
CARGA HORÁRIA: 04 horas
DATA: 25/08/2007
CRONOGRAMA: 25/08/2007 das 09h às 13h
LOCAL: Universidade Ibirapuera (Unib)

ENDEREÇO: avenida Irai, 297 - Moema
CERTIFICADOS: Farão jus ao certificado os que tiverem freqüência mínina 100% e conceito S.
AVALIAÇÃO: prova com 5 questões objetivas
RECURSOS MATERIAIS: projetor multimídia, computador com power poin

RECURSOS HUMANOS: Ninete Aparecida Mendes da Rocha - psicóloga e educadora atua em sala de aula regular com alunos com necessidades especiais há mais de três anos. Estudou com profissionais de instituições como AACD e Quero-Quero. Faz um trabalho de orientação de pais com filhos com necessidades especiais.
Elizabeth Mariza Marinho - professora de ensino fundamental e de educação infantil, trabalhando há mais de 17 anos com alfabetização em salas de aula e em pesquisas. Como tal, já foi coordenadora de salas de alfabetização em colégios renomados da rede privada de São Paulo. Atualmente, se dedica à pesquisa de alfabetização para alunos com dificuldades especiais. Fez especialização em Filosofia para crianças.

TOTAL DE VAGAS: 300 vagas

ÁREA PROMOTORA: SME/DOTG/DOT Educação Especial/SINPEEM

INSCRIÇÃO: A partir do dia 15/08/2007 pelo telefone 5541-0174, até o preenchimento das vagas. Horário comercial

BIBLIOGRAFIA:
BLIN, Jean-François. Classes difíceis: ferramentas para prevenir e administrar os problemas escolares. Porto Alegre: Artmed, 2005.
LACASA, P. & Guzmán, S. (1997). Dónde situar las dificultades de aprendizaje? Transformar las aulas para superarlas. Cultura y Educación, 8, 27-48.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo, SP: Cortez, 3ª ed,1999.
PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
WEISS, Alba Maria Lemme, CRUZ, Maria Lúcia R. A Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Ed.DP&A, 1999.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home