17/10/2025 - Grupo de trabalho se reúne e discute sobre o Quadro de Apoio
SINPEEM ratifica reivindicações referentes às funções correlatas, jornada de trabalho, carreiras, concursos e evolução funcional
A primeira reunião, conforme o cronograma da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep)/SME, foi destinada para tratar sobre a evolução funcional dos cargos que integram o Quadro de Apoio à Educação.
Este grupo de trabalho foi constituído em cumprimento ao Protocolo de Negociação assinado entre a Coordenação das Entidades Sindicais Específicas da Educação Municipal (Coeduc) - composta pelo SINPEEM, SEDIN e SINESP - e o governo durante a campanha salarial deste ano.
Além do SINPEEM, participaram da reunião as demais entidades que compõem a Coeduc, outros sindicatos e representantes da SME e da Secretaria Municipal de Gestão (SMG).
Atualmente, para evoluir em suas carreiras os auxiliares técnicos de educação e os agentes escolares precisam atender aos critérios de avaliação de desempenho e combinar títulos e atividades.
Conforme a pauta geral de reivindicações entregue ao governo em fevereiro, o SINPEEM, representado pelos diretores José Corsino e Lilian Pacheco, defendeu que a evolução funcional do Quadro de Apoio siga os mesmos critérios adotados para o Quadro do Magistério, ou seja, tempo, títulos (são considerados o Certificado de Valoração Profissional, cursos de graduação, pós-graduação, especialização e os promovidos, reconhecidos ou patrocinados pelo órgão técnico da SME) e tempo e títulos combinados.
Uma nova reunião foi agendada para a próxima quinta-feira, 23/10, quando as entidades sindicais deverão apresentar suas propostas.
O SINPEEM protocolou, durante as campanhas dos últimos anos, pauta com todas as reivindicações do Quadro de Apoio e continua na luta por redução de jornada sem redução de salários e demais reivindicações.
Sem o Quadro de Apoio a escola não funciona.
Valorizar para melhorar. Sinpeem sempre na luta!
A DIRETORIA
CLAUDIO FONSECA
Presidente