Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo

30/04/2025 - Racismo é crime e não será tolerado


“BRANCA, BONITA E RICA”

   Durante a sessão extraordinária de 29 de abril de 2025, na Câmara Municipal de São Paulo, a vereadora Cris Monteiro (Novo), ao se dirigir de forma agressiva aos profissionais de educação presentes na galeria, declarou: “Quando vem uma mulher branca aqui, falar a verdade, vocês ficam todos nervosos por quê? Porque uma mulher branca, bonita e rica incomoda muita gente.”

   Esta fala, exibida ao vivo na TV Câmara e nas redes digitais, é arrogante, elitista e, sobretudo, racista. A reação foi imediata: os servidores(as) exigiram a suspensão da sessão e responsabilização da parlamentar. Racismo é crime, dentro ou fora da Câmara Municipal.

   Mesmo com a repercussão, a vereadora se limitou a um falso pedido de desculpas, enquanto a base do governo seguiu com provocações e desrespeito aos trabalhadores, aprovando um reajuste de apenas 2,6%, ignorando as legítimas reivindicações da categoria.

   O SINPEEM repudia com veemência a declaração da vereadora e exige providências imediatas da presidência da Câmara. Racistas não passarão!

   A fala da vereadora ofende a memória e a luta de lideranças negras que construíram a democracia no Brasil e amplia o abismo da desigualdade racial nas instituições públicas. O mandato parlamentar não dá licença para humilhar e ofender os trabalhadores(as) em luta por seus direitos.

   O SINPEEM reafirma o seu compromisso com a educação pública, gratuita, antirracista, de qualidade social e seguirá mobilizado contra qualquer ataque à dignidade dos profissionais de educação.

   Também expressa solidariedade e defesa de todas as mulheres, parlamentares ou não, sindicalistas ou não, dirigentes de organizações sindicais e associativas ou não, presentes na galeria do plenário da Câmara e na manifestação na rua, em frente ao Legislativo, a quem a vereadora se dirigiu ou quis alcançar com sua atitude racista.

    Exigimos investigação e punição.

    Racismo não se justifica, se combate!

A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA
Presidente
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home