Comunicado SME nº 289 (DOC de 06/03/2023, páginas 49 e 50)

DE 3 DE MARÇO DE 2023

SEI 6016.2022/0027773-4

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, e conforme o que lhe representou a Coordenadoria Pedagógica – COPED, por meio do Núcleo Técnico de Currículo-NTC e da Coordenadoria dos CEUs/UNICEU, COMUNICA a abertura do Processo Seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo interessados em desenvolver atividades de docência nos Centros de Estudos de Línguas Paulistano - CELPs.

JUSTIFICATIVA

Este processo seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo justifica-se pela necessidade de atender ao disposto na Lei Municipal Nº 17.257, de 27 de dezembro de 2019, regulamentada pelo Decreto Nº 60.861 de 07 de dezembro de 2021 e pela Instrução Normativa Nº 17 de 5 de abril de 2022.

OBJETIVOS

- Ofertar cursos de línguas para estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, visando ao plurilinguismo como princípio importante para a garantia da diversidade linguística em território paulistano.

- Suprir a necessidade das vagas em aberto de Professores para o funcionamento dos Centros de Estudos de Línguas Paulistano - CELPs.

- Compor banco de dados de candidatos aprovados para suprir futuras vagas que surgirem durante os anos letivos subsequentes.

INSCRIÇÕES:

- Da data desta publicação até as 23h59 do dia 10/03/2023

- Link: https://forms.gle/etaJBQYgmnoD34TE7

1. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO NA FUNÇÃO DE PROFESSOR NO CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - CELP.

I - Ser professor efetivo de Educação Infantil e Ensino Fundamental I ou Professor de Ensino Fundamental II e Médio.

II - Ser, preferencialmente, licenciado em Letras, na língua-alvo.

III - Na ausência de interessados com licenciatura em Letras na língua-alvo, os Professores efetivos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I ou Professores de Ensino Fundamental II e Médio com conhecimento da língua-alvo podem realizar a inscrição.

IV - É vedada a participação de Professores de Educação Infantil, servidores em licença médica ou em outras situações de impedimento legal neste processo seletivo.

2. DOS CRITÉRIOS PARA A DESIGNAÇÃO DE PROFESSOR NA FUNÇÃO DE PROFESSOR NO CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - CELP.

I - Perfil e qualificação profissional do candidato compatível com a natureza das atribuições relativas ao posto de trabalho a ser ocupado;

II - Atender ao funcionamento dos Centros de Estudos de Línguas Paulistano - CELPs, nas suas jornadas de opção:

a) Jornada Especial Integral de Formação – JEIF ou;

) Jornada Básica do Docente – JBD.

III - Possuir conhecimento específico sobre a língua -alvo em acordo com o Anexo 1.

III - Elaborar um Plano de Aula, considerando as especificidades e necessidades que envolvem o ensino-aprendizagem da língua-alvo.

IV - Ter conhecimento da legislação específica da Escola de Idiomas – Lei Nº 17.257, de 27 de dezembro de 2019, do Decreto Nº 60.861 de 07 de dezembro de 2021 e da Instrução Normativa Nº 17 de 5 de abril de 2022.

V - Ter anuência da Direção da Escola.

3. DO PROCESSO SELETIVO

Etapas do processo seletivo

I - envio da anuência da Direção da Escola em formato pdf no ato da inscrição;

II - entrega do plano de aula direcionado à língua-alvo pretendida na seleção, conforme especificações do anexo I (até 10 pontos);

III - prova didática on-line, por meio da gravação de vídeo com aula-modelo de no máximo 10 minutos, baseado nos conhecimentos específicos da língua-alvo e em um tema a ser divulgado durante o processo seletivo (até 10 pontos). A participarão nesta etapa do processo, somente os professores que tiverem nota igual ou superior a 5 (cinco) pontos no Plano de Aula;

VI - Entrevista com a Comissão de Seleção (até 10 pontos).

Especificidades do processo seletivo

I - O candidato que não participar ou entregar a 
documentação para qualquer uma das fases estará automaticamente eliminado.

II - Para fins de gerenciamento do Processo Seletivo, será constituída por SME/COPED a Comissão de Seleção.

III - O processo seletivo será realizado por meio do ensalamento dos candidatos em turmas organizadas pelas línguas-alvo na plataforma Google Sala de Aula (GSA).

IV - O candidato deverá postar o plano de aula e o vídeo referente à prova didática on-line em atividades especificamente designadas para tais fins na plataforma Google Sala de Aula.

V - A anuência da Direção de Escola deverá ser fornecida no ato da inscrição em formato pdf.

VI - O plano de aula deverá ser postado em formato pdf no Google Sala de Aula conforme cronograma apresentado na plataforma ao final das inscrições.

VII - A postagem do vídeo referente à prova didática on-line deverá ser feita na plataforma Google Sala de Aula conforme cronograma apresentado na plataforma ao final das inscrições. É de responsabilidade do candidato(a) assegurar a acessibilidade ao vídeo por parte da Comissão de avaliação.

VIII - A entrevista será realizada por meio da ferramenta google meet em horário previamente agendado pela Comissão de Seleção.

IX - A divulgação da Classificação Final do Processo Seletivo ocorrerá através do link: bit.ly/3jNLNck

X - O candidato interessado em interpor recurso referente ao processo deverá apresentá-lo presencialmente por escrito até dois dias após a divulgação dos resultados, no período das 09h às 17h, no endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, 1247 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04037-004, Sala 301B.

XI - O servidor designado exercerá as atribuições relativas à função de Professor de CELP, com prejuízo de suas funções e sem prejuízo de vencimentos. A designação ocorrerá pelo Secretário Municipal de Educação, a partir de instrução processual de SME/COPED.

XII - Os casos omissos ou excepcionais serão resolvidos pela Comissão de Seleção instituída nos termos do item 4 deste Comunicado.

Este Comunicado revoga os Comunicados nº 1.417 de 16/12/2021 e Comunicado nº 432 de 27/05/2022

ANEXO 1 - Conhecimento linguístico esperado

Língua Estrangeira Conhecimentos

Alemão Intermediário

- Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.).

- Produção de discurso simples e coerente sobre assuntos que familiares ou de interesse pessoal.

- Descrição de experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como exposição de razões e justificativas para uma opinião ou um projeto.

Espanhol Avançado

- Compreensão de um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos.

- Produção de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras.

- Uso da língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais.

- Expressão sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

Francês Intermediário

- Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.).

- Produção de discurso simples e coerente sobre assuntos que familiares ou de interesse pessoal.

- Descrição de experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como exposição de razões e justificativas para uma opinião ou um projeto.

Inglês Avançado

- Compreensão de um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos.

- Produção de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras.

- Uso da língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais.

- Expressão sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

Italiano Intermediário

- Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.).

- Produção de discurso simples e coerente sobre assuntos que familiares ou de interesse pessoal.

- Descrição de experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como exposição de razões e justificativas para uma opinião ou um projeto.

Japonês Básico

- Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.).

- Produção de frases isoladas e expressões frequentes sobre assuntos familiares ou de interesse pessoal.

- Descrição simples de experiências e eventos relativos à sua formação e meio circundante ou ainda referências a assuntos relacionados com necessidades imediatas.
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