13/09/2025 - SINPEEM realiza o 3º Professor a Pé
O SINPEEM realizou neste sábado, 13/09, a terceira edição do Professor a Pé, caminhada cultural por locais importantes da cidade de São Paulo. O evento tem como finalidade aproximar a população da realidade dos profissionais de educação da rede municipal de ensino, denunciar os ataque do governo à educação e aos seus trabalhadores e incentivar que todos tenham uma vida mais saudável, em defesa da educação e contra a violência, além de fazer com que as pessoas passem a conhecer e a se apropriar dos espaços públicos que a cidade oferece, como museus, praças, monumentos, entre outros.
As atividades tiveram início às 9h, no Centro Cultural do SINPEEM, com a apresentação da cantora Lua Abram e do violonista Rafael Shimidt. Na sequência, os participantes assistiram à palestra com Rita Von Hunty, crítica cultural, professora, pesquisadora, colunista e educadora popular, que falou sobre a importância estratégica da educação na formação cidadã e, consequentemente, nas mudanças da sociedade.
“Todo projeto educacional é civilizacional. Educar, dentre as muitas etapas de significação, é preservar, dar continuidade aos valores, modos de vida, de perceber e interpretar a realidade. Educar é instrumentalizar”, ressaltou Rita, ressaltando o importante papel dos sindicatos e demais movimentos sociais e coletivizações, que têm a responsabilidade de compreender, alertar e mobilizar os trabalhadores e toda a sociedade sobre a importância do processo de ensino e aprendizagem. “A educação, em todos os níveis, é uma ferramenta de transformação da sociedade e tem de ser valorizada”, completou.
Após a palestra, para incentivar a prática esportiva, foram sorteadas três bicicletas entre os associados participantes do evento. Os contemplados foram: Luiz Fernando Freitas, Deise Ferreira e Juliana Cristina dos Santos.
CAMINHADA POR PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS
Separados em grupos, para garantir a segurança de todos, os participantes do Professor a Pé saíram em caminhada em direção ao centro histórico da cidade, sob a orientação de monitores e guias turísticos, passando por locais icônicos, com arquiteturas diversas, como o Museu de Arte Sacra, Parque da Luz, Estação Júlio Prestes, Sala São Paulo, cruzamento das avenidas Ipiranga e São João, Largo do Paissandu, Pátio do Colégio, Teatro Municipal, Edifício Matarazzo, Edifício Martinelli, entre outros, encerrando a caminhada no Mercado Municipal.
Em cada parada, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cidade e a sua história. No caminho, o privilégio de presenciar várias expressões culturais por meio da música de repentistas, violinistas, sanfoneiro e presenciar, inclusive, um manifestação cultural regional que acontecia na Estação da Luz. Arte popular, rica e eclética, que ressoa em cada canto desta cidade que acolhe gente de todo o país, exalando as mais diversas culturas para os seus moradores e visitantes e que, infelizmente, na correria do dia a dia, passam despercebidas.
CARTA À POPULAÇÃO DENUNCIA DESCASO DO GOVERNO NUNES COM A EDUCAÇÃO
Durante o percurso, os profissionais de educação distribuíram carta à população denunciando o governo do prefeito Ricardo Nunes, que não têm política de valorização dos profissionais de educação – docentes, gestores e Quadro de Apoio –, terceiriza serviços essenciais e quer terceirizar a gestão das escolas, precarizando cada vez mais a rede municipal de ensino, com péssimas condições de trabalho, violência e adoecimento, tendo em vista os módulos insuficientes, salas/turmas superlotadas e a falta de infraestrutura para que tenhamos escolas saudáveis e seguras, com profissionais.
A DIRETORIA
CLAUDIO FONSECA
Presidente
Fotos: Fernando Cardozo, Graça Donegati e Jaíne Silvestre Clique nas imagens para ampliar
×