SINPEEM abrirá inscrições para curso EaD e seminário nesta terça-feira, 07/11, às 10h

   Nesta sexta-feira, às 10 horas, serão abertas as inscrições para o curso EaD “Mala de histórias: o despertar da leitura, do conto e da imaginação” e para o seminário “Neocolonialismo e o racismo brasileiro”. Ambos têm vagas limitadas.


EaD “Mala de histórias: o despertar da leitura, do conto e da imaginação”

   Período: de 18/11 a 10/12/2023.

   Duração: 20 horas, sendo 16 on-line e quatro horas de aulas síncronas.

   Público-alvo: agente de apoio/assistente de suporte operacional, agente escolar, auxiliar de desenvolvimento infantil, auxiliar técnico de educação, professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, professor de ensino fundamental II e médio, coordenador pedagógico, diretor de escola e supervisor escolar.

   Aula síncrona: turma única, dia 18/11, das 9h às 13h.

   Objetivos: 
  • ampliar o repertório dos cursistas, oferecendo temas literários diversificados, com estratégias metodológicas e possibilidades criativas que consolidam o trabalho literário;

  • contribuir com o trabalho literário na escola, a partir da construção coletiva de propostas pedagógicas que favoreçam a contação de histórias, o contato espontâneo com o livro e a mediação de leitura;

  • dinamizar o processo e despertar questões ligadas à multisensorialidade humana;

  • vivenciar experiências de contação de histórias que os levem a refletir práticas e novas possibilidades para favorecer a autonomia e o protagonismo dos estudantes;

  • refletir sobre a prática da escuta e da produção de textos orais como espaço de aprendizagem de gêneros textuais específicos;

  • promover o diálogo e a reflexão sobre a importância da oralidade, escuta e leitura na formação de leitores e escritores no processo de ensino e aprendizagem.

Seminário "Neocolonialismo e o racismo brasileiro" 

   Período: dias 11/11 e 25/11.

   Duração: total de oito horas, sendo quatro horas em cada encontro.

   Público-alvo: agente de apoio/assistente de suporte operacional, agente escolar, auxiliar de desenvolvimento infantil, auxiliar técnico de educação, professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, professor de ensino fundamental II e médio, coordenador pedagógico, diretor de escola e supervisor escolar.

   Objetivos:
  • problematizar o impacto do neocolonialismo e do racismo no contexto educacional brasileiro, bem como suas influências em nosso currículo e práticas pedagógicas; 

  • abordar a importância da perspectiva decolonial e antirracista nas práticas pedagógicas e no currículo escolar;

  • estudar e refletir sobre os documentos legais que são diretrizes para o desenvolvimento de projetos e iniciativas antirracista e de(s)colonizadoras e sua aplicabilidade prática;

  • discutir o protagonismo de grupos historicamente marginalizados na formação histórica e cultural do brasil, bem como iniciativas de empoderamento nas escolas, comunidades e território; 

  • compartilhar experiências práticas que já estão sendo realizadas dentro da rede municipal, bem como iniciativas trazidas pelos cursistas; 

  • fomentar a autoavaliação e reflexão sobre práticas pedagógicas antirracistas e decoloniais.

A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA
Presidente
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