18º Congresso do SINPEEM: evento reúne 3,5 mil profissionais de educação

18/09/2007 – Começou ontem o 18º Congresso do SINPEEM, no Palácio das Convenções do Anhembi. Com o tema central EDUCAÇÃO PÚBLICA: QUAL A QUALIDADE QUE FAZ A DIFERENÇA?, o evento tem como desafio debater os principais problemas enfrentados pelos profissionais de educação nos dias atuais.

Participaram da solenidade de abertura o presidente do SINPEEM, Claudio Fonseca; a deputada federal Luiza Erundina, o presidente da Apeoesp, Carlos Ramiro; o secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão; e a vice-presidente do Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp), Marisa Lage Albuquerque. Após a cerimônia, delegados e convidados assistiram ao show do grupo Trovadores Urbanos.

ATIVIDADES

No primeiro painel, realizado na manhã de hoje, com a participação de cerca de 3,5 mil delegados, o senador Cristovam Buarque e José Pacheco, professor da Escola da Ponte, em Vila das Aves (Portugal), falaram sobre o tema central do Congresso, apontando as adversidades enfrentadas pelos profissionais de educação; o descaso dos governos, que não priorizam o setor; e a responsabilidade de cada no processo ininterrupto pela busca do ensino de qualidade.

À tarde, a discussão dos professores José Marcelino de Rezende Pinto, presidente do Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Preto; Samuel Pessoa, doutor em Economia; e Max Haetinger, pós-graduado em Informática na Educação, foi centrada no custo da educação no Brasil. Foram abordados a falta de investimentos no setor, as novas tecnologias, a importância da formação continuada dos profissionais e os desafios de viver e conviver com as diferenças.

Até sexta-feira (21/09), último dia do Congresso, serão 30 palestras. Entre os temas estão: importância da valorização dos profissionais de educação, baixo rendimento escolar, desenvolvimento humano na escola, políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), meio ambiente, violência nas escolas, educação e exclusão social e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Também serão apresentados 18 projetos pedagógicos desenvolvidos por profissionais da rede municipal de ensino, comprometidos com a busca pela qualidade da educação.

Veja algumas imagens

Dia 17/09/2007

Dia 18/09/2007

Dia 19/09/2007

Dia 20/09/2007

Dia 21/09/2007

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home