26/11/2021 - Pagamento dos dias de greve, questão salarial e PDE

PAGAMENTO DOS DIAS EM GREVE

     Após o encerramento da greve, todas as entidades que dela participaram assinaram e protocolaram ofício reivindicando reunião com o prefeito para tratar do direito de greve com o devido pagamento dos dias parados.

     Até o dia 22/11 não houve resposta e as DREs iniciaram a pressão, orientando as unidades educacionais a fazerem o apontamento de faltas justificadas e descontos dos dias por participação na greve.


REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DE GESTÃO

     O SINPEEM reivindicou e foi recebido pelo secretário municipal de Gestão no dia 23/11.

     Foram tratados os seguintes itens:

     1) pagamento dos dias por participação na greve/manifestações;

     2) valorização dos pisos remuneratórias e de todos os padrões de vencimentos das tabelas dos profissionais de educação – docentes, gestores e Quadro de Apoio, ativos e aposentados, bem como de todos os servidores dos outros quadros profissionais da Prefeitura;

     3) decreto regulamentador do PDE, aumento do seu valor e pagamento integral.

     Respostas do secretário:

     1 - quanto aos dias da greve:

     - não havia, até aquele momento, discussão e posicionamento do governo quanto ao pagamento ou desconto dos dias da greve. Disse que trataria a nossa reivindicação com o prefeito. O SINPEEM defendeu o direito de greve com o pagamento de todos os dias parados.

     2 - questão salarial: 

     - será discutida envolvendo a SME e outras secretarias de Governo e o prefeito, tendo em vista que o mês de maio é a data-base para encerramento das discussões e negociação da pauta de reivindicações dos profissionais de educação e outras categorias de servidores.

     O SINPEEM reivindicou valorização dos pisos remuneratórios, com reposição e aumento real de salários para os profissionais de educação e demais servidores ativos e aposentados.


3 - PDE:

     - a minuta de decreto está com o secretário de Governo, para decisão do prefeito quanto ao valor institucional para 2021 e os critérios para cálculo e pagamento do valor individual. 

     O SINPEEM reivindica aumento do valor e pagamento integral para todos/as profissionais de educação.

     A orientação ou determinação das DREs para que sejam apontados e descontados os dias não é compatível com a afirmação do secretário de que ainda não foi discutida esta questão com o prefeito.  A greve foi unificada, envolvendo servidores de todas as secretarias. Não deve haver decisão deste ou aquele secretário quanto à negociação e decisão sobre o pagamento dos dias parados/greve.

     Continuamos insistindo e pressionando para que haja negociação. Enquanto não finalizada, que não haja apontamento de faltas e descontos por imposição de DREs e/ou chefia/gestor de unidade educacional. A luta foi por todos. E se não tivesse acontecido, o desconto para a Previdência já teria alíquotas de até 19% desde março de 2019.

     Nenhum apontamento de faltas por greve em nenhuma unidade.

     Juntos na defesa de cada um e de todos! 

A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA
Presidente
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home