NOVEMBRO DE ZUMBI E DANDARA NO SINPEEM
O Dia da Consciência Negra não é uma efeméride como outras presentes no calendário. É resultado de luta incessante do movimento negro no Brasil, da resistência antirracista, dos sindicatos e das centrais, que têm se mobilizado para que medidas afirmativas sejam implementadas pelo Estado brasileiro no sentido de reparar parte do dano incomensurável que mais de 350 anos de escravidão institucional fizeram à nossa sociedade.
Recuperar os enfrentamentos do povo escravizado e inscrever na história como heróis da resistência popular os nomes de Zumbi e Dandara dos Palmares, além de promover a valorização do legado negro na formação política, econômica, social e cultural. É esta a importância do 20 de novembro. É assim que urdiremos marcos da luta antirracista e perseveraremos na construção de uma sociedade em que a cidadania não tenha condicionantes de classe, de gênero ou de raça.
O SINPEEM tem como política permanente a educação antirracista. Entendemos que todo dia é crucial na constituição de um Brasil sem racismo. E neste novembro organizamos atividades para celebrar a nossa luta contínua pela equiparação que não foi colocada em pauta pelo Estado brasileiro após a abolição da escravatura, em 1888, reafirmando as demandas do povo negro, que é a maioria da população brasileira.
Para tanto, temos o calendário de atividades. Participem! Juntem-se a nós nesta homenagem a Zumbi e Dandara e a todos que lutam por liberdade, dignidade e justiça.
A primeira atividade será neste sábado, 01/11, no Centro Cultural do SINPEEM (avenida Santos Dumont, 560, Metrô Armênia, conforme segue:
- palestra: “A luta antirracista na contemporaneidade”, com os palestrantes Cleyton Mendes e Mafuane Oliveira; seguida da roda de samba com o grupo Batucada das Pretas
- horário: às 10 horas.
Observação: as vagas são limitadas.
A DIRETORIA
CLAUDIO FONSECA
Presidente
