27/08/2020 - Volta às aulas presenciais em 2020 será decidida em setembro; SINPEEM defende retorno somente em 2021

        Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 27/08, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, apresentou o resultado da segunda fase do inquérito sorológico realizado em seis mil alunos da Rede Municipal de Ensino, na faixa etária entre quatro e 14 anos de idade, e afirmou que a Prefeitura decidirá, em setembro, se as atividades escolares presenciais serão retomadas ainda em 2020 ou somente em 2021. 

        Segundo Covas, a decisão dependerá da terceira fase do inquérito sorológico, que deve ocorrer em meados de setembro, na qual também serão incluídos alunos das redes estadual e particular.


Testes sorológicos indicam aumento de contaminação

       A segunda fase dos testes sorológicos realizados pela Prefeitura indica que o  percentual de alunos que já foram infectados pelo coronavírus passou de 16,1% para 18,3%. Mostra, também, que o total de assintomáticos subiu de 64,4% para 69,5%.

       Também foi registrado aumento do percentual de alunos que moram com pessoas acima de 60 anos em relação à primeira fase do inquérito, passando de 25,9% para 26,3%. 

       Ainda de acordo com os testes, o percentual de alunos pretos e pardos que já contraíram a Convid-19 é de 20%, contra 16,1% entre os brancos. Desigualdade também verificada entre alunos das classes D e E, com 19,5% de contaminados, contra 15,5% na classe C. 


Secretário descarta reprovação em 2020

        Durante a coletiva, o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, disse que não haverá retenção de alunos da RME em 2020. Eles farão uma prova para que a SME saiba o que aprenderam nas aulas remotas, durante a pandemia, e possa priorizar o conteúdo a ser desenvolvido quando as atividades presenciais forem retomadas.

        De acordo com o prefeito, a retomada das aulas presenciais será decidia pela área da Saúde e valerá para as redes de ensino municipal, estadual e particular. 


SINPEEM defende retorno somente em 2021, com garantia de segurança para todos

        O SINPEEM volta a insistir que não há condições que possam garantir a retomada das atividades escolares presenciais em 2020 com segurança para os bebês, crianças, adolescentes e adultos matriculados na RME, bem como para os profissionais de educação. 

        Temos defendido que a Prefeitura utilize os meses restantes de 2020 para, de fato, definir e implementar, na prática, os protocolos pedagógico e de segurança em todas as unidades educacionais, garantindo condições de sanitização, de higienização e de infraestrutura, em defesa da vida.

        O SINPEEM continua firme na defesa da retomada das atividades presenciais somente em 2021, com a garantia de segurança para alunos, profissionais de educação e para as famílias. 

A DIRETORIA
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home