18/10/2022 - Começa o 31º Congresso do SINPEEM com o tema “Educação e democracia”

    Começou nesta terça-feira, 18/10, o 31º Congresso do SINPEEM, que neste ano tem como tema “Educação e democracia”. Realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, se estenderá até sexta-feira, 21/10.

     Após a apresentação do Hino Nacional pelo Coral Cidadãos Cantantes (reúne pessoas em situação de vulnerabilidade, com sofrimento psíquico e interessados na construção artística), o presidente do SINPEEM, Claudio Fonseca, deu início à solenidade de abertura falando da importância da retomada do congresso, depois de dois anos sem a realização do evento, em função da pandemia da covid-19. Também ressaltou a relevância de discutir a relação entre a escola e a democracia, principalmente no momento político que o país atravessa. “Sem democracia não há direitos, não há liberdade, não há respeito, tampouco espaços para críticas. Defendemos uma educação pública laica e universalizada, em todos os níveis e modalidades de ensino”, disse o presidente, que apresentou um vídeo do SINPEEM em homenagem à luta e atuação da categoria, antes e durante a pandemia.

      O 31º Congresso do SINPEEM “Educação e democracia” é composto por um painel com tema homônimo e 32 grupos de interesse. O painel foi realizado ainda pela manhã. À tarde, foram oito palestras: Anísio, Freire, Darcy, Saviani: educação e resistência democrática para transformar a sociedade; Homeschooling, ensino híbrido, aulas remotas e a necessária defesa da escola pública presencial; Currículo de transição; A importância da ludopedagogia no desenvolvimento infantil; Enegrecer a arte na escola; Educação afetiva e sexualidade na educação básica; Rede de proteção para o desenvolvimento integral das crianças; e Ressignificação das relações de trabalho e garantia de direitos.

     Além das palestras, os delegados participarão das plenárias, que vão debater o Texto Referência e as emendas apresentadas por vários grupos, que definirão as diretrizes a serem adotadas pelo SINPEEM no final de 2022 e em 2023, incluindo o Plano de Lutas da categoria.

     O 31º Congresso de Educação do SINPEEM conta, ainda, com a feira cultural, com estandes de editoras e universidades, com a Mostra de Arte e Cultura e com várias atividades culturais.

     Participaram da solenidade de abertura Roberto Franklin de Leão, secretário de Relações Internacionais da CNTE; Ariovaldo de Camargo, secretário de Administração e Finanças da CUT nacional; Rosana Capputi Borges, secretária-geral do Sinesp; Terezinha Azerêdo Rios, mestre em Filosofia da Educação, doutora em Educação e pesquisadora; Felipe Gonçalves, psicólogo; e Max Haetinger, mestre em Educação, doutor em Ciências da Educação e psicopedagogo.
 


A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA
Presidente



Fotos: Fernando Cardozo

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home